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Como entregar valor para o cliente? 

Descubra a importância deste conceito para os negócios e saiba como entregar valor para o seu cliente através de 5 dicas.

Hoje todo mundo fala sobre a importância da experiência do cliente, mas poucas pessoas sabem o que significa entregar valor para o cliente na jornada de compra.

De forma resumida, estamos falando aqui daquele benefício que vai além das finalidades da mercadoria ou serviço adquirido.

Seja através de um bom atendimento, um brinde exclusivo, aquele desconto especial, e até mesmo, uma ligação no dia do aniversário do cliente.

Entregar valor para o cliente ajuda qualquer negócio a encantar o cliente, transformando-o em um fã fiel e defensor da marca.

Então se você quer entender o diferencial que esse conceito pode oferecer para a sua empresa, continue a leitura.

O que significa entregar valor para o cliente?

Como vimos acima, entregar valor para o cliente vai além do preço (monetário) do produto ou serviço. 

Portanto, trata-se de algo bastante subjetivo, que o cliente percebe como um benefício ou diferencial exclusivo.

Um presente com embalagem personalizada ao seu gosto, por exemplo, é uma forma encantar o cliente e fazê-lo valorizar mais a sua marca.

No geral, vemos que a base de tudo está em oferecer uma excelente experiência de consumo, capaz de tornar sua marca irresistível para a audiência.

E ao focar na CX (Customer Experience), os benefícios proporcionados ao cliente facilitam a sua fidelização e servem como argumento para a aquisição de novos consumidores.

Importância de entregar valor para o cliente

Vivemos numa realidade em que o mercado está cada vez mais competitivo, e os consumidores estão mais exigentes na hora de comprar. 

Portanto, atendê-los com educação e gentileza já se tornou algo essencial.

Mas para entregar valor para o cliente e conquistar um público fiel, é preciso ir além.

Veja a história das motos Harley-Davidson, por exemplo. A marca foi concebida com a mensagem de paixão pelo barulho do motor.

Essa identidade se tornou motivo de orgulho para todo cliente da marca, que fazem parte de grupos, fazem eventos de passeio e até usam roupas que fortalecem seu estilo.

Para o empreendedor, toda essa paixão resulta em melhor performance de seus negócios e maior lucratividade.

Sendo assim, entregar valor para o cliente é essencial para as marcas estabelecerem vínculos com seus consumidores.

E para aplicar essa estratégia no seu negócio, listamos algumas dicas de ouro a seguir.

5 formas de entregar valor para o seu cliente

1 – Divulgar conteúdos relevantes

Se você está aqui é porque tem o hábito de buscar aprendizado, conhecimentos e novidades para você, sua empresa e seus clientes. 

Por que não tornar isso uma rotina para eles? 

Ou seja, você pode criar uma lista de transmissão que será enviada pelo Whatsapp ou Telegram corporativo. 

Lembre-se de pedir autorização do seu cliente para isso, para não descumprir as diretrizes da LGPD.

Reúna de 3 a 5 notícias ou dicas relevantes que encontrar e as encaminhe uma vez por semana, no formato de newsletter, aquele e-mail com conteúdos que costumamos receber.

Crie uma playlist de músicas que combinem com sua empresa e o perfil de seus clientes, faça lives e interaja virtualmente com eles. 

2 – Compartilhar a agenda do mês

Muitas pessoas não têm muita disciplina para controlar seus compromissos e reuniões, por exemplo. 

Por isso, pensar em compartilhar uma agenda virtual com seu cliente onde você já mostra quais dias são mais importantes, pode facilitar a comunicação, reduzir atrasos e melhorar o atendimento.

Há datas-chave para qualquer negócio, seja contabilidade, advocacia, medicina ou mesmo para o plantio das safras. 

Então coloque as datas marcadas e, ao lado, qual o “compromisso” que seu cliente tem com você naquele dia, como por exemplo: 

  • Enviar algum documento, efetuar o pagamento do imposto, e por aí vai.

3 – Fazer as perguntas certas

Quando você está falando com o cliente, seu hábito principal é o de falar o que ele deve fazer ou perguntar como tem sido sua rotina?

As perguntas certas são a chave para você conhecer melhor o que seu cliente faz e, principalmente, o que ele precisa. 

Entretanto é preciso tomar cuidado com respostas prontas e fórmulas de sucesso já escritas.

Afinal, cada caso é um caso. Por isso, é preciso sentar e ouvir profundamente o que seu cliente tem para dizer.

Ao adquirir o hábito de fazer perguntas que realmente sejam úteis para melhorar o serviço prestado, você vai conseguir otimizar seu atendimento e aumentar a satisfação do cliente.

4 – Buscar novas parcerias para agregar valor

Se você ou a sua empresa possui muitos clientes, certamente há muitos outros negócios interessados em te conhecer melhor. 

Isso abre campo para inúmeras parcerias – como com influencers digitais, que ajudam a gerar muita visibilidade para seu produto. 

Neste caso, você envia o produto para alguns influenciadores adequados ao seu ramo de negócio e eles divulgam nas redes sociais. 

Você ainda pode oferecer clubes de descontos, associações e tantas outras oportunidades como benefícios para seu cliente continuar vinculado a você. 

5 – Encante seu cliente todos os dias

Entregar valor é fazer muito mais do que seu cliente está esperando de sua empresa e sem ele te pedir.

  • Mantenha o padrão elevado de atendimento; 
  • Estabeleça uma comunicação constante entre gestores, equipe e clientes para avaliar a qualidade do produto e do serviço prestado; 
  • escute atentamente o cliente que reclama, pois o que fica calado, pode estar insatisfeito e nunca mais voltar;
  • Busque trazer soluções às dores dos clientes.

Tente pensar em todos os detalhes das atividades de seu negócio, desde o primeiro contato, aos processos internos, até a venda e o pós-venda. 

Muitas empresas perdem clientes no pós-venda por falta de assistência e atenção às solicitações desses clientes. 

Faça pesquisas das melhores práticas de mercado para atendimento a clientes. Mantenha-se atualizado com as melhores soluções do seu nicho

Como agregar valor a sua empresa

Além de entregar valor para o seu cliente, outro ponto forte para os negócios é agregar valor a sua marca.

Para isso, existem várias estratégias que se misturam e podem ser utilizadas em conjunto, com o objetivo de encantar o cliente e garantir uma boa experiência de compra.

Veja alguns exemplos:

  • Peça feedbacks

Ouça o que o consumidor tem a dizer sobre seus produtos ou serviços. 

Isso pode ajudar na resolução de problemas, que muitas vezes não são identificados pelo gestor, e gerar empatia com o cliente. 

Pergunte se gostou, se tem alguma sugestão ou crítica.

Uma boa ideia para incentivar o consumidor a avaliar a sua empresa é por meio da oferta de pequenas recompensas, como um brinde ou desconto em uma próxima compra.

  • Invista em treinamento

É importante que o atendimento seja o melhor possível, em qualquer etapa da jornada de compras do cliente. 

Ou seja, desde o momento em que ele procura informações até a etapa do pós-venda. 

Para isso, a equipe precisa de inspiração e motivação. 

Então busque estabelecer metas e envolva os colaboradores nos projetos da empresa, valorizando o desempenho de cada um.

Faça com que tenham afinidade com os propósitos da empresa.

  • Ofereça vários canais de atendimento 

Muitas empresas são criticadas por consumidores por não oferecerem um bom serviço de pós-venda ou meios de contato claros. 

Para evitar esse erro, informe claramente aos consumidores o telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais disponíveis de atendimento. 

Quando o cliente não enfrenta dificuldades para resolver qualquer situação com a empresa, a sensação é de que o processo é orientado para sua felicidade.

E ao passar essa imagem, você entrega valor agregado também ao seu atendimento.

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