Entenda o que é Metaverso e veja como seu negócio pode se encaixar nessa tendência que promete ser o futuro da interação social.
Nas últimas semanas, um dos assuntos que dominou a internet foi o Metaverso. Mas você sabe o que é ou como isso impacta o seu negócio?
Vivemos na era da tecnologia, da informação em massa e da interação social via internet.
Diferente de alguns anos atrás, hoje você pode abrir o seu WhatsApp, Instagram ou Facebook para realizar uma compra de forma prática.
Isso porque, a interação entre empresas e consumidores mudou, e agora parece que o próximo passo desta transformação está no Metaverso.
Por isso, no artigo de hoje você vai entender melhor o tamanho da influência que este novo ambiente virtual está trazendo para as pessoas (e para a sua empresa).
Mas o que é o Metaverso?
O Metaverso pode ser definido como um ambiente virtual e coletivo que se conecta com o mundo real.
Neste ambiente, as pessoas irão interagir por meio de avatares (que é a versão do usuário em 3D).
Ou seja, o usuário irá se relacionar num ambiente on-line, não real, usando um equipamento específico, como o óculos de realidade virtual (VR), por exemplo.
Isso, inclusive, já vem acontecendo com jogos, em que as experiências dos jogadores são cada vez mais reais.
Entretanto, a novidade agora é estender esse Metaverso para outras áreas, para que assim, as pessoas possam trabalhar, interagir, estudar, fazer negócios, etc.
E como surgiu o Metaverso?
A criação do termo Metaverso é atribuída a Neal Stephenson, que citou pela primeira vez o termo no seu livro Snow Crash (Publicado no Brasil como Snow Crash e Nevasca), de 1992.
Entretanto, a ideia de um mundo virtual (já presente em filmes como Matrix) é, agora, a mais nova empreitada de Mark Zuckerberg.
O Metaverso existe em espaços virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você.
Mark Zuckerberg
Para que serve o Metaverso?
Em qualquer área de atuação, o Metaverso serve para simular, num ambiente virtual, uma vivência real.
O exemplo recente desta simulação, inclusive, foi divulgado pela imprensa, apontando que a prefeitura da cidade de Uberlândia – MG realizou uma reunião no Metaverso.
Já na área educacional, por exemplo, o Metaverso pode simular ambientes para permitir ao estudante uma vivência próxima da realidade.
Quanto às empresas, é possível reproduzir o ambiente empresarial de forma virtual, participar de reuniões e seguir no ambiente até o espaço para o café, tornando o trabalho remoto mais dinâmico.
O Metaverso e as empresas
Como você já viu aqui, o grande foco do Metaverso são as empresas.
Afinal, o esperado é que elas tomem a iniciativa de financiar projetos para usar o Metaverso em treinamentos, eventos, reuniões de trabalho, etc.
E quem já esta aproveitando a deixa para lançar produtos são marcas como a Nike, Ralph Lauren, Itaú, Vans, Fortnite, Gucci, Balenciaga, Burberry, Stella Artois e Lojas Renner.
Além disso, podemos citar mais 2 exemplos:
- O Facebook mudou o nome para “Meta” (Meta Platforms) e está investindo em tecnologia que permitirá conexões sociais no Metaverso.
- A empresa McDonald’s apresentou pedido de registro de marca, nos Estados Unidos, para a criação de um restaurante virtual no Metaverso – O objetivo é entregar produtos virtuais (alimentos e bebidas) e também comida de verdade no domicílio dos clientes.
Sendo assim, podemos concluir que o Metaverso já é visto como a mais nova revolução no mundo dos negócios.
A segurança e o acesso e a privacidade no Metaverso
Até o momento tudo parece muito bonito, mas 3 pontos precisam ser levantados: Segurança, Acessibilidade e Privacidade.
- Segurança
A autenticidade das transações no Metaverso acontece por meio de tokens, os “NTFs” (Non Fungible Token), registrados em tecnologia blockchain, com a finalidade de garantir a propriedade digital do que for adquirido virtualmente.
- Acessibilidade
A acessibilidade ao Metaverso é amplamente dependente do hardware disponível e da conexão com a internet.
Dessa forma, até que o Metaverso se popularize e se torne acessível, pode demorar alguns anos, sendo que algumas ferramentas como o Óculos VR do Facebook, permanecerão foram do alcance de boa parte da população
- Privacidade
Muitos se perguntam como a criação de ambientes virtuais, povoados com avatares que podem ser extremamente realistas poderão afetar a privacidade de quem transita pelos universos virtuais.
Isso porque muitas informações apontam que os dados dos usuários são vendidos e utilizados, para que empresas possam se aproveitar do comportamento do consumidor.
Então, após a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o assunto está em alta ultimamente.
Mas de qualquer forma, o usuário que frequentar tais ambientes precisará tomar cuidado para não expor suas informações.
A importância do Metaverso para a comunicação
O Metaverso tem por finalidade propiciar que pessoas e empresas interajam num ambiente digital, em experiências similares às do mundo físico.
Neste contexto, ele oferece forma diferente de realizar negócios, que pode ou não fazer sentido e ter utilidade prática para a sua vida ou negócios na atualidade.
O assunto ainda é precoce e polêmico, e a regulamentação deste ambiente virtual deverá ser pensada e debatida.
Afinal, é preciso prevenir fraudes e garantir a integridade dos negócios, tornando o Metaverso seguro para as empresas e para a sociedade.
O futuro da interação social
Com uma ideia clara do que é o Metaverso, agora vamos entender como as grandes empresas de tecnologia estão buscando implementar o conceito no dia a dia da sociedade.
Começamos pela Meta (Novo nome do Facebook) que aposta em realidade aumentada e virtual como o futuro das redes sociais.
- Através do óculos VR, a empresa busca criar um mundo virtual onde as pessoas possam construir avatares e se conectarem em qualquer parte do mundo.
Sendo assim, o objetivo aqui é permitir que as pessoas socializem, joguem e até mesmo que visitem lojas virtuais em 3D para realizar a compra de produtos.
O Brasil e o Metaverso
Uma das grandes questões sobre o Metaverso é o hardware necessário para acessá-lo.
Mesmo que a Realidade Virtual e Realidade Aumentada possam ser acessados de um smartphone ou PC, provavelmente demoraria alguns anos para que o hardware esteja acessível a boa parte da população.
Outro ponto fundamental é o investimento alto necessário para a construção desses espaços virtuais.
Esse contexto, faz com que grandes marcas ou empresas saiam na frente na jornada pelo Metaverso.
Portanto, no princípio o acesso ao novo universo virtual no Brasil deverá estar condicionado a um grupo pequeno de pessoas.
Mas nada impede que, em poucos anos, negócios de todos os tamanhos usem o Metaverso para otimizar seus resultados.