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Por que o atendimento proativo é um diferencial para a sua empresa?

Descubra porque o atendimento proativo é um diferencial para a sua empresa, conheça as principais vantagens e veja como implementá-lo.

O que a maioria das pessoas não sabe é que, muitas vezes, o atendimento proativo é o maior diferencial para os resultados de uma empresa.

Mas o que isso significa?

Bem, como você já deve saber, um bom atendimento pode garantir mais clientes fidelizados à sua empresa.

E um bom método para a qualidade deste atendimento está na tomada de iniciativas para resolver questões dos clientes.

Esse passo a frente ajuda a potencializar atendimentos, superar expectativas, e principalmente trabalhar em favor do fortalecimento da fidelização dos consumidores.

Dito isso, o atendimento proativo é aquele que está sempre preparado para realizar um contato ativo e eficiente com seus clientes.

Agora se você quer mesmo é conhecer os benefícios e aprender a aplicar essa estratégia no seu negócio, continue essa leitura junto comigo.

O que significa ser proativo

Em poucas palavras, ser proativo é ser a pessoa que toma atitudes com o objetivo de antecipar a resolução de problemas futuros, necessidades ou mudanças.

Ou seja, de forma direta, a proatividade está ligada à antecipação, e é isso o que significa ser pró-ativo.

Neste ponto, o atendimento proativo é aquele realizado por iniciativa e condução da própria empresa.

Portanto, trata-se do atendimento que acontece quando seu negócio entrar em contato com o cliente por alguma razão específica:

  • Para entregar uma informação, lembrar acerca de algo importante, oferecer alguma novidade, alertar a respeito de alguma promoção, entre outras coisas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a questão aqui não é somente de adotar uma postura agressiva e ir atrás do cliente.

Trata-se de tomar a atitude de estreitar as relações com ele, com vistas a satisfazê-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo. 

Trata-se de uma estratégia voltada para proporcionar ativamente boas experiências aos clientes, a partir de resoluções rápidas e eficientes.

Diferença entre atendimento reativo e proativo

Por serem termos bem próximos, precisamos falar também sobre o atendimento reativo.

Ser reativo é exatamente o oposto de ser pró-ativo.

Portanto, um atendimento reativo toma atitude somente em resposta a algo que tenha acontecido.

Mas a verdade é que ambos os modelos de atendimento são importantes de acordo com o momento da jornada do seu cliente.

A dinâmica das interações reativas é bem exemplificada em um e-commerce que espera que o cliente informe sobre o atraso da entrega para tomar providências.

Ajustando esse processo com a dinâmica proativa, o website pode informar o código de rastreio para o cliente e, em conjunto, acompanhar o andamento da remessa.

Então qual é a importância de ter um atendimento proativo?

Como podemos perceber, ambos os formatos de atendimento tratados aqui são comuns no mercado e, muitas vezes, até se misturam.

Mas a verdade é que o atendimento proativo apresenta mais benefícios do ponto de vista do sucesso do cliente – principalmente porque conta com elementos reativos, como a escuta ativa e a recepção de demandas e solicitações.

Além das vantagens, a principal diferença talvez seja o fato de que o atendimento proativo conta com recursos avançados para antecipar soluções. 

Seu foco, sobretudo, é alcançar a plena satisfação do cliente e fortalecer, portanto, o relacionamento.

Então para te mostrar como o atendimento proativo pode ser um diferencial para a sua empresa, listamos a seguir as principais vantagens deste poderoso modelo.

3 Vantagens do atendimento proativo

1 – Melhora as taxas de retenção

Ser proativo no atendimento significa colocar-se 100% à disposição do cliente. 

Representa dedicar-se inteiramente a antecipar e solucionar demandas, entendendo o consumidor como um ente importante e que merece ser atendido e correspondido com excelência.

Sendo assim, considere o seguinte:

  • Se sua empresa oferecer esse tipo de contato, qual será a reação do cliente? 
  • Como será a experiência dele na jornada de compra? 
  • Será que ele ficará satisfeito? 

2 – Aumenta a reputação da marca

Além disso, quanto mais proativo seu negócio for, mais seus clientes respeitarão e se manterão fiéis à sua marca, acredite.

Isso porque o diferencial do atendimento proativo é demonstrar a disposição de suprir as necessidades dos consumidores e satisfazer os desejos deles . 

Além disso, é sempre bom lembrar que conquistar clientes promotores é a melhor e mais eficaz ação de marketing.

3 – Concede mais liberdade aos colaboradores

Por fim, o atendimento proativo beneficia seus próprios colaboradores, que terão mais liberdade para atuar de maneira estratégica.

Ou seja, eles terão mais recursos para agir de modo a encantar e conduzir os processos de atendimento da forma mais qualificada e adequada possível.

Como implementar um atendimento proativo na sua empresa

Agora que você conhece as vantagens do atendimento proativo, veja como implementá-lo como um diferencial para a sua empresa.

Acolha o cliente

Como falamos no início desse conteúdo, um bom atendimento pode garantir a fidelização de um cliente.

Neste ponto, é certo que uma empresa que sabe acolher o seu consumidor, ouvindo suas queixas e oferecendo soluções, tem grande possibilidade de não perder esse cliente.

Seja paciente 

Jamais trate um cliente de forma ríspida ou ignorante. 

Um atendimento proativo, que tenha como base a educação e a sobriedade, fortalece o relacionamento com o cliente, e garante um consumidor fiel para a sua marca.

Saiba informar de forma precisa

A habilidade de transmitir informações de forma clara e competente, a fim de responder as dubiedades dos clientes, é muito importante. 

Quando um atendente informa de forma esclarecida, ele não deixa espaço para ruídos. 

Conte com ferramentas omnichannel de automatização

Para implementar um atendimento proativo de sucesso, além de profissionais proativos, você também precisa de ferramentas de qualidade

E neste quesito, uma solução omnichannel de automatização de atendimento pode tornar esse diferencial ainda mais eficiente.

Isso porque, além da comunicação, um sistema de automatização auxilia a empresa no armazenamento seguro de todos os dados de um cliente.

Atuando desta forma, você vai não só melhorar sua comunicação, como também alavancar seus resultados, conquistando uma audiência fiel bem maior.

Deixe a Comunix te ajudar a ter um atendimento proativo

Se após ler este artigo, você está convencido de implementar o atendimento proativo como diferencial na sua empresa, a Comunix pode te ajudar.

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