CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

5 benefícios do call center no atendimento ao cliente 2022

Descubra quais são os 5 benefícios do call center no atendimento ao cliente que continuam contribuindo para o crescimento das empresas em 2022.

Com o avanço da tecnologia e mudança no comportamento do consumidor, é normal empresários cogitarem que já se passou a época do call center no atendimento ao cliente.

Entretanto, a verdade é que este setor continua sendo essencial para o crescimento das empresa em 2022.

Afinal, mesmo que você não perceba, o serviço de call center continua muito presente no nosso dia a dia.

E para te provar isso, observe um exemplo simples:

  • Repare quantas embalagens, panfletos, flyers ou até manuais de instruções apresentam um número de telefone 0800, seguido da frase “Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Pois é, quando se trata de suporte, relacionamento ou atendimento, o call center ainda é o principal canal de grande parte das empresas.

E no artigo de hoje, você vai entender melhor a importância do call center no atendimento ao cliente em 2022.

Por que o atendimento ao cliente é tão importante?

Não é a primeira (e nem será a última) vez que vamos enfatizar aqui no blog a importância de oferecer um atendimento ao cliente de qualidade.

Até porque este recurso pode mudar completamente a percepção do cliente em relação a sua marca.

Naturalmente, eles podem se tornar um promotor da marca, indicando para amigos e parentes ao contar da boa experiência que tiveram. 

Do mesmo modo, um mau atendimento pode levar a perdas expressivas em poucos dias.

Por isso, ter um bom produto ou serviço, embora seja importante, já não é mais o motivo principal para que um cliente se mantenha fiel a uma marca. 

Isso porque, ao entrar em contato, o cliente espera receber um atendimento humanizado e ter seus problemas resolvidos.

Além disso, a competitividade está ainda mais acirrada em meio a esse misto de inovação e mudança no comportamento geral do consumidor.

Por mais que a tecnologia e a transformação digital sejam aspectos relevantes nesse processo, é o próprio cliente que já não aceita mais um atendimento limitado e busca empresas que ofereçam diferenciais.

Perspectivas do atendimento ao cliente

Para começar, a menos que seja um negócio muito específico, as empresas precisam se preparar para abranger todo perfil de público. 

Em plena era digital, dificilmente se encontrará alguém que não utilize um smartphone como meio de comunicação pessoal e para negócios.

Mas mesmo em tempos de chatbots e WhatsApp, o bom e velho telefonema muitas vezes oferece mais segurança a boa parte da população que só contava com esse meio de comunicação com a empresa.

Além disso, devemos citar também a ascensão do omnichannel, onde o cliente pode escolher a opção que mais lhe agrada para entrar em contato com sua empresa, seja ela…

  • WhatsApp, Instagram, Facebook, SMS, e-mail, chat ou atendente virtual do site, telefone para SAC, entre outros.

De todo jeito, o futuro prevê um atendimento dinâmico, descomplicado e sem burocracias, que prioriza a agilidade e a praticidade como pontos essenciais da fidelização. 

O cliente moderno não deseja amargar uma fila de espera ou perder tanto tempo em um atendimento para resolver questões simples.

E para isso, você precisa colocar a tecnologia a favor de um atendimento alinhado e agil, do direct do instagram ao número de telefone 0800.

A importância do call center para as empresas

Você já ouviu a expressão: “a primeira impressão é a que fica”? No atendimento telefônico isso não é diferente! 

Portanto, a importância do call center pode ser destacada pela experiência oferecida.

Isso porque, muitas vezes, é no call center que ocorre o primeiro contato entre o consumidor e a empresa, e é exatamente disso que vem a importância da humanização no atendimento ao cliente.

O atendimento personalizado pode não apenas resolver um problema do cliente ou realizar uma televenda, mas também para atender às suas necessidades e expectativas de compra. 

Assim, é possível torná-lo um cliente fidelizado da marca, o que traz inúmeros pontos positivos à imagem da empresa.

Você pode até se questionar: “Mas hoje existem diversos canais de atendimento ao cliente, por que o atendimento telefônico ainda é tão importante?”

Ainda sim, mesmo com o avanço da tecnologia e transformação digital, a verdade é que o atendimento telefônico ainda é importantíssimo.

5 vantagens do Call Center para a sua empresa

1 – Prospecção de novos clientes

A prospecção ativa de novos consumidores é um desafio para muitas empresas. 

Além de ser importante criar um script de vendas de sucesso, é fundamental contar com colaboradores especializados para prestar esse serviço.

Além disso, o responsável pela prospecção deve estar preparado para tirar dúvidas e responder às principais questões colocadas pelo cliente. 

  • Isso inclui não tentar vender logo de primeira, mas focar em estabelecer um relacionamento de confiança.

2 – Melhoria do suporte

A área de suporte de atendimento é essencial para qualquer empresa que deseja ter um bom relacionamento com os clientes. Isso é ainda mais relevante para os negócios que são prestadores de serviço.

Além de ser importante ter alguém disponível para atender aos chamados de dúvidas ou eventuais problemas, contar com um suporte 24 horas é um dos maiores diferenciais. 

Isso porque uma falha nesses serviços pode trazer um transtorno grande para o cliente e, consequentemente, trazer problemas para a imagem da empresa.

3 – Fidelização do cliente

Como o pai do marketing, Philip Kotler, falou: “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. 

Ou seja, apostar em estratégias de fidelização do cliente é um investimento no sucesso do seu negócio.

Reconhecer isso significa entender que o atendimento nunca termina quando o cliente finaliza a venda. 

Pelo contrário, existe todo um processo de pós-vendas que é fundamental para a fidelização e para o sucesso do cliente.

4 – Feedback

Quando você adquire um Call Center para a comunicação da sua empresa, você coloca à disposição do público um lugar de fala.

Através dele, é possível receber uma infinidade de informações valiosíssimas para a sua empresa.

Além disso, você pode também observar o entendimento que o sue cliente tem sobre a sua marca.

Portanto, todo feedback recebido servirá de alimento para a montagem  de estratégias de aprimoramento dos principais setores e serviços da sua empresa.

5 – Ótimo Custo-benefício

Você sabia que é possível encontrar boas empresas de terceirização de atendimento telefônico e que não custam uma fortuna? 

Ao contrário do que muitos acreditam, entender o que é call center e como funciona não é importante apenas para as grandes empresas, mas também para as de pequeno e médio porte.

Com o call center compartilhado da Prestus, por exemplo, você tem as soluções perfeitas para:

  • prospecção de clientes;
  • atualização cadastral e RSVP;
  • pesquisas de satisfação;
  • qualificação de leads;
  • cobranças e lembretes;
  • fidelização e pós-venda.

Dicas para prestar um bom atendimento no Call Center

Os clientes estão cada vez mais exigentes e não aceitam ser tratados como apenas “mais um”. 

A qualquer sinal de desinteresse da empresa, ele recorre à concorrência, independentemente de preço ou qualidade. 

Então para te ajudar nessa missão, listamos abaixo algumas dicas fundamentais para auxiliar no desempenho e resultados de um call center.

Atendimento Personalizado

Trate o cliente com exclusividade e se interesse realmente pelo seu problema. 

Assim, além de auxiliá-lo da melhor maneira, você estará agregando valor à compra e contribuindo positivamente na imagem da empresa diante de situações não muito favoráveis.

Equipe treinada

É fundamental que sua equipe de atendimento esteja preparada e disponível para auxiliar os clientes – mas não de maneira robotizada. 

Lembre-se de que os consumidores gostam de conversar com pessoas reais, que entendam as suas solicitações, conseguindo responder a elas de maneira eficiente, e nem sempre o atendimento automatizado é a melhor solução

Confie na tecnologia

Sistemas de atendimento, assim como softwares especializados no controle e organização de ligações são aprimorados a cada dia para entregar detalhadamente métricas de atendimento.

Essas questões são importantíssimas para empresas fornecedoras de serviços call center e, claro, para as empresas-clientes, que precisam ter um acompanhamento em tempo real do que está acontecendo no atendimento da empresa.

Deixe a Comunix ajudar sua empresa a ter um call center referência em atendimento ao cliente

A Comunix é conhecida no mercado por oferecer serviços e soluções que ajudam empresas como a sua a transformarem seu atendimento ao cliente.

Isso porque, aqui, você conta com o melhor da tecnologia para gerenciar e otimizar seus principais canais de atendimento.

Tudo isso usando tecnologia do jeito certo e reduzindo custos da central.

Então se você quer saber mais sobre nossas soluções, clique aqui!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados