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Você está na mente dos seus clientes? 6 Dicas para ser Top of mind

Conheça 6 dicas para ser top of mind e descubra o caminho para colocar o nome da sua marca na mente do consumidor.

Se você sempre sonhou com sua empresa como referência do mercado, hoje vamos te mostrar 6 dicas para ser top of mind e trilhar seu caminho para o sucesso.

“Mas afinal, por que ser top of mind é importante para os negócios?

Estar na “ponta da língua” do consumidor significa vir primeiro na lembrança quando ele faz pesquisas por produtos e serviços.
Sendo assim, mais do que status, estamos falando aqui de uma questão de vantagem competitiva.

Marcas top of mind, portanto, devem ser avaliadas pelas melhores práticas que as levam ao fortalecimento dos negócios.

Mas alcançar o “topo da mente” exige um processo de construção. 

Então, descubra com a Comunix 6 dicas para ser top of mind e saiba como trilhar o seu caminho até lá.

Como são feitas as pesquisas “Top of Mind”?

Como o próprio termo em inglês já indica, o top of mind significa o que vem em primeiro lugar na sua mente.

Desta forma, top of mind é um importante conceito de marketing, incorporado nas pesquisas de mercado e em estudos do comportamento do consumidor.

Esse conceito pode te levar para o topo do pódio do seu segmento de atuação, começando por uma simples pergunta como…

  • Quando você pensa em marcas de determinado segmento, qual é a primeira que vem à sua mente?

Neste ponto, a marca mais citada espontaneamente pelos consumidores é considerada o top of mind do segmento ou tema.

Por isso, trata-se de uma pergunta que deve vir logo no início das suas pesquisas, evitando que outros temas influenciem o entrevistado.

No fim das contas, o top of mind ajuda a posicionar sua empresa dentro do seu segmento.

Sendo assim, você também pode perguntar ao cliente as impressões sobre você e os principais concorrentes do seu negócio.

Qual a importância do conceito “Top of Mind”?

Como você já deve ter ouvido falar, o trabalho de branding (ou gestão de marca) é que coloca nomes como Coca-Cola e Natura como as mais lembradas em seus segmentos.

Sendo assim, o conceito top of mind é fundamental para esse trabalho de branding, uma vez que é o primeiro passo para a conquista de consumidores fiéis.

Isso porque ele ajuda a criar uma conexão bem construída e um forte relacionamento com os clientes – que é o objetivo da maioria das estratégias de marketing.

Qual é o caminho para o topo?

Uma empresa top of mind é aquela referência em seu mercado de atuação. 

Em muitos casos, devido a esse seu maior reconhecimento, essas empresas também detém maior participação de vendas no seu segmento.

Mas para chegar até o topo, é preciso vencer algumas etapas na lembrança do consumidor.

Quando pensamos em consumir um serviço ou produto, por exemplo, lembramos inicialmente sempre daqueles que mais gostamos naquela categoria.

Entretanto, essa escolha vai variar de acordo com as nossas preferências e experiências pessoais relacionadas a cada produto, concorda?

Desta forma, ser top of mind significa ter um grande capital emocional, capaz de impactar numa decisão de compra.

Para tanto, geralmente existem 4 níveis de reconhecimento de uma marca:

  1. Desconhecida: Quando o consumidor não conhece uma marca;
  2. Reconhecida: Quando o consumidor tem a lembrança de uma marca de forma não espontânea, através de algum tipo de estímulo;
  3. Lembrada: Quando o consumidor lembra uma marca de forma espontânea;
  4. Top of mind: Quando uma marca não só é lembrada espontaneamente, mas é a primeira na mente do consumidor em determinada categoria de produtos.

Descoberta 

Tudo começa com a descoberta do consumidor. Afinal, para ser lembrada, a marca precisa ser conhecida, não é mesmo?

Neste ponto, o principal objetivo é ter a maior visibilidade possível para seu negócio entre o público-alvo.

Para isso, é preciso investir bastante na presença da sua marca em meios de grande alcance, ou até buscar diversificar sua estratégia de comunicação.

Reconhecimento de marca

Logo após a descoberta, chegamos ao primeiro estágio de consciência da marca: o reconhecimento.

Este estágio surge quando o seu público já é capaz de confirmar que viu ou ouviu falar sobre a sua marca anteriormente.

Esse reconhecimento de marca, por sua vez, dependerá da consistência da sua comunicação e frequência de exposição. 

Então se você não estiver com uma comunicação capaz de marcar presença no dia a dia do consumidor, dificilmente chegará à lembrança.

 Da lembrança a marca Top of Mind

Imagine que agora que chegamos a lembrança do seu público-alvo.

Pois este é o segundo nível de consciência da marca, que é quando o consumidor consegue mencionar nomes de marcas dentro de certa categoria, diante de uma pergunta aberta.

Este teste, inclusive, acontece naturalmente no seu dia a dia. Basta ver nas suas redes sociais quantas pessoas perguntaram recentemente sobre um produto ou serviço.

É claro, a marca deve ser lembrada de modo positivo, ou não haveria na lembrança qualquer vantagem competitiva.

O que se busca, nesse caso, é transmitir sobretudo confiança, autoridade e qualidade.

Para tanto, nada melhor do que marcar presença em uma mídia capaz de reforçar esses atributos, como o rádio ou a televisão.

Isso porque aqui, as marcas apresentadas sempre são mais vistas como confiáveis, bem-sucedidas e mais prestigiadas que a concorrência.

  • Isso nos traz ao Top of Mind!

Agora que estamos no topo, vale lembrar que para chegar aqui, as marcas precisam ser descobertas, reconhecidas, lembradas positivamente e ainda acrescentam algo além.

E após apresentar esse fator único e próprio, terá superado todas as etapas para ser top of mind!

6 passos para se tornar uma empresa Top of Mind

O reconhecimento de uma marca passa por diversos fatores relacionados ao seu produto ou serviço.

Mais do que isso, o atual consumidor prefere marcas que tragam novas sensações, valores e experiências para essa relação.

Então para ser top of mind, listamos 6 pilares essenciais para o seu negócio. 

1 – Exposição

Se tem um fator que pode estimular seu público a reconhecer sua marca é vê-la constantemente em meios populares como..

  • pontos de venda, redes sociais, sites ou em canais de divulgação offline.

Com este reconhecimento, o consumidor poderá ter maior engajamento com sua marca, mesmo que essa não seja uma lembrança espontânea.

2 – Associações

Para criar associações, você pode discretamente apresentar seu produto ou serviço como solução para um determinado problema.

Usando pequenos incentivos para atrair os consumidores, você pode fazer com que sua marca seja lembrada de maneira espontânea.

Para isso, as dicas a seguir vão te dar o norte.

3 – Branding

Como dito antes, branding é a gestão das estratégias de marca de sua empresa. 

Por meio dessas ações, você tem a possibilidade de contribuir para a definição de um posicionamento efetivo, além de trazer um gerenciamento da identidade visual de seu negócio. 

A partir daqui, você poderá potencializar a percepção da sua marca em relação aos seus clientes, promovendo o seu negócio nos canais mais indicados.

E para construir e fortalecer o seu branding, comece fazendo isso:

  • tenha atenção quanto à missão da empresa e pregue-a entre os seus profissionais, de modo que ela seja vivenciada no dia a dia do negócio;
  • preocupe-se com o público interno para que ele esteja engajado com os resultados da empresa;
  • mude sempre que considerar necessário, especialmente se essas transformações trouxerem impacto para os resultados;
  • esteja onde o seu cliente está e fale de acordo com o tom mais indicado.

4 – Conheça seu público

Seja qual for a estratégia adotada em sua empresa, é essencial ter um conhecimento amplo do seu público. 

Para isso, o primeiro passo é entender sobre o mercado. 

Assim, você vai obter conhecimento do que as pessoas já têm acesso e as qualidades que elas mais buscam na concorrência.

Sendo assim, saiba quem é a sua persona. Trata-se da representação semi-fictícia de seu cliente ideal.

A partir desse entendimento, você terá a oportunidade de se planejar melhor quanto aos interesses de seu público e poderá adotar uma comunicação correta, de acordo com os canais mais indicados.

5 – Tenha uma identidade visual consistente e marketing forte

Existem marcas com uma identidade visual tão consistente que, assim que olhamos, imediatamente já sabemos do que se trata.

Por isso você também precisa criar uma imagem forte e personalizada com os valores do seu negócio, e assim, ser lembrada facilmente pelo público. 

Esta consistência também deve estar relacionada aos seus canais de divulgação.

Vale lembrar que estratégias inteligentes e bem pensadas de Marketing são vistas em todas as marcas top of mind.

Então se o seu público gosta de consumir conteúdos com uma linguagem mais leve, por exemplo, esse também deve ser o tom de todas as suas redes.

Investir nesse tipo de ação contribui para ampliar a visibilidade da marca e desenvolver relacionamentos duradouros com o seu público – o que é um das mais importantes dicas para ser top of mind.

6 – Invista na qualidade do atendimento prestado

Um dos fatores que mais impactam a experiência do consumidor, sem dúvidas, é a forma como ele é atendido.

Afinal, o atendimento é essencial para estabelecer uma relação positiva e benéfica com quem consome seus produtos e serviços, e por isso, é faz parte das principais dicas para ser top of mind.

Desta forma, a excelência neste aspecto pode fidelizar os consumidores e também evitar crises e danos à imagem da sua empresa. 

Uma pesquisa da NewVoice, por exemplo, indica que 59% dos consumidores entre 25 e 34 anos compartilham online as experiências de atendimento negativas que tiveram.

Então quanto melhor for o atendimento oferecido, maiores serão suas chances de se tornar uma marca top of mind.

Mas para isso, você precisa contar com as ferramentas certas!

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