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Impacto do crescimento digital na relação com os consumidores brasileiros

Entenda qual é o impacto do crescimento digital na relação com os consumidores, e conheça 4 regras de ouro para sua empresa se consolidar no mercado.

O crescimento digital foi nítido durante a pandemia, causando uma mudança importante na relação das empresas com os consumidores.

Mas o que isso significa?

Durante a pandemia, tudo o que se fazia na rua passou a ser feito online.

Agora considere todo o poder que a internet fornece para mais informações e opiniões reais sobre tudo que se vai comprar.

Junte isso ao tamanho do impacto da crise do coronavírus na economia global, que fez os consumidores perderem poder de compra. 

Percebe aonde quero chegar?

A verdade é que a percepção de valor de produtos e serviços mudou.

E com consumidores munidos de informações para conseguir o melhor negócio, o resultado é uma explosão de competitividade.

Agora, com um perfil de consumidor mais exigente e menos disposto a gastar muito, adquirir consumidores se torna cada vez mais caro e difícil.

Quando fica mais difícil ter um novo cliente, nosso principal ativo deixa de ser um portfólio de produtos para ser um portfólio de clientes.

Aline Prado, Data & Insights do Google

Cenário socioeconômico

No Brasil, o cenário é de recorde de desemprego e de desigualdade da série histórica. 

Com o aumento da inflação, os consumidores brasileiros também perderam poder de compra.

Mas além dos fatores econômicos, essa é uma crise que gerou grandes impactos sociais e traumas. 

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entre março de 2020 e julho de 2021, o país teve 675 mil óbitos a mais que o processo demográfico natural, um aumento de 62%.4 

O resultado representa um luto coletivo, com a perda de amigos e familiares e um salto no número de órfãos.

E com um cenário financeiro e social tão complexo, o brasileiro nunca foi tão infeliz e insatisfeito com a própria vida, segundo pesquisa do instituto global Gallup World Poll.

Mas no meio de tantas mudanças, um elemento anda fazendo toda a diferença para as relações entre empresas e clientes.

Impacto do elemento humano na digitalização

Para exemplificar esse novo cenário, a pesquisa “The Most Trusted Brands”, da Morning Consul, apontou a queda de confiabilidade nas grande sentidas no Brasil, em março de 2021.

E sabe o que isso significa?

Essa é a imagem de um sistema que começa a apontar novos valores e âncoras de confiança entre empresas e consumidores.

E para provar, a mesma pesquisa mostra que pequenos negócios e profissionais, como médicos e professores, ganharam mais confiança.

Sendo assim, o elemento humano aparece como contraponto às instituições e entidades nessa mudança de valores.

Novo comportamento do consumidor brasileiro

“A digitalização acelerada funcionou como uma máquina do tempo: empacotou uma evolução esperada para uma década em apenas dois anos. Saltamos de 2019 a 2030. É impossível encontrar o mesmo consumidor pré-pandemia”

Maurício Martiniano, Head of Business Solutions, Data & Insights do Google

O mundo mudou. Hábitos, escolhas, relacionamentos também. Rapidamente, tudo ficou diferente.

Hoje, por exemplo, as buscas por reviews e críticas de produtos no Google, por exemplo, aumentaram 26% durante a pandemia. 

Isso significa que agora existe uma conexão entre consumidores online, que constroem o veredito sobre a real opinião de um produto ou serviço. 

E as empresas perceberam a necessidade de ter um canal mais aberto e de confiança com o consumidor para que a roda da economia possa girar.

Por isso, se você deseja construir uma relação sólida com seus consumidores, e assim, ter mais resultados, eis aqui as 3 regras de ouro para a sua empresa.

3 regras de ouro na relação com os consumidores 

1 – Humanize seu negócio

A relação entre marcas e consumidores está mais equilibrada do que nunca, por isso é fundamental trazer diálogo.

Neste sentido, a “humanização” nada mais é do que prestar atenção nas pessoas, se colocar no lugar delas e oferecer o que precisam. 

  • Quanto mais peculiares e profundas são as necessidades dos consumidores, mais forte a conexão. 

Lembre-se também de que as entidades abstratas estão perdendo força. 

Por isso, entender que as figuras humanas são as novas âncoras de confiança é essencial para perceber como os pontos de contato humano das marcas vão ganhar força.

2 – Tire os obstáculos do caminho

Em um mercado de maior competitividade, ninguém vai escolher quem deixa o caminho cheio de dificuldades. 

Por isso, hoje as empresas precisam se conectar de forma mais rápida e prática com o cliente.

Neste ponto, o conceito omnichannel é um dos recursos mais poderosos no estreitamento da relação entre marcas e consumidores.

Isso porque, através dele, é possível atender e se relacionar com o cliente no canal que ele estiver ou se sentir mais à vontade.

3 – Empodere seu cliente

As relações analógicas daqui para a frente podem significar “dar trabalho”, a não ser que elas sejam um tratamento de alta atenção e luxo. 

Nos acostumamos a colocar os dados do cartão de crédito em qualquer novo aplicativo porque temos a sensação de transparência e controle. 

Portanto, não é mais a solidez que dá garantia ao consumidor, e sim a ultraconveniência que uma marca ou um serviço pode gerar para o usuário.

Isso simplesmente para mostrar que a empresa entende o que é necessário para o consumidor.

4 – Use a tecnologia para sincronizar seu atendimento com o novo comportamento do consumidor

Atualmente você não consegue fortalecer a conexão com o seu consumidor sem o apoio da tecnologia certa.

Afinal, assim como ele, a sua empresa também precisa ter uma presença moderna, dinâmica e diversa.

E para modernizar a comunicação da sua empresa, a Comunix tem as melhores soluções.

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