CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

Inteligência Artificial e Experiência do Cliente: essa combinação funciona?

Entenda como a Inteligência Artificial vem transformando a experiência do cliente e conheça 6 benefícios dessa combinação para a sua empresa.

Cada vez mais a inteligência artificial vem fazendo a diferença para a experiência do cliente, à medida que as expectativas e tendências de atendimento evoluem.

Essa é uma realidade que trouxe melhorias para ambos os lados e que, ao que tudo indica, deve seguir moldando o mercado daqui para frente.

Até porque nesta corrida pelo fortalecimento de marca, empresas que não se atentam às novas necessidades do consumidor, são facilmente ultrapassadas pela concorrência.

Neste contexto, a inteligência artificial vem impulsionando novas ferramentas e soluções para suprir as novas demandas.

Seguindo esse fio, a pergunta que não se cala é:

  • Como a inteligência artificial vai continuar impactando a experiência do cliente?

Pois neste texto você vai entender todos os benefícios dessa combinação que ainda promete muito para empresas e consumidores. 

Mas antes de mais nada, você sabe o que é Inteligência Artificial?

O que é inteligência artificial?

Inteligência Artificial, IA ou AI (em inglês), é a tecnologia que permite que sistemas possam simular a inteligência humana.

  • O que significa que máquinas que possuem inteligência artificial podem aprender, pensar e decidir quais caminhos seguir.

E ao contrário do que você pensa, esta ciência já é estudada desde a segunda guerra mundial.

Na época, cientistas se uniram esforços para criar uma máquina capaz de decifrar os códigos usados pelos nazistas.

A partir daí, foi em 1956 que Alan Turing desenvolveu o campo de estudo voltado à Inteligência Artificial.

6 benefícios da inteligência artificial para as empresas

Nascida no meio de uma guerra, hoje felizmente as principais batalhas que envolvem a inteligência artificial são voltadas para melhorar a vida das pessoas.

No mundo dos negócios, por exemplo, o foco das empresas está na entrega de uma experiência de consumo única, composta desde o começo da jornada de compra.

Neste campo, a implementação da inteligência artificial vem fazendo a diferença para o crescimento de marcas e empresas, sejam elas novas ou já consolidadas.

1 – Visibilidade

A inteligência artificial hoje permite a integração de marketing, vendas e cadeia de fornecimento para a criação de uma empresa muito mais responsiva. 

Desta forma, fica mais fácil ter a visão correta para otimizar os recursos do negócio e melhorar a experiência do cliente.

2 – Agentes inteligentes

Outro fator que vem fazendo a diferença para as empresas, principalmente na área de atendimento, são os agentes inteligentes.

Os Chatbots, por exemplo, podem vasculhar montanhas de dados rapidamente para fornecer aos consumidores as melhores melhores respostas. 

Desta forma, o consumidor consegue obter a informação ou ação que precisa para resolver suas questões sem demora – principalmente no call center.

Além disso, vale destacar que muitas pessoas preferem e são mais ativas e abertas com agentes inteligentes do que com humanos.

3 – Soluções inteligente

Outra vantagem dos agentes inteligentes são para os esforços internos das equipes de atendimento.

Dentro de uma central, por exemplo, a Inteligência Artificial pode ser usada para reunir e entregar aos colaboradores os dados certos com menos esforço e erros.

4 – Previsão de necessidade dos clientes

Quando usada para melhorar a segmentação de campanhas, a inteligência artificial traz resultados mais efetivos e relevantes para o público-alvo.

Neste caso, empresas e seus clientes podem se beneficiar de um marketing assertivo.

5 – Previsão de demanda

Nada prejudica mais a experiência de compra do que uma falta de estoque, atrasando a entrega. 

Para resolver isso, a Inteligência Artificial pode sintonizar dados internos de vendas e tendências externas mais amplas para apresentar melhores previsões de vendas.

6 – Causas por trás das pontuações baixas

Quando as perguntas certas são feitas na hora certa, os clientes podem fornecer um feedback ainda melhor. 

Claro, uma equipe ou um sistema de análise de texto offline pode decifrar os comentários dos clientes recebidos há dois dias. 

Mas uma solução em tempo real pode facilitar uma conversa real com o consumidor naquele momento, e agilizar o fechamento de várias vendas em pouco tempo.

Agora me conta, qual dos dois cenários parece mais favorável para o seu negócio?

Impacto da Inteligência artificial nas relações diárias de consumo

Não é segredo para ninguém que o avanço da inteligência artificial facilita cada vez mais a jornada de compra do consumidor.

Atualmente, existem tecnologias que, impulsionadas pelo aprendizado de máquina, são capazes de identificar o sentimento e intenção do cliente.

Desta forma, ao invés de precisar repetir a mesma história várias vezes, o cliente consegue uma resolução rápida para a ação que ele demonstrou vontade de concretizar.

Ou seja, hoje empresas podem ter ferramentas que entregam o que o cliente mais deseja: um serviço ágil, eficiente e sem barreiras nem demora.

Inteligência artificial na experiência do cliente

Quando falamos em experiência do cliente, a inteligência artificial funciona muito bem em 3 casos: previsão, recomendação e automação.

Neste ponto, as ferramentas de machine learning (aprendizado de máquina) pré-treinadas, são capazes de aliviar a carga das equipes de Customer Experience (Experiência do cliente).

O levantamento CX Accelerator mostrou que 57% das empresas que usam bots citam a produtividade do agente como o maior ganho. 

O fato é que a implementação de IA (inteligência artificial) pode ser feita em escala para democratizar o acesso a soluções que otimizem a experiência do cliente.

Veja a seguir como tudo isso acontece na prática.

Personalizar e escalar

A experiência do consumidor está diretamente ligada com a forma como nos relacionamos com eles. 

Pense bem, se você e seu principal concorrente oferecem um produto semelhante, com o mesmo nível de qualidade, o que pode te diferenciar dele?

É aqui que o relacionamento humanizado pode fazer a diferença para sua marca.

Mas quando falamos de grandes empresas, ou de um volume alto de atendimento, muitos se perguntam como personalizar cada conversa com diversos clientes.

É aqui que entra a inteligência artificial, que pode captar e utilizar de forma estratégica os dados dos seus clientes, como:

  • Nome ou apelido;
  • Preferências;
  • Últimas compras;
  • Reclamações anteriores;

Acessar estes dados facilmente fará com que a experiência gerada ao consumidor seja muito mais humana, levando seu negócio a ganhar vantagem sobre a concorrência.

Atendimento automatizado

Nós já citamos no texto o quanto os chatbots facilitam as nossas vidas. 

E é justamente por isso que eles representam uma importante vantagem da IA para a experiência do consumidor.

Diferente do que muitos pensam, os chatbots podem resolver boa parte das demandas que chegam até eles, tais como…

  • Responder dúvidas;
  • Enviar segunda via de boleto;
  • Informar sobre prazos de entregas e status de pedidos;
  • Auxiliar na jornada de compra;
  • Integrar estratégias de prospecção de leads;
  • Prestar suporte técnico.

Mas estes são apenas alguns exemplos de atuação, porque na verdade os chatbots podem ser construídos para atender especificamente a necessidade de cada empresa.

Além disso, com a ajuda de bots, você pode manter um relacionamento muito vantajoso com sua base de clientes, aproveitando vantagens como…

  • Eliminar filas de espera no atendimento;
  • Prestar atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Aumentar a presença da sua marca em diversos canais;
  • Oferecer uma comunicação mais humana e empática (mesmo por inteligência artificial);
  • Centralizar os dados do seu atendimento para melhorar seu suporte cada dia mais.

O futuro da experiência do cliente guiada pela inteligência artificial

Observando a evolução e novas funcionalidades apresentadas pela inteligência artificial, a expectativa é que surjam ainda mais casos e experimentos que impactaram a experiência do cliente.

Mas isso não deve se limitar apenas à jornada do cliente, mas também ao lado das operações comerciais de administradores e desenvolvedores.

Então pode ficar atento que, enquanto houver lenha para gastar em ferramentas, haverá fogo para garantir mais benefícios para essa forte relação entre empresas e clientes.

E se o assunto é tecnologia e relacionamento com o consumidor, a Comunix é a parceira que você precisa para alavancar os resultados do seu negócio.

Conheça as soluções Comunix para o seu atendimento

Se a sua empresa ainda não conta com a ajuda da IA, o melhor momento para começar é agora.

Aqui na Comunix, você encontra soluções escaláveis e personalizadas, independente do segmento ou porte do seu negócio.

Clique aqui e conheça nossas principais alternativas para otimizar o seu atendimento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados