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Compras online nas férias: 5 dicas para seu negócio faturar mais.

Descubra como aproveitar o aumento das compras online nas férias de fim de ano para fazer seu negócio faturar mais, através de 5 dicas de ouro.

As férias do fim de ano trazem ótimas oportunidades de negócios, ainda mais com o aumento das compras online. Descubra como impulsionar os resultados da sua empresa.

A verdade é que, desde que a Black Friday se consolidou no país, a empolgação com as promoções de fim de ano começa mais cedo.

E essa movimentação precoce tem aumentando ainda mais as expectativas para os comerciantes, principalmente com o crescimento das compras online.

Segundo estudo da Criteo, empresa de Commerce Media, o digital prevalecerá como o método favorito de compras dos brasileiros em 2022:

76% dos brasileiros planejam comprar presentes por meio de sites, aplicativos de lojas, marketplaces e até mesmo por redes sociais. Desse total, 65% pretendem comprar diretamente pelos seus celulares e 24% devem utilizar notebooks e computadores como meio para adquirir produtos. 

E para entender melhor como sua empresa pode aproveitar esse aumento das compras online, vamos começar analisando as tendências de consumo da população.

Mudanças no perfil do consumidor brasileiro

Se antes os consumidores gostavam de comprar em lojas físicas, hoje o cenário já é outro.

Isso se deve, principalmente, à transformação digital acelerada pela pandemia do coronavírus, que mudou rapidamente o comportamento de consumo.

O isolamento social, por exemplo, fez com que a maioria das nossas necessidades passassem a ser supridas por meio da internet.

Desta forma, as empresas precisam adaptar seu negócio para alcançar os clientes, o que acabou criando novos hábitos na jornada de compra do consumidor.

Tecnologia 

Após a pandemia, até aquelas pessoas que se diziam “anti-tecnológicas”, precisaram se digitalizar para continuar sua vida da melhor forma possível.

Agora, reuniões de trabalho, aulas, cultos religiosos, momentos festivos, shows e eventos já apresentam suas versões virtuais, visando oferecer mais praticidade para o público.

Com isso, o comércio precisou se reinventar e impulsionar ainda mais as suas vendas online.

E-commerce nas férias de fim de ano

De acordo com pesquisa realizada pela consultora Bain & Company (09/2021), 76% dos brasileiros adotaram as compras de supermercado online.

1 ano depois, esse cenário tem tudo para atingir números ainda maiores em 2022.

“A combinação de mais promoções de varejistas ao longo do quarto trimestre e o crescimento do e-commerce no Brasil têm atraído os consumidores e feito eles comprarem mais cedo do que o habitual. Isso se alinha ainda com as tendências globais de compras que temos acompanhado”.

Tiago Cardoso, gerente geral da Criteo na América Latina.

Tudo isso indica que o e-commerce, mais uma vez, deve ser uma das opções mais usadas pelos consumidores.

E por ser um período de bastante demanda no varejo e atacado, a expectativa é que as lojas cresçam ainda mais com o sucesso das compras online entre os brasileiros.

Mas apesar de o auge do comércio online já estar comprovado pelos números, o contato com o vendedor ainda continua sendo bastante valorizado pelos clientes.

Afinal, aquele incentivo dado pelo profissional ainda faz toda diferença na decisão de compra do consumidor.

Até mesmo se tratando de e-commerce, inúmeros atendimentos personalizados já são realizados pelo WhatsApp, Facebook e chats das plataformas de vendas digitais.

Desafios do e-commerce

O perfil do consumidor atual realmente mudou, mas esses novos hábitos também acarretam novos desafios para os e-commerces.

Afinal de contas, consumidores digitais são mais exigentes por natureza.

Neste contexto, a oferta de uma experiência mais personalizada é o maior diferencial que seu negócio pode usar para influenciar a sua decisão de compra .

Mas para fazer isso, toda empresa deve se atentar aos seguintes desafios.

  • Excesso de produtos nas plataformas:
    • Consumidores que já se sentem exaustos pela sobrecarga do momento atual desejam encontrar uma plataforma mais limpa, sem tantas opções que o deixem confusos e cansados para chegar a uma escolha final;
  • Oferecer produtos que aliviem o estresse e a ansiedade:
    • Produtos que auxiliem no relaxamento do corpo e da mente do indivíduo têm sido grandes demandas nos e-commerces;
  • Comunicações unificadas:
    • O excesso de mensagens gera incômodo no consumidor. Então, quanto mais as plataformas unificarem a forma de se comunicar com o cliente, mais assertiva será a estratégia de venda;
  • Comércio sustentável:
    • O fator sustentabilidade já se tornou um diferencial competitivo no mercado. Por isso, deve ser investido pelas plataformas digitais;
  • Plataformas voltadas ao social:
    • Quando o comércio local encontra espaço nessas plataformas, chama bastante a atenção dos consumidores que se interessam por um comércio mais comunitário;
  • Entregas mais rápidas:
    • A demora no tempo de entrega ainda é um dos fatores que desestimulam os consumidores digitais. Neste caso, quanto menos tempo o produto levar para chegar à casa do cliente, mais satisfatória será a experiência de compra para ele;
  • Experiências simplificadas de compras pelos apps: 
    • As compras por apps ainda geram dor de cabeça para o consumidor que não tem muita prática. Portanto, plataformas precisam investir em experiências mais simples, com menos etapas na jornada de compra.

5 Dicas para aumentar suas vendas online neste fim de ano

Se você quer aproveitar o volume de compras online nestas férias de fim de ano para faturar mais, aqui vão 5 passos essenciais para a sua empresa.

1 – Planeje-se

Neste período, as pessoas estão mais dispostas a comprar, ou seja, essa é a oportunidade perfeita para oferecer o melhor aos seus clientes. 

Por isso, é fundamental se planejar com antecedência. 

Comece por um estudo do comportamento e interesse do público-alvo do seu negócio. 

Depois, atente-se a preparação do seu estoque para o volume de demanda esperado, preços atrativos e, principalmente, a logística. 

É normal que na Black Friday, por exemplo, os prazos aumentem devido à movimentação. 

E quando se trata dos presentes do final de ano, há muitos casos em que o cliente prefere pagar um pouco mais e receber as compras em pouco tempo. 

Por isso, é tão importante se programar para conseguir atender às necessidades do consumidor.

2 – Invista nas redes sociais

Quem vende on-line conhece o potencial das redes sociais na hora de alavancar o faturamento. 

Fazer postagens atrativas sobre seus produtos pode ser uma excelente estratégia para as vendas de final de ano. 

Portanto, não deixe de utilizar diferentes plataformas para estar em contato com o seu público: 

  • Os vídeos curtos no TikTok e Reels, por exemplo, podem ser uma ótima forma de explorar suas promoções. 

3 – Prepare sua equipe 

Para obter bons resultados, a equipe de vendas deve estar preparada para atender o consumidor da melhor maneira possível. 

Clientes que estão indecisos podem ser orientados pelos seus consultores com indicações de produtos mais adequados e seus diferenciais. 

Seja no atendimento presencial ou e-commerce, uma equipe bem preparada pode fazer a diferença.

4 – Conte com canais como o WhatsApp

Se o seu cliente está no Whatsapp, sua loja deve estar também. 

Por isso, vender pelo Whatsapp Business deve ser um ponto importante da sua estratégia de vendas no final do ano. 

Afinal de contas, é uma ferramenta eficiente para atender e satisfazer o cliente, seja com atendimento ou vendas.

5 – Pense em estratégias omnichannel

Essa estratégia vai te ajudar a integrar e alinhar todos os canais de vendas e comunicação da sua loja. 

Desta forma, você pode proporcionar ao cliente a mesma experiência positiva em todos os pontos de contato — seja a loja física, virtual ou redes sociais, por exemplo. 

E para adotar a melhor estratégia para o porte ou segmento da sua empresa, você pode contar com um aliado poderoso.

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