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Como aproveitar o Natal para fidelizar clientes?

Descubra como o seu negócio pode aproveitar o natal para fidelizar clientes atraves de 6 dicas de ouro.

No Natal, as empresas preparam ofertas e ações visando um só objetivo: vender muito e fidelizar mais clientes para o ano novo que chega.

Até porque estamos falando aqui de uma das épocas com maior potencial de vendas do ano.

E para aproveitar todas as oportunidades de negócio, não pode faltar o fator que mais influencia a época e as ações de marketing: a emoção.

Mas para alcançar os objetivos traçados, você precisa saber quais práticas e ferramentas usar para colocar toda a magia do Natal a favor das suas vendas. 

Então continue a leitura, e veja como melhorar seus resultados na época mais mágica do ano.

Quando pensamos em fidelizar clientes no Natal, a emoção é a chave!

Para entender melhor o poder que a emoção tem nas campanhas de venda, basta observar as grandes empresas.

Nomes como Coca-Cola e Bauducco enxergam a emoção como um caminho para transmitir uma mensagem.

Por isso, nesta época elas aproveitam do sentimentalismo para alimentar campanhas de marketing focadas na experiência, relacionamento e fidelização do cliente.

E para tanto, marcas deste calibre usam uma poderosa metodologia para monitorar a experiência do cliente:

  • Associar o grau de recomendação de uma empresa ao vínculo afetivo da pessoa consultada.

Para exemplificar,  observe a seguinte pergunta: 

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa a um amigo ou familiar?”.

Com este tipo de abordagem, você pode induzir o cliente a refletir se ele realmente faz tanta questão de recomendar a sua marca para pessoas importantes para ele.

Se a nota for alta, esse cliente já pode ser considerado um promotor da sua marca.

Coca-Cola e Bauducco: exemplos de marcas que usam a emoção para fidelizar clientes

A Coca-Cola é um dos nomes mais lembrados na época do Natal.

Até porque, quando falamos em marketing no Natal, basta citar o caminhão da Coca-Cola, o urso fofinho bebendo o refrigerante ou a garrafa de litros na mesa de todo comercial.

Mais do que a propagando, a marca também trabalha com campanhas de caráter solidário e imaginativo, capazes de impactar milhões de consumidores.

Quem aí não lembra do vídeo do papai noel Coca-Cola?

Nesta campanha, o próprio bom velhinho escreve uma cartinha para os consumidores pedindo que a troca de presentes fosse além de algo material?

Outro bom exemplo de marketing no Natal podemos ver na Bauducco, com os seus tradicionais Panettones e Chocottones Natalinos.

Afinal, apesar de serem vendidos durante todo o ano, estes produtos explodem mesmo é no Natal, impulsionadas por propagandas como essa:

6 dicas para fidelizar clientes no Natal

Como você pode ver acima, se preocupar apenas em vender não é o melhor caminho para obter bons resultados no Natal.

Então você precisa buscar conexão com o público, e através da emoção certa, converter consumidores em clientes fiéis e defensores da sua marca.

E para começar, esses são os 6 passos essenciais para fidelizar clientes no Natal.

1 – Prepare e motive a equipe de vendas

Se você deseja que suas ofertas tragam os resultados esperados, é essencial oferecer um atendimento de excelência, que encante o seu público.

Essa, inclusive, é uma das principais maneiras de fidelizar clientes – seja no Natal ou em qualquer data do ano.

Por isso, sua equipe comercial precisa estar preparada e motivada para aproveitar ao máximo todas as oportunidades de conquistar (e fidelizar) novos clientes nesta data.

Para isso, você pode praticar ações como…

  • Avaliar a contratação de vendedores temporários, para aumentar sua equipe e poder de atendimento;
  • Incentivar seus vendedores a fazerem perguntas sobre as pessoas que serão presenteadas, e assim, oferecer as opções mais adequadas;
  • Desenvolver uma campanha de vendas especial para o Natal.

2 – Ofereça uma experiência marcante

A experiência do cliente é a percepção que o consumidor tem em relação à sua marca, ao seu site, aos produtos, serviços e atendimento que você oferece…

Ou seja, quanto mais positiva for a interação do cliente com uma marca, maiores serão as chances de ele voltar a comprar dela no futuro.

Então se você quer fidelizar mais clientes neste Natal, não esqueça de promover uma experiência marcante, através de práticas como…

  • Oferecer um atendimento ágil e eficiente;
  • Dando a devida atenção ao cliente que está interagindo com sua marca (seja on ou offline);

3 – Dê incentivos para os clientes voltarem

Oferecer um atendimento qualificado e uma experiência de compra marcante já irá aumentar suas chances de fidelizar mais clientes neste Natal.

Mas para incentivar o retorno deles em outras ocasiões e datas importantes, você pode oferecer incentivos como…

  • Apresentar seu programa de fidelidade e mostrar todas as vantagens de ser um cliente fiel a sua marca;
  • Oferecer cupons de desconto para a próxima compra;
  • Dar um voucher que dá direito a um brinde na próxima compra;
  • Oferecer garantia estendida gratuita para o próximo item que ele adquirir na loja.

4 – Colete informações dos clientes e realiza ações pós-venda

Quer que o relacionamento entre sua loja e os clientes de Natal continue após dezembro? Então se esforce para isso!

Neste sentido, realizar ações de pós-vendas irá aumentar as chances de transformar um consumidor sazonal em um cliente fiel.

Confira algumas dicas para isso:

  • Colete as informações gerais e os dados de contato dos clientes;
  • Anote os produtos que ele comprou, para quem ele comprou e outros detalhes sobre o perfil dele.

Desta forma, você terá informações preciosas para incrementar suas interações futuras com este consumidor, através de ações como…

  • Enviar ofertas personalizadas;
  • Criar campanhas de marketing direcionadas para as preferências desses clientes;

5 – Aproveite o momento da troca de presentes

A partir do dia 26 de dezembro, muitas pessoas irão até sua loja com o objetivo de trocar os presentes, certo?

Então, por que não aproveitar essa oportunidade para fidelizar aqueles que foram presenteados com produtos da sua loja?

Mas antes de qualquer coisa, lembre-se de que essas pessoas não compraram o presente e, para muitas delas, esse pode ser o primeiro contato com sua marca. 

Então aproveite essa chance para encantá-las e aumentar as chances de elas voltarem no futuro.

6 – Invista em um atendimento omnichannel 

Imagine que, no meio da correria deste Natal, um cliente entre em contato com o seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por meio do chat do Facebook para fazer uma solicitação.

E que no dia seguinte, ele ainda faz uma ligação para esclarecer outra dúvida sobre a mesma demanda.

Neste ponto, um atendimento omnichannel é essencial para seu atendente não precisar repetir o processo de coleta de informações, e assim, agilizar a vida dele e do cliente.

E se considerarmos o volume de demandas nesta época do ano, você com certeza vai querer todos os seus canais de comunicação interligados e muito bem alinhados.

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