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Como ser um atendente de destaque em 5 passos simples

Descubra como você pode ser um atendente de destaque através de 5 passos simples, conhecendo e superando os desafios do começo de carreira.

Saber oferecer um suporte de qualidade ao cliente faz toda a diferença para você e para a sua empresa. E hoje, você vai saber como ser um atendente de destaque.

Como todo mundo sabe, a primeira impressão geralmente é a que fica.

E no caso do atendimento ao cliente, esta premissa vale tanto para o atendente atrás da linha como para a empresa que ele representa.

Portanto, o atendimento é o ponto chave para definir a imagem que o cliente e outras pessoas terão da sua empresa.

Entende o tamanho desta responsabilidade?

Por isso, as empresas buscam cada vez mais a estrutura necessária para que o atendente consiga realizar suas funções de forma assertiva.

É claro que existem grandes diferenças de acordo com o tipo de atendimento que se executa, a área e a empresa na qual trabalha. 

Entretanto, grande parte das dicas sobre como ser um bom atendente podem ser usadas para todos os setores do atendimento.

Então se você quer ser um atendente de destaque na sua empresa, continue com a gente.

Evolução do setor e os desafios do começo de carreira de um atendente

No início, a função dos atendentes era caracterizada apenas por televendas – sobretudo de produtos e serviços disponíveis em anúncios de classificados e catálogos.

Mas com o tempo, os serviços de atendimento ao consumidor tornaram-se essenciais em outros aspectos.

Afinal, é necessário ter um canal direto para tirar dúvidas, fazer reclamações e ter um suporte à disposição após aderir a determinado produto ou serviço. 

Com isso, a versatilidade se tornou a marca essencial para todo atendente de call center ou contact center.

Mas assim como em qualquer outra carreira, os desafios de quem está começando como atendente precisam ser solucionados com coragem e sabedoria.

Neste contexto, os principais desafios são:

  • Pouca experiência 

Muitas vezes, o serviço de atendimento ao cliente acaba sendo o primeiro emprego para muitos. 

Portanto, em geral são pessoas jovens, que não têm muito conhecimento de um ambiente corporativo e – talvez – ainda nem saibam o que querem. 

Mas para se tornar um bom profissional é preciso adquirir mais experiências, saber guiar os objetivos e medir as consequências de suas decisões.

  • Dificuldades técnicas

Geralmente, quem começa no atendimento ao cliente não possui muitos conhecimentos, principalmente técnicos. 

E esse aspecto pode levar o atendente a ter algumas dificuldades. 

Porém não é nenhum problema que alguns cursos e treinamentos oferecidos pelas empresas possam resolver.

Além disso, é importante lembrar que o sucesso do profissional de atendimento também significa o sucesso da empresa. 

  • Gerenciamento das expectativas 

Saber quais são os objetivos de um operador é essencial para trilhar seus planos e estratégias. 

Portanto, você deve entender onde quer estar daqui a algum tempo, e criar ações para tornar isso possível. 

Deste modo, ao saber gerenciar suas expectativas, você pode se tornar um grande profissional de atendimento.

A importância das características de um bom profissional de atendimento

Sabemos que as inovações tecnológicas mudaram – e muito – o perfil do consumidor.

Isso significa que as empresas precisaram moldar seus serviços para conseguirem acompanhar cada transformação.

Entretanto, por mais que as tecnologias tenham mudado as formas de atendimento, os atendentes ainda são a peça-chave desse serviço

Então você não deve se intimidar pelo surgimento de demandas para o autoatendimento – como o chatbot  -, pois os canais com interação humana ainda são muito usados pelos clientes.

Os serviços digitais ajudam os consumidores a resolver problemas simples.

E você, como atendente, precisa desenvolver habilidades essenciais para resolver as demandas mais complexas com louvor.

Então para te ajudar nessa missão, aqui vão 5 passos simples para você oferecer um atendimento de qualidade.

5 passos simples para ser um operador de destaque

Para começar como você pode se tornar um atendente de destaque, veja algumas características muito bem-vindas em profissionais da área.

  • Empatia
  • Simpatia
  • Cortesia
  • Profissionalismo
  • Confiabilidade

Agora você vai poder entender como você pode desenvolver essas características de forma prática.

1 – Domine a arte de se comunicar

Para isso, busque unir um portugues impecável a sensibilidade e time da sua conversa.

Isso significa que você precisa não apenas entender a situação, mas também ser claro ao se comunicar e instruir o seu cliente.

Como consequência, tudo isso passará mais segurança a esse consumidor, o que é essencial para resolver o problema com agilidade e oferecer uma boa experiência a ele.

2 – Seja amigável e compreensivo

Por mais que o cliente esteja equivocado, aborrecido e tente descontar essa irritação em você, mantenha o controle.

Combine paciência, controle e dinamismo para mostrar ao consumidor que tudo o que você deseja é auxiliá-lo.

3 – Tenha empatia 

Ser empático significa compreender a situação do outro e se colocar em seu lugar. 

E essa é uma das principais características de um bom profissional de atendimento. 

Um atendente de destaque é capaz de transmitir um entendimento genuíno sobre a preocupação do cliente e garantir que ele está sendo ouvido.

Ao sentir na pele o problema do cliente, o colaborador tem a chance de enxergar suas dificuldades por outros ângulos. 

Como consequência, ele poderá oferecer caminhos mais confortáveis e assertivos ao consumidor.

4 – Conheça tudo sobre sua empresa e seu produto

A autonomia é um dos pré-requisitos para que o operador realize suas funções de forma ágil e eficaz. 

Assim, sua central evita as transferências de ligações, pois você será capaz de resolver as questões do consumidor com mais assertividade.

E esse suporte de alta qualidade começa na retenção de conhecimento sobre a empresa, o universo do produto e também as dúvidas dos clientes

Portanto, busque conhecer também a jornada e as exigências deste cliente.

5 – Mantenha sua criatividade e senso crítico afiados para encontrar sempre a melhor solução

Uma das maiores características de um bom profissional de atendimento é estar preparado para enfrentar qualquer situação.

E para conseguir isso, você precisa pensar criticamente e usar a criatividade.

Acredite: essa combinação é essencial para contornar situações imprevisíveis e garantir a qualidade no seu atendimento.

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