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Black Friday: a importância de investir em canais de atendimento

Entenda a importância de investir em canais de atendimento na Black Friday e saiba como preparar o seu negócio para a data.

Um bom atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente durante a tão esperada Black Friday.

Afinal, os canais de atendimento são o principal meio de comunicação entre consumidores e marcas.

E enquanto chegamos perto de um período tão importante para o varejo, sua empresa precisa estar disponível para aumentar suas chances de conversão e vendas.

  • A melhor alternativa para as empresas na Black Friday é marcar presença nos canais certos, alinhado a uma estratégia de 24 horas de disponibilidade por dia.

Entretanto, o aumento exponencial da clientela durante esse período pode fazer do atendimento um grande desafio para as empresas.

Então para não errar nesta Black Friday, hoje você vai saber como se preparar para a data e conhecer os 5 principais canais de atendimento para fazer sucesso. 

O que esperar da black friday 2022

As pesquisas sobre a Black Friday apresentam expectativas muito promissoras para este ano.

Se em 2021, estudos da Neotrust revelaram 7,5% de crescimento no e-commerce nacional em relação ao ano anterior (2020), gerando R$ 7,1 bilhões de faturamento total, a expectativa é que em 2022 este número aumente.

Além disso, matéria recente da Revista Exame aponta que, somente no Brasil, cerca de 50% dos consumidores aguardam boas ofertas da Black Friday para fechar suas compras.

Ah, e não podemos deixar de mencionar o fator Copa do Mundo de Futebol, que ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

  • Ainda segundo a Revista Exame, 56% dos consumidores pretendem comprar algum produto relacionado ao grande evento esportivo.

Por isso, você pode apostar que várias lojas estão querendo concretizar vendas e lucrar ainda mais que no ano passado.

Então se você quer preparar o seu negócio para a Black Friday, fique de olho nas próximas dicas.

Como preparar sua empresa para a data

O primeiro passo para vender e lucrar bastante na Black Friday é pensar na jornada de consumo completa.

Em seguida, você deve alinhar boas práticas que vão preparar seu negócio para atender os clientes da melhor forma possível.

A)Prepare e motive sua equipe

Vale lembrar que o atendimento ao cliente pode construir ou destruir a imagem da sua empresa.

Por isso, treinar e motivar sua equipe é essencial para encarar os desafios do grande volume de atendimentos que deve surgir na Black Friday.

Afinal, quando você deixa de prestar um suporte ágil e eficiente, acaba deixando sua reputação bem baixa no mercado.

Então não deixe isso acontecer com sua equipe!

Ofereça treinamento especializado para os colaboradores que vão estar em contato com o cliente, assim como para aqueles que vão estar na logística do negócio.

Certifique-se de alinhar muito bem o estoque de produtos ou oferta de serviços com as promoções e estratégias que você pretende aplicar na Black Friday.

B)Esteja presente nos canais certos

Quando um cliente possui uma dúvida ou reclamação relacionada ao seu produto ou serviço, ele irá atrás de você a partir do canal que estiver mais fácil para ele.

Sendo assim, seu negócio deve estar preparado para receber esse contato e oferecer a solução o mais rápido possível.

Neste ponto, estar presente em todos os canais é a melhor forma de mostrar disponibilidade às questões do consumidor.

Mas antes de tudo, certifique-se de colocar sua empresa disponível em canais interessantes e fáceis para o seu cliente.

C)Seja ágil, transparente e eficiente nos atendimentos

A solução rápida de problemas contribui bastante para uma experiência positiva, e consequentemente, o retorno dos seus clientes.

Então para atender a alta demanda do período de forma ágil, transparente e eficiente…

  • Invista em uma boa gestão de crises;
  • Nunca deixe nenhum cliente sem resposta;
  • Busque resolver o problema do cliente logo no primeiro contato, de forma transparente e precisa.

Neste contexto, ampliar sua operação de atendimento pode ser a melhor solução para não perder nenhuma oportunidade de negócio.

A importância de ter múltiplos canais de atendimento na Black Friday

Como eu disse anteriormente, a Black Friday aumenta bastante o volume de demandas do seu atendimento.

Mas lembre-se que o cliente que vai procurar a sua marca, deseja um atendimento de excelência, independente de quantas pessoas você estiver atendendo no momento.

Portanto cabe a você preparar seu negócio para oferecer a melhor experiência possível para a audiência.

E o segredo para isso é alinhar o A,B, C acima com os 5 canais de atendimento essenciais para toda empresa se dar bem na Black Friday, que você pode ver logo a seguir.

5 canais de atendimento essenciais para o seu negócio na Black Friday

1 – E-mail

Se você achava que o e-mail estava “morto”, saiba que ele ainda é um dos canais mais poderosos para criar uma comunicação direta com o seu cliente.

Portanto, se você deseja criar relacionamentos duradouros, adote uma estratégia que aproxime sua marca da sua base de clientes e potenciais consumidores.

Adote comunicações humanizadas e personalizadas, para fazer o destinatário se sentir especial ao abrir o e-mail que você enviou.

2 – Telefone

Por ser um dos contatos mais rápidos e mais presentes no país, o telefone ainda é muito utilizado pelo público.

Portanto, será essencial montar uma central de atendimento visando atender as demandas mais imediatas da sua audiência.

Neste caso, a Comunix pode te ajudar. Clique aqui e saiba mais!

3 – Página de FAQ

Apesar de não ser exatamente um canal de atendimento, a página FAQ (Perguntas Frequentes) é muito importante para atender uma forte necessidade do consumidor atual:

  • Autonomia para resolver dúvidas e problemas sozinhos e rapidamente.

E para ajudá-lo a realizar esse desejo, busque criar uma página de FAQ completa e intuitiva, baseada nas principais perguntas feitas pelos seus clientes a respeito do seu negócio, produto ou serviço.

4 – Redes Sociais

Redes Sociais como Facebook, Instagram e Twitter são os espaços mais usados pelo brasileito no dia a dia.

Mais do que isso, esses canais se tornaram um poderoso portal de relacionamento entre empresas e consumidores.

Por isso, é quase certo que seu cliente vai solicitar atendimento através deles.

Mas antes de qualquer coisa, você deve saber em qual dessas redes seu público está mais presente.

A partir daí, você pode montar uma estratégia de atendimento poderosa.

Neste ponto, a dica a seguir é ideal para otimizar o seu atendimento no mundo digital.

5 – Chatbots

Os chatbots são ferramentas que usam a inteligência artificial para gerar conversas automatizadas e pré-definidas entre sistema e consumidor.

Com ele, você pode oferecer uma disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sabia?

Tudo isso porque, além de simular um atendimento humano com mensagens personalizadas, os chatbots ainda podem ajudar o cliente a emitir boletos e resolver outras questões simples.

Com esses recursos, você pode reduzir consideravelmente a quantidade de atendimento que vão para a sua equipe, por exemplo.

Ao mesmo tempo, sua equipe humana fica à disposição para resolver aqueles problemas realmente complexos, otimizando o seu atendimento.

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