Saiba como preparar um atendimento personalizado em 7 passos para impulsionar seus resultados na Black Friday e em outras grandes datas para o comércio.
Empresas de diversos portes e segmentos precisam todo ano preparar um atendimento personalizado para as principais datas do comércio, como a Black Friday.
Afinal, conquistar a atenção da clientela é uma meta normalmente concorrida. Agora imagina em períodos como a Black Friday?
A alta procura por ofertas e promoções só aumenta a responsabilidade das empresas em preparar estratégias eficientes.
Isso porque, com a receita certa, qualquer negócio consegue aumentar a audiência, fidelização e consequentemente o volume anual de vendas.
Mas para isso acontecer, o primeiro passo é saber como preparar um atendimento de qualidade, que é a conexão mais forte entre o seu negócio e o seu público.
E para não errar nessa missão, você vai conhecer 7 passos para uma estratégia poderosa de atendimento na Black Friday (e em outras datas sazonais).
A importância do atendimento personalizado
Quando falamos em atendimento ao cliente, durante muito tempo o consumidor aceitou a comunicação em massa, padrão.
Mas atualmente, não são apenas a agilidade e a eficiência que ditam a regra do jogo.
Afinal, o mercado e o comportamento do consumidor mudaram, e a interação rápida e robótica deixaram de ser a melhor resposta.
De acordo com pesquisa divulgada no Portal Mercado & Consumo, 94% dos consumidores apontaram a qualidade de atendimento como fundamental no processo de decisão de compra.
Considere o seguinte: quando o cliente não encontra um atendimento rápido e eficiente para sanar sua dúvida, ele tem uma infinidade de opções para escolher, certo?
Pois é aqui que o atendimento personalizado entra para fazer a diferença.
Isso porque ele é baseado no tipo de diálogo que faz o cliente se sentir especial e único, tornando-o em um ótimo caminho para construção de relacionamentos bons e duradouros.
Esse é um baita diferencial que o seu negócio pode apresentar na Black Friday para ficar a frente da concorrência.
Vantagens do atendimento personalizado
- Permite que toda a empresa se relacione melhor com o público;
- Gera mais satisfação no decorrer da jornada de compra do cliente;
- Revela e fortalece uma identidade empresarial baseada no cliente;
- Aumenta fidelização da sua base de clientes;
- Aumenta a atração de novos consumidores, principalmente através de indicações.
O impacto do atendimento personalizado na Black Friday
Não tem mais como negar que a Black Friday já é uma das datas mais esperadas todos os anos.
Além disso, trata-se de uma data em que todos os tipos de negócio podem gerar mais oportunidades de negócio, e não só o varejo e o e-commerce.
Então pode ter certeza que o que não vai faltar são ofertas e promoções incríveis.
Por isso, nesta Black Friday você vai precisar ofertar mais do que preços baixos para atrair e, principalmente, converter clientes.
Será essencial pensar também na experiência de compra e qualidade do atendimento na hora de montar a sua estratégia de vendas matadora.
Neste caso, preparar um atendimento personalizado para a Black Friday é essencial para alcançar resultados incríveis.
E para te ajudar nessa missão, listamos 7 passos fundamentais para o seu negócio conseguir um glorioso novembro.
Como preparar seu atendimento para a black friday (e outros eventos sazonais) em 7 passos
1 – Foque no PLanejamento
O primeiro passo para qualquer estratégia de vendas bem sucedida está no planejamento detalhado.
Então pense com antecedência nas ações e abordagens que pretende fazer para impulsionar suas vendas na Black Friday e em outras datas sazonais.
Considere o aumento da demanda por atendimento, e a partir disso, monte o seu planejamento.
Além disso, certifique-se de ter seu estoque sob controle, através de uma logística bem estruturada e preparada para o intenso período de vendas.
Assim, fica mais fácil garantir entregas no prazo e disponibilidade de produtos para seus futuros clientes.
2 – Analise as campanhas anteriores
Antes de pensar em dar um passo importante para frente, olhe para trás e perceba o caminho que você já percorreu.
Analise o que já deu certo, o que deu errado e, principalmente, o que você pode fazer para melhorar.
Fique atento principalmente aquela promoção, atendimento ou ação que mais agradou o seu público.
Desta forma, você pode preparar um atendimento ainda melhor nesta Black Friday.
3 – Tenha um objetivo muito claro
O que você espera alcançar com a campanha que está planejando?
Ao invés de se limitar à frase “quero vender mais”, pense um pouco mais além.
Que tal melhorar o seu atendimento para aumentar as vendas em 40% nesta Black Friday?
Para conquistar essa meta, você precisa contratar a ferramenta X, aumentar o número de atendentes, ou quem sabe contratar uma central para otimizar sua comunicação.
Percebeu? Aqui você já sabe quais ações tomar para conquistar sua meta.
4 – Invista em treinamentos
Garanta que sua equipe vai dar conta de atender a todos os chamados do período sem perder a qualidade do atendimento.
Para isso, comece a treinar seus colaboradores abordando técnicas de atendimento, gestão de conflitos e até mesmo inteligência emocional.
Junto a isso, busque deixar todos os processos muito bem alinhados, para que esse time tenha sempre em mãos a solução ideal.
Se precisar aumentar o número de profissionais com agilidade e flexibilidade, terceirize sua operação de atendimento, contratando especialistas na área..
5 – Adeque a comunicação
Para oferecer uma experiência marcante para cada consumidor, busque personalizar sua comunicação a partir do seu banco de dados.
Entende as preferências e comportamentos da sua audiência, e a partir daí, adeque seu script de atendimento.
Busque personalizar sua comunicação de acordo com a data da sua campanha, seja na Black Friday ou em outras datas.
6 – Priorize a experiência do cliente
De forma geral, o papel do atendimento atualmente é ser empático às necessidades do cliente, colocando-o no centro das decisões.
E com toda a ansiedade e barulho que acompanha a Black Friday, se colocar no lugar do cliente é essencial para oferecer uma boa experiência.
Por isso, na hora de preparar o seu atendimento personalizado, a empatia será essencial para guiar negociações e concretizar vendas.
Junto a isso, outro aspecto essencial para melhorar a experiência do cliente é estar disponível nos principais canais de relacionamento.
Afinal vivemos na era digital, onde as possibilidades de comunicação entre empresas e consumidores são diversas.
Desta forma, você precisa estar preparado para oferecer atendimento e suporte em todos os seus canais.
7 – Invista em ferramentas para automatização
Quando falamos em atendimento multicanal, conversa personalizada, suporte ágil e disponibilidade, a primeira palavra que vem à cabeça é automatização.
Isso porque, na hora de alinhar todos esses aspectos de um atendimento de excelência, a inteligência artificial é a melhor aliada de qualquer negócio hoje em dia.
Através de chatbots, por exemplo, você pode…
- Automatizar o atendimento para questões mais simples;
- Simular conversas reais;
- Informar sobre status de pedido e prazos de entregas;
- Prestar serviços como emissão de boleto e suporte técnico.
E sabe qual é a melhor parte?
É possível personalizar seu atendimento de acordo com as características e preferências da sua audiência.
Para isso, a Comunix oferece as melhores ferramentas guiadas por inteligência artificial:
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