CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

Como vender mais pelo WhatsApp em 2022

Descubra como você pode vender mais pelo WhatsApp em 2022 neste guia simplificado de técnicas, recursos e boas práticas para a ferramenta.

Nesta era em que as redes sociais se tornaram poderosas ferramentas empresariais, todo mundo quer saber como vender mais pelo WhatsApp.

Afinal, trata-se do aplicativo “queridinho” dos brasileiros e, portanto, com maior alcance de público.

Além disso, o WhatsApp é uma ferramenta bastante democrática, onde todas as empresas podem alcançar grandes resultados.

Entretanto, grande parte dos empreendedores não estão aptos para extrair todo o potencial de vendas que o WhatsApp oferece.

Então para ajudar você a vender mais pelo WhatsApp, hoje vamos falar sobre técnicas e boas práticas para o melhor proveito desta poderosa ferramenta de vendas.

WhatsApp é ferramenta chave para vender mais

De acordo com um relatório da Zenvia, 95% dos telefones celulares que os compradores compartilham com os vendedores, já estão associados a uma conta pessoal de WhatsApp.

Ou seja, praticamente todos os seus clientes estão presentes neste meio social.

Logo, se você se empenhar para passar uma boa impressão em seu WhatsApp profissional, pode gerar um grande impacto com seus clientes – e aumentar suas vendas.

Como gerar demanda no WhatsApp?

Gerar demanda no WhatsApp significa atrair pessoas e estimular conversas produtivas, capazes de terminar em conversão.

Para isso, veja poderosos recursos da ferramenta e saiba como usá-los na sua missão.

A – Botão do WhatsApp

Colocar um botão de WhatsApp em locais estratégicos é uma ótima forma de aproveitar os acessos de suas páginas para tentar fazer uma conversão.

Até porque essa prática facilita o contato do usuário com a sua marca e aumenta a chance de gerar leads.

Veja a seguir algumas possibilidades para a sua estratégia.

  • Pop-ups

Sabe aquelas faixas ou banners que aparecem quando o usuário visualiza a página? 

Eles podem ser usados para fazer a divulgação do seu número. Não esqueça de escrever uma mensagem atrativa que estimule os cliques no botão que leva para uma conversa no app.

  • Canto inferior

Você pode também substituir os aplicativos de chat por um botão de WhatsApp, e assim, aproveitar expandir sua estratégia do site também para os blogs e landing pages.

  • Página do carrinho de compras

Estar disponível para o cliente no seu local de compras, te ajudar a vender ainda mais.
Isso porque, ao ver o botão de whatsapp, ele pode te procurar para sanar qualquer dúvida que esteja lhe impedindo de finalizar a compra ali, na página.

  • Facebook

A página de informações da sua empresa na rede social deve ser utilizada de maneira estratégica. 

Para isso, insira um link do seu número de WhatsApp no espaço destinado às informações de contato. 

Caso prefira, esse link pode ser inserido no botão de ação (botão padrão onde você define se o usuário vai abrir seu site, fazer uma ligação ou acessar outra página).

  • Instagram

Atualmente as paginas do Instagram para negócios já possuem a opção de inserir o link do WhatsApp em um botão.

A partir daqui, um grande volume de usuários podem entrar em contato com a sua marca em apenas um clique. 

  • Facebook e Instagram Ads

Nas versões business do Facebook e Instagram também existe a opção de direcionamento do anúncio para uma conversa no WhatsApp.

Dessa forma, você pode criar e personalizar sua campanha de anúncios para uma conversão através do WhatsApp.

  • Linkedin

E se você também usa a Rede SOcial do networking, pode aproveitar o espaço que ela oferece para inserir o seu link do WhatsApp.

Assim, importantes conexões profissionais podem entrar em contato com sua marca em um clique.

B – Link do WhatsApp

Outro recurso poderoso para as suas vendas é o Link do WhatsApp.

Ele pode facilitar muito a comunicação entre a sua marca e o seu cliente, desde que seja aplicado de maneira inteligente.

  • Feed das redes sociais

Se fizer sentido, por que não compartilhar um conteúdo com um link do WhatsApp na descrição? Se o post é sobre um produto que você oferece, aproveite para incentivar uma conversa que vai gerar uma venda;

  • Bio do Instagram

Caso queira utilizar o botão do Instagram para outro site, a descrição da sua loja pode ser uma opção para colocar o link de contato;

  • Stories do Instagram

Sim, agora você também pode inserir um link de WhatsApp (ou qualquer outro) nos stories. 

Para isso, basta buscar nas figurinhas a opção de link.

  • Vídeos do YouTube

Se você também possui uma estratégia de conteúdo em vídeo, aproveite para levar os espectadores para uma conversa com a empresa.

Para isso,  basta inserir o link na descrição do seu canal e dos próprios vídeos, ou ainda, em um card (referência a outro conteúdo que aparece na tela do vídeo).

  • Assinatura e CTA dos e-mails

Esta é uma ótima opção para você que costuma trocar e-mails com usuários, clientes e afins.

Basta inserir o link na sua assinatura com um convite para as pessoas entrarem em contato.

Além disso, você também pode ter campanhas de e-mail focadas em levar as pessoas para o WhatsApp. 

Caso você já tenha um e-commerce, talvez faça mais sentido usar a url do site. 

Mas se não tiver, pode ser uma boa ideia convidar o futuro cliente para uma lista exclusiva, por exemplo.

  • Google Meu Negócio

Se você ainda não tem uma página no Google Meu Negócio, deveria começar a pensar nisso. 

Inclusive, você consegue inserir um link para os usuários que encontrarem o seu perfil ter um canal aberto com sua loja.

  • Google Ads

Você faz anúncios no Google Ads?

Pois saiba que é possível usar uma url com o link do WhatsApp. 

Mas neste caso, sua estratégia precisa ter as palavras-chave corretas.

Além disso, é essencial também otimizar a campanha sempre que necessário.

C – QR Codes

Os QR Codes são os novos códigos de barras. 

Eles se popularizaram, principalmente na internet e você pode utilizá-los para levar pessoas para o WhatsApp. 

São fáceis de acessar o conteúdo, visto que é só apontar a câmera do celular para o código.

  • Lives e vídeos de conteúdo

Quem ainda não conhecia esse tipo de código, acabou conhecendo a infinidade de lives realizadas por empresas e famosos. 

Enquanto o conteúdo é passado na tela, um código surge em primeiro plano.

  • Loja física

Para que as empresas não percam a oportunidade de se conectar com pessoas que não compraram na loja, esta é uma boa opção. 

Para isso, basta inserir o código em vitrines ou banners da loja;

  • Cartões de visitas

Se você realiza a divulgação do seu negócio por meio de cartões de visitas, aproveite o espaço e facilite o contato do cliente.

  • Embalagens

Sua embalagem também é uma forma de marketing. Uma embalagem bem feita vai ser guardada e reutilizada. 

Por isso, ter um QR Code nela é uma forma de se manter no radar do cliente.

  • Materiais de Marketing

Se você utiliza a estratégia de marketing de conteúdo, aproveite o espaço para incentivar novas conversas pelo WhatsApp. 

Deste modo, quando um potencial cliente baixar um ebook, planilha, entre outros materiais, ele terá a opção de falar com seu e-commerce mais rapidamente.

Dicas de atendimento pelo WhatsApp

Agora que você sabe como usar os recursos, é hora de voltar a atenção para a qualidade do seu atendimento.

Vale lembrar que este ponto é essencial para o número de conversões da sua estratégia.

1 – Tenha um numero profissional

Vender no WhatsApp exige profissionalismo. Por isso, é praticamente obrigatório ter um número exclusivo para negócios.

Primeiro, porque você evita responder clientes em horários inapropriados. 

Segundo porque você separa a vida pessoal dos negócios. 

Por fim, ao ter um número profissional você evita ficar online e deixar o cliente esperando por muito tempo.

Além disso, se você precisa contar com uma equipe para vender, não vai querer seu número pessoal atrelado a esse setor, acredite.

2 – Ofereça atendimentos rápidos

Quem vende no WhatsApp há algum tempo sabe: atender rápido é tão importante quanto atender bem. 

Porém, alguns empreendedores acabam se perdendo ao utilizar o aplicativo.

Pense em 4 situações:

  • Existe uma só pessoa realizando as vendas e ela precisa de ajuda com os atendimentos;
  • O time todo tem apenas um aparelho de celular e fica revezando os atendimentos;
  • Cada pessoa do time tem um aparelho, o que dificulta o acesso do cliente à empresa;
  • As pessoas do time utilizam celulares pessoais, o que impossibilita o acompanhamento da gestão.

Em todas as situações acima, existe um fator que ficou de fora: a agilidade no atendimento ao cliente. 

Seria impossível oferecer a primeira resposta para o cliente em um tempo aceitável.

De acordo com a CX Trends 2021, 53% dos consumidores gostariam de ser atendidos em até 10 minutos. Outros 25% esperam que isso aconteça em até 1 hora.

3 – Deixe sua equipe de atendimento alinhada

Dependendo do histórico profissional de cada vendedor/atendente, talvez cada um 

tenha um entendimento diferente de como o atendimento deve funcionar.

Para evitar que isso aconteça, crie um pequeno manual para orientar esses profissionais. 

Não precisa ser algo muito elaborado, mas que a pessoa consiga visualizar e entender facilmente. 

4 – Aposte na personalização

Embora exista um script de atendimento a ser seguido (você verá sobre esse assunto no próximo tópico), a conversa não precisa ser engessada.

Isso significa que é essencial entender o contexto da conversa para interagir com o cliente de forma natural.

O efeito dessa estratégia é que o cliente se sentirá bem mais confortável e próximo ao entrar em contato com a sua marca.

5 – Alinhe suas expectativas com o cliente

Não deixe o cliente no escuro! Se você agir com mistério, é quase impossível que ele não tenha uma boa experiência. 

O que isso quer dizer? 

Se você não oferece atendimento 24 horas, é essencial que o cliente saiba disso.

Para que isso não ocorra, é possível utilizar uma mensagem de saudação. 

Esse tipo de mensagem tem como objetivo dar as boas-vindas ao cliente e alinhar expectativas.

Outro ponto importante é alinhar expectativas até mesmo durante uma conversa. 

Então se você está resolvendo algum problema ou tirando alguma dúvida, deve explicar para o cliente quanto tempo todo o processo deve demorar.

6 – Use chatbots para dar mais força aos atendimentos

Os chatbots já não são novidade para quase ninguém. Por isso, você pode utilizar sem medo.

De acordo com a CX Trends 2021, 59% dos consumidores já utilizaram chatbots para alguma finalidade. Por outro lado, 69% das empresas possuem ou pretendem contratar uma ferramenta de chatbots.

Entretanto lembre-se de que os chatbots não podem fazer tudo o que o seu atendente humano faz.

Por isso, procure usá-los de forma estratégica – guiando o cliente até a solução de um problema básico ou direcionando o atendimento para o atendimento humano especializado, por exemplo.

7 – Atente-se as boas práticas de conversação

Embora o WhatsApp lembre muito uma ferramenta informal, é preciso se atentar a algumas boas práticas.

  • Não bombardeie o cliente com muitas mensagens. Procure responder apenas o que foi perguntado e faça perguntas quando necessário;
  • Quando iniciar um atendimento, procure resolver a questão do cliente o mais rápido possível;
  • Envie áudios apenas se o cliente enviar primeiro. Jamais envie áudios longos;
  • Preste atenção à ortografia. Veja o guia de 102 erros de português que você não deve cometer;
  • Não seja uma pessoa monossilábica. Ofereça respostas completas e educadas.

8 – Peça Feedbacks e Acompanhe os relatórios

Feedbacks são presentes brutos que você pode lapidar para otimizar o seu atendimento, o seu produto e, por fim, as suas vendas.

Afinal, ninguém melhor que o cliente para apontar melhorias para a empresa. 

  • Pesquisas de satisfação são uma ótima forma de conseguir esses dados.

Junto a isso, fazer o acompanhamento dos relatórios também é essencial para aprimorar seu negócio.

E ter informações sobre os atendimentos no WhatsApp são essenciais para isso.

Como contornar objeções de venda no WhatsApp

As objeções de vendas são barreiras que os clientes colocam diante de uma proposta de negócios. 

Algumas, são frases automáticas para ganhar tempo e dar uma resposta depois. 

Outras, são apenas um jeito de finalizar aquela conversa.

Veja quais são as principais objeções de vendas e como contorná-las:

1 – “Estou sem dinheiro”

Para contornar essa justificativa, mostre que se preocupa com os desafios do cliente.

Outra solução é mostrar tudo o que o cliente pode ganhar. 

Ou seja, tire o foco do dinheiro e passe a destacar os benefícios que estão em jogo.

2 – “Preciso de mais tempo para pensar”

É fato, algumas coisas levam tempo para alguém tomar uma decisão. Mas se você não guiar a pessoa para os próximos passos, pode acabar perdendo a venda.

Então, a saída para essa objeção é informar quanto tempo a promoção ou produto estará disponível.

Ou, se for o caso, combinar uma reunião ou data que você voltará a falar com ela.

3 – “Vi mais barato em outro lugar”

Existem duas possibilidades nessa fala: ela pode ou não ser verdadeira. 

No primeiro caso, foque nos benefícios que o cliente vai ter e nos pontos fortes que tem sobre a concorrência.

No segundo caso, você pode pedir para o cliente enviar algum link — se você tiver a intenção de cobrir o preço.

4 – “Eu não preciso deste produto”

Essa também é uma das objeções mais conhecidas quando se pretende recusar uma oferta. 

Mas para que você ganhe o cliente, vai precisar de um pouco de esforço.

A verdade é que, provavelmente, a pessoa está enganada ou tentando enganar que não precisa. 

Por isso, você deve mostrar os benefícios reais do produto.

Quais recursos usar para vender mais no whatsApp

Primeiro de tudo, vale ressaltar que existem 3 versões diferentes do WhatsApp:

  • WhatsApp Messenger: é o aplicativo utilizado para conversar com amigos e familiares, provavelmente, a primeira versão que você utilizou;
  • WhatsApp Business: é o aplicativo voltado para microempresas, pode ser utilizado no mesmo aparelho da versão Messenger, porém é necessário outro chip. Ele possui alguns recursos para atendimento ao cliente e vendas: etiquetas, respostas rápidas, mensagem de ausência e saudação;
  • WhatsApp Business API: também conhecido como WhatsApp Oficial, ele é a versão mais robusta e já não funciona como um aplicativo, mas como um serviço. Não é necessário usar o celular, por isso, ele é mais estável. 

Agora que você sabe disso, vamos a dicas:

1 – Use o WhatsApp Business

O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. 

O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. 

Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas. 

Os números facilitam a tomada de decisões em sua empresa, além de identificar quais foram as estratégias que deram certo no WhatsApp Business.

2 – Aposte na função catálogo

A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor.

Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. 

Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.

Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. 

Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: 

  • nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

3 – Dedique tempo para o atendimento 

Jamais deixe seu cliente esperando uma eternidade por uma resposta ou solução.

Para isso, dedique seu tempo ou treine uma pessoa (ou ate uma equipe) para lidar com as interações através do WhatsApp.

Lembre-se de que todo contato nesta plataforma é valioso para o crescimento da sua marca.

4 – Use chatbots para automatizar

Quando o assunto é automatizar processos, há quem torça o nariz e há quem seja favorável. 

Entretanto, existe um senso comum de que um chatbot para automatizar atendimentos e afins é complicado demais. 

Mas a verdade é que não é.

Até porque boa parte das solicitações dos clientes são tarefas simples que poderiam ser resolvidas com a ajuda de um chatbot.

Aqui estão algumas delas:

  • Dúvidas sobre pagamentos, produtos e serviços
  • Alteração de planos
  • Funcionamento de promoção, produtos e serviços
  • Agendamentos de compromissos
  • Preços
  • Suporte

Entretanto a ideia por trás de tudo isso não é que você reduza sua equipe a zero. 

Mas que consiga deixá-la com mais tempo para focar em atendimento de qualidade. 

E então, o bot fica responsável por tarefas repetitivas ou que não precisam de um humano. 

Combinado?

5 – Entenda o estágio do cliente 

O seu trabalho no WhatsApp deve seguir a teoria do funil de vendas, afinal, cada contato da sua lista de transmissão estará em um estágio diferente. 

Portanto, o mesmo conteúdo não poderá ser enviado para o usuário que acabou de conhecer o seu perfil e para aquela pessoa que já está há bastante tempo comunicando com a sua equipe. 

Uma dica bastante interessante é criar um cronograma de mensagens. 

Na prática, você já pode deixar separado quais são os conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo do funil. 

6 – Invista em Marketing de Conteúdo 

Uma empresa não pode usar o WhatsApp somente para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. 

Pelo contrário, deve-se investir também no Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos. 

Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca.

7 – Conte com soluções para otimizar o seu WhatsApp Business

Atenta a todas as tendências e principais ferramentas do mercado, a Comunix também oferece soluções para você vender mais pelo seu WhatsApp

Neste caso, você pode contar 2 opções:

Aqui você encontra uma ferramenta multicanal de atendimento, integrando WhatsApp, Facebook, Messenger, Twitter e SMS.

Tenha todas as informações da sua Central em um só lugar, e ofereça um atendimento de qualidade, integrado e otimizado.

Com esta ferramenta, você pode multiplicar sua capacidade de atendimento e de vendas dentro do WhatsApp.

Aumente sua escala de atendimento usando múltiplos atendentes simultâneos, mensagens prontas, respostas rápidas e muito mais.

Conte ainda com uma central própria para o seu WhatsApp Business API.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados