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O futuro das empresas: Como se adaptar às crescentes inovações tecnológicas

Vivemos num período em que as transformações acontecem em uma velocidade nunca antes vista na história da humanidade. Especialistas chamam esse fenômeno de “Revolução Digital”, também conhecida como Terceira Revolução Industrial. Desde que a Indústria incorporou em seus processos os recursos digitais, os avanços tecnológicos têm atingido um crescimento exponencial, promovendo, assim, mudanças profundas na sociedade.

Tais mudanças são refletidas nos costumes, no dia a dia, na cultura e no Mercado. Por exemplo: pessoas com mais de trinta anos de idade hão de se lembrar que passavam vários minutos e até horas do seu dia em filas de bancos ou lotéricas para pagar suas contas, coisa que hoje diminuiu bastante graças à entrada das instituições financeiras no universo digital e a disponibilização de muitos de seus serviços em aplicativos de smartphones.

O exemplo acima é apenas um recorte de algo disruptivo que aconteceu em um período muito curto de tempo. Destaques como esse nos convidam a lembrar da importância das empresas de assumirem o papel crucial da renovação contínua. Cabe aos empresários, gestores e empreendedores, de modo geral, a atribuição de entenderem as mudanças a fim de se anteciparem e tomarem um lugar de destaque.

Vale destacar, que empresas também estão se beneficiando da revolução digital, pois estão usando a tecnologia para melhorar a eficiência, a produtividade e a inovação. De fato, agora podem usar a internet para se conectar com clientes e fornecedores em todo o mundo, ter acesso a dados e análises em tempo real, automatizar processos e oferecer serviços personalizados aos clientes.

Além disso, a revolução digital está criando novas forças e oportunidades de emprego. Por exemplo, empresas de tecnologia como Google, Facebook e Amazon estão criando milhares de empregos em todo o mundo e gerando receita por meio de publicidade, vendas de produtos e serviços e tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual.

No entanto, a famigerada mudança também está gerando desafios e preocupações para a sociedade no que diz respeito à privacidade, à segurança cibernética, à dependência da tecnologia e o impacto na economia e no mercado de trabalho.

As empresas de tecnologia estão coletando quantidades imensas de dados sobre as pessoas, incluindo suas emoções, hábitos e comportamentos online. Esses dados são valiosos para as empresas, pois permitem que eles promovam serviços personalizados e direcionem anúncios aos usuários com base em seus interesses.

Todavia, a coleta e o uso de dados pessoais podem ser uma invasão de privacidade podendo ser usados ​​para fins maliciosos, como o roubo de identidade e a manipulação política. Isso levou a preocupações crescentes sobre como as empresas de tecnologia estão usando os dados dos usuários e culminou em regulamentações mais rigorosas, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil .

Outro desafio da revolução digital é a segurança cibernética. Com a crescente dependência da tecnologia, as empresas e os indivíduos estão cada vez mais identificados a ataques cibernéticos, como phishing, ransomware e malware. Os ataques cibernéticos podem causar grandes perdas financeiras, perda de dados e danos à imagem da empresa. As empresas precisam investir em soluções de segurança cibernética e implementar políticas claras para proteger seus dados e sistemas.

A revolução digital também está mudando a economia e o mercado de trabalho. A automação e a inteligência artificial estão substituindo muitos empregos tradicionais e criando novos empregos.

Diante de tudo isso, para que empresas e instituições acompanhem e façam parte das grandes mudanças, é necessário que planejem e adotem medidas para entenderem, se adaptarem e, até mesmo, criarem novas tecnologias para o futuro que se avizinha.

A verdade é que cada empresa deve avaliar suas necessidades e recursos e desenvolver sua própria estratégia de inovação para manter sua competitividade no mercado. Mesmo assim, achamos por bem listar algumas medidas que podem ser de grande ajuda:

Acompanhar as tendências tecnológicas: as empresas devem estar atualizadas em relação às inovações tecnológicas em seu setor e em outros setores que possam impactar seu negócio.

Invista em P&D: a pesquisa e desenvolvimento é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. As empresas devem investir em iniciativas como essa para desenvolver soluções inovadoras que atendam às necessidades dos seus clientes, bem como do mercado.

Adote tecnologias inovadoras: as empresas devem adotar tecnologias inovadoras que possam melhorar a eficiência, produtividade e qualidade de seus produtos e serviços. Algumas tecnologias que podem ser adotadas incluem inteligência artificial, big data, blockchain, realidade virtual e aumentada, e Internet das Coisas (IoT).

Desenvolva uma cultura de inovação: as empresas devem desenvolver uma cultura de inovação que valorize a criatividade, o pensamento crítico e a experimentação. Isso pode ser feito por meio de programas de incentivo à inovação, treinamentos, workshops e colaboração com outras empresas e universidades.

Adote uma abordagem ágil: as empresas devem adotar uma abordagem ágil para desenvolver produtos e serviços, que permitam que eles sejam apresentados e lançados rapidamente, testados e ajustados com base no feedback dos clientes.

Invista em talentos e habilidades: as empresas devem investir em talentos e habilidades que garantirão que seus funcionários acompanhem as mudanças tecnológicas em curso. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, workshops, programas de desenvolvimento de liderança e incentivos à aprendizagem contínua.

Use a nuvem: a computação em nuvem permite que as empresas acessem recursos e serviços de TI de forma flexível e escalável, o que pode ajudá-las a reduzir custos e aumentar a eficiência.

Automatizar processos: a automação de processos pode ajudar as empresas a reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Explore a inteligência artificial: a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a eficiência, produtividade e qualidade dos produtos e serviços das empresas, bem como para criar novas oportunidades de negócios.

Esteja aberto à colaboração: as empresas devem estar abertas à colaboração com outras empresas, universidades e startups, a fim de aproveitar novas ideias, talentos e recursos, e criar soluções inovadoras que atendam às necessidades do mercado.

Com a exposição de todas essas informações, vale lembrar que a assessoria especializada em contact center é fundamental para a implementação de qualquer plano de melhoria. Seja qual for o segmento, varejo, telecomunicações, serviços financeiros, entre outros. Instituições que contam com uma grande base de clientes, precisam gerir esses contatos de forma automática e eficiente.

A Comunix conta com ferramentas exclusivas para otimizar o atendimento e elevar a qualidade da comunicação entre empresa e cliente, diminuindo custos e aumentando a probabilidade de lucros.

Temos, por exemplo, o Comunix Workforce Management , um sistema integrado que é capaz de dimensionar sua equipe de colaboradores, oferecer previsão de operações, gerar escala, gerir projetos e muito mais.

Além disso, visando à satisfação do cliente, também contamos com a URA, um sistema de atendimento automático que pode transformar os seus resultados, trazendo benefícios como:

  • Aumento no raio de atendimento da empresa
  • Dar mais autonomia para seus clientes
  • Potencializar soluções rápidas com uma comunicação completa
  • Reduzir significativamente os custos de telefonia

E, claro, não poderíamos deixar de ressaltar a importante e eficaz flexibilidade do Chatbot para resolver os mais diversos desafios comunicacionais. Uma excelente ferramenta que consegue automatizar diferentes etapas da comunicação da sua empresa. Mas isso está longe de resumir todas as vantagens que ele pode oferecer para o seu atendimento.

Por fim, saiba que o melhor caminho é se abrir para o novo. E, nessa jornada de implementação de medidas de desenvolvimento no seu contact center, conte com a Comunix!

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