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Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas de ouro

Saber como vender pelo WhatsApp é a melhor alternativa para aumentar as vendas e atrair clientes. Descubra 7 dicas para você começar hoje.

Apesar do sucesso da plataforma, grande parte dos empreendedores ainda não sabem como vender pelo WhatsApp.

Fato que, de 2022 adiante, pode fazer toda a diferença para os resultados de negócios de todos os portes.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Opinion Box, especialista em pesquisas de mercado online, 76% dos usuários entrevistados se comunicam com empresas através do aplicativo (WhatsApp).

Isso porque, além de já ser o principal canal de comunicação no país, o WhatsApp também é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente.

Por essas e (muitas) outras, é fundamental saber atrair audiência, encantar clientes, e principalmente, saber como vender pelo WhatsApp.

Então continue a leitura que, depois deste artigo, você já vai poder começar suas vendas hoje.

Trabalhando com vendas no WhatsApp

O primeiro passo para começar a vender pelo WhatsApp é baixar a versão certa do mensageiro.

Desde 2018 já existe uma versão do WhatsApp apenas para empresas e negócios de todos os tipos, visando o comércio de produtos e serviços.

Ideia que foi fruto da própria equipe por trás do app, que percebeu rapidamente o potencial de engajamento e facilidades de uso do WhatsApp.

Atualmente, o mensageiro conta com 20 bilhões de usuários no mundo, dos quais 120 milhões são brasileiros. Portanto, as chances de ter sucesso são grandes. 

Mas para alcançar resultados na plataforma, é preciso planejar bem as estratégias para alcançar o público e gerar vendas.

Isso porque, mesmo com tamanho potencial de vendas, hoje as pessoas esperam que a experiência gerada seja tão boa quanto nos outros canais, inclusive o presencial.

WhatsApp Business: melhor versão para vender pelo app

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo direcionado para pequenas, médias e grandes empresas.

Para isso, o aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas.

Depois de se cadastrar, é possível incluir detalhamentos sobre o negócio, como:

  • Descrição do negócio, produtos ou serviços;
  • Localização no mapa com endereço completo; 
  • Contato de e-mail;
  • Horário de atendimento;
  • Link do site;
  • Catálogo de imagens para divulgação e comercialização de produtos.

Todas essas informações são essenciais para que o cliente saiba o que você vende e como entrar em contato. 

Além disso, como o WhatsApp tem também uma versão web (para ser usada em um computador), você ainda pode disponibilizar o link no app para direcionar seu cliente para o seu site.

Uma boa alternativa para facilitar a jornada do cliente e aumentar o tráfego do seu site.

Mas isso não é tudo!

Ferramentas do WhatsApp Business

Além de recursos de divulgação para o seu negócio, o WhatsApp Business também oferece opções para otimizar o seu atendimento dentro do app.

Você pode configurar e enviar respostas rápidas e instantâneas, por exemplo, para agilizar o suporte ao cliente. Um boa opção para situações como:

  • Mensagens de boas-vindas;
  • Informações sobre o horário de funcionamento;
  • Justificativas sobre a ausência no momento. 

Há ainda uma funcionalidade na conta comercial bastante útil para os empreendedores autônomos: Um sistema de etiquetas

Com ele, você pode categorizar as conversas com os seus clientes, para organizar suas mensagens e priorizar as mais importantes. 

Como Baixar o WhatsApp Business

  1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business;
  2. Abra e aceite as permissões recomendadas;
  3. Depois, insira o número do seu negócio;
  4. Em seguida, clique em avançar para autorizar o acesso às mensagens de SMS para confirmação do código de verificação da sua conta;
  5. Feito isso, informe o nome do negócio, insira a imagem que você deseja vincular à sua marca e comece suas vendas!

7 Dicas para divulgar o seu produto ou serviço no WhatsApp

Com o WhatsApp Business, você pode se manter mais próximo de seus clientes, personalizar as mensagens e interagir com mais facilidade. 

As conversas, de modo geral, são rápidas e objetivas, mas agradam a um público já acostumado à velocidade da internet.

Além disso, a sua conta comercial vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Mas para aproveitar todos os benefícios, existem 7 passos essenciais para você saber como vender pelo WhatsApp.

1 – Solicite autorização para o seu cliente

Apesar de o WhatsApp ser uma rede aberta, não significa que você pode fazer contato sem que o cliente concorde.

Essa estratégia pode ser um tiro no pé, pois se o cliente achar invasivo e incômodo, logo irá se afastar da sua marca.

Então, antes de mais nada, solicite a permissão para enviar divulgações, promoções ou conteúdo.

Use as redes sociais e anúncios para atrair e converter, visando começar um relacionamento com o cliente.

Em seguida, oferece o link do whatsapp do seu negócio para oferecer um suporte personalizado.

Certifique-se de que tanto o seus clientes quanto aqueles em potencial estejam disponíveis para receber mensagens via WhatsApp.

2 – Organize seus clientes

Procure separar, categorizar e agrupar os contatos de acordo com o grau de relacionamento que você já tem com seus clientes. 

Dessa forma, sempre que precisar enviar uma estratégia, será mais fácil localizar aqueles que você deseja abordar no momento. 

Assim, será mais fácil interagir com aqueles que mais compram, os que fizeram apenas uma compra, quem ainda não tomou a decisão…

O segredo está no tratamento baseado no respeito e na transparência, pontos essenciais para um relacionamento duradouro e de confiança.

3 – Use listas de transmissão

Para usar este recurso, faça isso:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Clique em “Mais opções”;
  3. Depois em “Nova transmissão”;
  4. Busque ou selecione os contatos que deseja adicionar à lista;
  5. Toque na marca de confirmação. Pronto! 

Com a lista de transmissão, você pode enviar mensagens por categoria de clientes, aproveitando o agrupamento recomendado no tópico anterior. 

Dessa maneira, as chances de acertar no conteúdo é maior e você não corre o risco de ser bloqueado por inconveniência.

4 – Crie um cronograma de mensagens

Além da abordagem invasiva, outra estratégia que pode afastar o cliente da sua empresa são as mensagens frequentes sem motivo concreto.

Para evitar esse erro, criar um cronograma é a melhor saída.

Com ele, você pode organizar as mensagens conforme o perfil de cada cliente ou o momento de vendas.

Os períodos sazonais, por exemplo, merecem um cronograma específico, com planejamento das campanhas de vendas pelo WhatsApp.

Nessas datas, os clientes esperam receber ofertas e promoções interessantes.

5 – Ofereça conteúdo

Para construir relacionamentos fortes com sua audiência. Não seja apenas um divulgador de produtos ou um vendedor insistente.

Ao invés disso, seja um gerador de conteúdo interessante e útil.

Como?

Comece mostrando o quando o seu produto ou serviço pode agregar na vida dos seus clientes.

Demonstre como você pode solucionar as principais dores da audiência, através de dicas para a rotina.

Dentro disso, destaque o papel do seu produto ou serviço.

6 – Use outras redes Sociais para construir sua audiência

Outra boa estratégia para fazer o seu WhatsApp bombar, é construir sua audiência através de outras redes sociais.

Facebook e Instagram, por exemplo, estão em alta e a conexão entre elas pode render resultados incríveis para o seu negócio.

Por isso, o ideal é trabalhar as vendas por todos os canais, incluindo o site e a loja virtual, onde o ícone do WhatsApp pode ser inserido como mais uma opção de contato. 

Essa conexão auxiliará na construção de uma audiência e fará com que o cliente tenha curiosidade ou desejo de seguir e interagir com a sua marca.

7 – Tenha um bom gerenciamento

Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta.

Portanto, dedique um tempo para organizar o seu atendimento e gerenciar as interações pelo aplicativo.

O gerenciamento é crucial para o sucesso da estratégia, e para não errar nesse quesito, você precisa dispor de recursos que te possibilitem:

  • Verificar facilmente qualquer interação realizada através do canal;
  • Recuperar dados de clientes com agilidade;
  • Transferir dados entre atendentes com facilidade;
  • Exportar relatórios completos de acordo com as suas necessidades de gerenciamento.
  • Realizar curadoria dos assuntos mais relevantes.

Neste ponto, existe 2 caminhos para transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas:

A) A experiência do consumidor

Ter um WhatsApp profissional, uma boa vitrine, listas de transmissão, um excelente atendimento e uma boa gestão são obrigatórios para alcançar o sucesso. 

Mas o que vai fazer o cliente escolher a sua loja ao invés do concorrente, é a experiência que você oferece.

Para isso, comece oferecendo um tom de comunicação amigável e objetivo, buscando a conexão com a sua audiência.

Depois alinhe os recursos do aplicativo para oferecer a melhor experiência possível

B) Tenha uma ferramenta de gestão de qualidade

Imagine que os seus atendentes tenham realizado uma troca de turno. Um consumidor torna a entrar em contato, e o atendente solicita todos os dados dele novamente.

Essa ação irá gerar uma barreira de interação e certamente o consumidor não ficará tão satisfeito. 

Por isso é tão importante ter os dados dos clientes disponíveis facilmente, bem como seu histórico de interação.

Neste ponto, a tecnologia e a expertise da Comunix podem te ajudar a impulsionar suas vendas no WhatsApp.

Conheça o WhatsApp Contact Center Comunix para pequenas e médias empresas.

Com esta solução, você pode usar o canal preferido dos brasileiros para otimizar os resultados do seu negócio, através de um atendimento mais confortável, intimista e ágil.

Tudo isso contando ainda com uma central voltada para o seu desempenho dentro do aplicativo.

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