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Como me destacar no mercado se o meu concorrente oferece a mesma coisa que eu?

A competição no mercado é muito acirrada e, às vezes, é difícil destacar-se de seus concorrentes, especialmente quando eles oferecem os mesmos produtos ou serviços que você. No entanto, isso não é motivo para se desesperar, pois existem maneiras de se diferenciar e tornar-se mais atraente para o cada nicho de público.  Aliás, a partir do momento em que se tem a noção clara de que seu concorrente oferece os mesmos serviços ou produtos que você, é possível traçar uma estratégia mais assertiva para se tornar mais relevante que ele.

Imagine uma linha de largada, nessa linha estão sua empresa e os concorrentes dela. Todos têm o mesmo ponto de partida, todos percorrerão a mesma distância. Porém, é sabido que o que classifica os campeões de uma corrida são aqueles milésimos de segundo ou até mesmo  poucos milímetros. Pode até  parecer algo insignificante, mas é isso o que separa os campeões dos meros competidores.

Medalhistas como Usain Bolt, campeões da Fórmula 1 como Michael Schumacher e o inglês Lewis Hamilton, por exemplo, têm uma coisa em comum: O preparo. Sim é o treinamento, foco e comprometimento com os resultados que os fazem exercitar as microevoluções. Seja no preparo psicológico, físico ou tecnológico, existe uma disciplina estabelecida numa rotina de aperfeiçoamento.

Não se engane, se o seu concorrente é forte, somente o exercício de microevoluções vai te fazer excedê-lo em relevância te levando à proeminência. Faça uma lista dos pontos fortes do seu concorrente mais forte e trace um plano de como aperfeiçoar esses pontos na sua equipe, seja em serviço ou em produtos. Lembrando que quando falamos em serviço e produto, estamos considerando o ciclo do cliente desde o primeiro contato com a marca até o pós venda e fidelização.

Antes de listar as dicas práticas,  vamos aqui “abrir um parêntese”  e fazer uma reflexão imprescindível para qualquer marca que deseja ser levada a sério: Como anda o seu branding? A sua logo comunica bem? O seu público entende quem é você, entende o que você oferece? Sua identidade está sintetizada em uma comunicação textual e visual que atrai o cliente? Se sua empresa tem mais de 10 anos, sua marca envelheceu bem?

Se ao longo do tempo sua empresa se transformou, evoluiu e/ou passou a oferecer outras possibilidades, talvez seja o momento de pensar em um rebranding incremental. Bem… mas isso é assunto para outro artigo. O importante aqui é provocar o questionamento sobre fatores que, (aparentemente, para alguns) parecem irrelevantes, mas que te colocariam no topo se estivessem bem alinhados com o propósito do seu empreendimento.

Dito isso, segue abaixo uma lista com dicas de estratégias amplamente testadas e validadas ao longo do tempo por organizações dos mais variados segmentos:

Ofereça um excelente atendimento ao cliente: A satisfação do cliente é uma das coisas mais importantes para a saúde de uma empresa. Se você propicia  um atendimento ao cliente excepcional, as pessoas deverão se lembrar de sua marca e provavelmente a recomendarão à outras pessoas. Além disso, é importante ter uma presença forte nas redes sociais, responder rapidamente aos e-mails e oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Inove: A inovação é fundamental para destacar-se dos demais. Ofereça algo novo, algo que não tenha sido feito antes, algo que os clientes não consigam encontrar em outro lugar. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado e esteja sempre buscando novas maneiras de melhorar seus produtos ou serviços.

Personalize a experiência do cliente: Personalizar a experiência do cliente é uma ótima maneira de se destacar. Por exemplo, você pode oferecer um programa de fidelidade feito sob medida, oferecendo presentes surpresa aos clientes mais fiéis, ou simplesmente perguntar a eles como você pode melhorar sua experiência.

Ofereça uma garantia incondicional: Uma garantia incondicional mostra confiança em seus produtos ou serviços e demonstra ao seu público que eles não correm riscos ao fazer negócios com a sua marca. Além disso, isso pode ajudar a reduzir o número de devoluções e reivindicações de garantia, o que é uma vantagem a mais.

Crie uma marca forte: Ter uma marca forte é importante para se destacar de seus concorrentes. Isso inclui ter uma presença marcante nas redes sociais, ter um site atraente e fácil de usar, e ter uma campanha publicitária eficaz. Além disso, é importante ter um logotipo forte, como citado logo acima, no início.

E, claro, além desses cinco itens que citamos, há também a possibilidade de:

Encontrar o seu diferencial e exclusividade em descobrir o que você faz de maneira única e melhor do que seus concorrentes. Dessa forma, é possível  se mostrar mais atraente para o seu público

Oferecer soluções inovadoras: Seja criativo e ofereça soluções que sejam diferentes e melhores do que as oferecidas pelos seus concorrentes.

Melhorar sua qualidade: Focar em fornecer um produto ou serviço de alta qualidade é uma ótima maneira de se destacar de um concorrente forte.

Encante o seu cliente através de um atendimento excepcional. As pessoas gostam de se sentir valorizadas, oferecer um excelente atendimento ao cliente pode ser a chave para se destacar de um concorrente forte.

Investir em Branded Content: Branded Content nada mais é do que conteúdo de marca. Trata-se de construir uma presença online sólida através da criação de conteúdos que acrescentem informações relevantes relacionadas ao universo da sua marca. Isso aumenta a percepção de valor do seu negócio aos olhos do público, fazendo da sua empresa uma autoridade

Se você chegou até este ponto do texto, significa que realmente busca uma solução capaz de produzir um efeito concreto para o seu negócio. Afinal, a concorrência é grande e todos os meios éticos de superá-los são válidos. E, falando em superação, temos aqui algumas ferramentas da Comunix que podem te ajudar a se destacar no seu ramo de atuação.

Como, por exemplo:

Comunix Quality

FERRAMENTA DE GESTÃO DE QUALIDADE DE ATENDIMENTO que avalia de forma objetiva a qualidade dos atendimentos realizados na sua central e é útil para implantar também os padrões de qualidade que deseja na sua central de forma proativa.

Comunix Dialer

FERRAMENTA DE DISCAGEM

Módulo gerador de chamadas que se encarrega de discar automaticamente números de telefone previamente cadastrados na sua base de dados. Permite também a gestão de campanhas via interface web de fácil interpretação.

Comunix Monitor

FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

Tenha sempre em mãos o quadro geral do ambiente do seu call center, através desta solução que mostra em tempo real a situação dos servidores, informações de link de telefonia e muito mais.

Essas são algumas das ferramentas de que dispomos para tornar a experiência do cliente mais agradável, rápida e segura. Sem contar, é claro, que o quadro de colaboradores desempenhará seu papel com mais fluidez, previsibilidade, organização e clareza. Uma equipe bem treinada com os recursos que potencializa o seu trabalho, terá como um resultado um alto desempenho que deixará os clientes satisfeitos ao mesmo tempo em que suprem as expectativas da empresa.

Lembre-se que a competição é saudável e pode ser uma fonte de motivação para melhorar. O importante é encontrar uma estratégia que funcione para você e mantê-la consistente. Para todos os efeitos, saiba que você pode contar com a Comunix para se destacar no seu ramo.

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