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Grupos ou Lista de Transmissão? Conheça a melhor opção para vender pelo WhatsApp

Entenda a diferença entre grupos e listas de transmissão e saiba qual é a melhor opção para vender pelo whatsapp. Veja também 5 dicas para uma estratégia certeira.

Vender pelo WhatsApp já é uma realidade para muitos negócios, sejam eles digitais ou físicos.

Mas para ter sucesso, é essencial saber usar os recursos que a plataforma oferece para o seu negócio.

Neste ponto, muitos empreendedores se perguntam a mesma coisa:

Para vender pelo WhatsApp, é melhor usar Grupos ou Listas de Transmissão?

A resposta você vai ver mais a frente, mas eu já posso te adiantar que, se tratando de WhatsApp, estes são 2 dos recursos mais usados para vendas.

Qual a diferença entre Grupos de WhatsApp e Lista de transmissão?

A grande diferença entre Grupos de WhatsApp e Listas de Transmissão está na dinâmica de entrega das mensagens.

Ao criar um grupo, você terá a junção de diversas pessoas em um só ambiente dentro do WhatsApp – tal como acontece no Facebook.

Com isso, ao enviar uma mensagem dentro do grupo, todas as pessoas presentes nele receberão a mensagem (podendo até comentar, caso o grupo seja aberto).

Já em uma lista de transmissão no WhatsApp, você pode enviar uma única mensagem a diferentes contatos, ao mesmo tempo – como no e-mail marketing.

Neste caso, você pode escolher quem vai receber a sua mensagem e personalizar com base nos diferentes interesses e gostos da sua audiência.

Então para te ajudar a tomar a decisão certa para o seu negócio, preparamos a seguir as vantagens e desvantagens de vender pelo WhatsApp através desses 2 fortes recursos.

Grupos de WhatsApp

Aos olhos de alguns, os Grupos de WhatsApp podem parecer mais simples e práticos, mas não é bem assim.

Isso porque, ao criar um grupo, você abre um espaço para todos interagirem com a sua marca.

E essa interação em grupo pode ser vantajosa ou prejudicial para a sua marca.

Vantagens

Quando você anunciar uma oferta no grupo, e seus clientes verem que há outros comprando, se interessando e elogiando o seu produto ou serviço, bingo!

Você pode dar início ao famoso efeito manada, aumentando suas vendas através do gatilho de prova social.

Desvantagens

Agora como você não pode controlar os comentários que serão positivos daqueles que serão negativos, as coisas podem fugir do controle.

Clientes podem começar a reclamar dentro do grupo, mudando a opinião de quem estava prestes a comprar de você.

Ou na pior das hipóteses, concorrentes podem entrar disfarçados no grupo para pegar o telefone dos seus clientes e começarem a oferecer produtos iguais aos seus.

Lista de transmissão

Além da comunicação em escala, as listas de transmissão tem outra característica em comum: a agilidade na entrega das mensagens.

Entretanto, quando falamos em entregar uma comunicação mais exclusiva, visando aumentar a fidelização, as listas de transmissão saem na frente.

Vantagens

As listas de transmissão permitem que voce segmente sua lista de contatos por gostos, sexo, idade, interesse no seu produto ou estágio no seu funil de vendas.

Desta forma, você vai conseguir enviar a mensagem certa para a pessoa certa, aumentando então a assertividade da sua comunicação.

Além disso, ao enviar a mensagem, você ainda poderá capturar o feedback individual de cada cliente, respondendo todas as dúvidas e sugestões num bate papo particular.

Desvantagens

Uma desvantagem da lista de transmissão é que o seu cliente só receberá suas mensagens se ele também tiver seu número adicionado aos contatos dele.

Agora, após analisar os prós e contras de cada recurso, vamos ajudar você a usar a melhor opção para vender profissionalmente pelo WhatsApp: 

  • As Listas de Transmissão. 

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business

  • Passo 1

Abra o WhatsApp no seu dispositivo, toque no ícone de três pontos no canto superior direito e selecione “Nova Transmissão”.

  • Passo 2

Você será direcionado para seus contatos do WhatsApp. Selecione as pessoas que você deseja adicionar e toque no botão OK.

  • Passo 3

Escolha os contatos para a sua nova lista. Importante saber: só receberão as mensagens enviadas via listas de transmissão os contatos que tem seu número salvo.

Editando sua lista de transmissão

Depois de criar sua lista de transmissão no WhatsApp, você pode incluir novos membros, excluir contatos e até mudar informações. Para isso, basta…

  • Acessar suas listas de transmissão;
  • Na lista que deseja editar, toque no símbolo (i);
  • Selecione o que deseja editar: nome da lista, adicionar ou remover membros e mais.

5 dicas para uma estratégia de lista de transmissão bem sucedida

Agora que você aprendeu a criar a sua lista de transmissão, chegou a hora de desvendar 5 dicas para criar uma estratégia certeira para vender no WhatsApp.

1 – Tenha permissão para entrar em contato

Existe uma lei que permite que empresas entrem em contato com leads e clientes por meio do WhatsApp. 

Entretanto, é preciso que você tenha a permissão dos seus contatos para contatá-los — é o que chamamos de Opt-in.

Isso porque, sem a permissão do cliente, você será considerado como Spam – o que pode gerar penalizações (e até banimento) para a sua marca dentro do aplicativo.

2 – Garanta que seus contatos tenham seu número salvo

Como eu disse anteriormente, seu cliente precisa ter o seu número salvo para poder receber as mensagens da sua lista de transmissão.

Portanto, a dica é que, a partir do momento que o cliente autoriza ou entrou em contato com você, peça para que ele salve o seu contato no WhatsApp.

Crie uma boa proposta de valor que realmente estimule o usuário a salvar seu contato e permitir que sua empresa se relacione com ele por lá. 

  • Inclusive, esse é um ótimo motivo para você criar listas e enviar promoções personalizadas.

3 – Realize segmentação da lista de contatos

Assim como nas estratégias de e-mail, o envio em massa não é indicado para vender pelo WhatsApp.

Para ter mais resultados, a segmentação de lista é a melhor opção para fornecer suas ofertas e conteúdos.

Neste caso, você pode começar com 3 segmentos:

  • Clientes, ou seja, quem já comprou de você,
  • Leads, que são pessoas interessadas no seu serviço/produto, mas ainda não são clientes;
  • Prospects, que são os contatos que você foi atrás e eles aceitaram conversar.

Essa segmentação de listas vai ajudar você a aumentar as taxas de conversão da sua estratégia.

4 – Prepare sua estratégia de conteúdo

Agora que você sabe para quem enviar a mensagem é hora de organizar uma estratégia do que enviar. 

Neste ponto, a dica é integrar as estratégias do WhatsApp ao seu plano de marketing, vendas e atendimento.

Para isso, organize um calendário editorial, suas ofertas e use o WhatsApp para distribuir suas ações.

5 – Use o canal para suporte e atendimento rápido

O WhatsApp Business pode e deve ser usado para melhorar a experiência do cliente em relação a sua marca.

Portanto, busque responder seus clientes no menor tempo possível, para manter uma boa imagem para a sua marca no aplicativo, e assim, melhorar suas taxas de conversão e retenção.

Neste caso, automatizar seu atendimento no WhatsApp é a melhor saída!

Conte com a Comunix para automatizar seu atendimento no WhatsApp

Ao contratar uma plataforma de atendimento para o seu WhatsApp, você vai ganhar benefícios como…

  • A centralização de contatos e informações; 
  • Acesso a relatórios e dados; 
  • Redução de custos operacionais; 
  • Aumento da produtividade da equipe.

Para aproveitar tudo isso, a Comunix oferece duas soluções completas para vender pelo WhatsApp:

Solução ideal para otimizar os resultados do seu negócio, através de um atendimento mais confortável, intimista e ágil. 

Tudo isso em uma central  voltada para o seu desempenho dentro do app.

A solução mais avançada e eficiente para escalar o seu atendimento é através do WhastApp.

Além de poder enviar notificações, utilizar múltiplos atendentes e criar chatbots para automação, essa poderosa versão pode ser integrada a outras plataformas de atendimento.

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