CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

A importância do bom atendimento ao cliente em Pequenas Empresas

Entenda como o bom atendimento ao cliente faz diferença para as pequenas empresas, e veja ainda 7 dicas para melhorar o seu.

Oferecer um bom atendimento ao cliente pode ser o maior diferencial para pequenas e médias empresas. E neste artigo, você vai entender como usar esse recurso a favor dos negócios.

A verdade é que o avanço da tecnologia e a informação em abundância tornou os consumidores mais exigentes e conscientes em seu consumo.

Um cenário que força as empresas a adotarem estratégias para se manterem ativas no mercado.

Neste ponto, quem vem ganhando cada vez mais destaque no mercado são as pequenas e médias empresas.

Tudo isso porque, além de serem numerosas, as pequenas e médias empresas capricham em fatores que os grandes nomes no mercado não conseguem.

Parte disso, claro, deve-se a pandemia da covid-19, que provocou mudanças significativas no comportamento consumidor.

Entretanto, um dos principais atrativos destas organizações é o atendimento ao cliente, que alinha dois fatores de peso:

  • O intimismo e a receptividade – grandes tendências do customer experience (experiência do cliente).

Dito isso, agora você vai ver como pequenas e médias empresas podem focar no bom atendimento para conquistar clientes e promover a fidelização.

Como uma empresa é definida pequena, média ou grande

Antes de mais nada, a forma certa de definir se uma empresa é micro, pequena ou média, é observando o faturamento anual:

  • Microempreendedores individuais: apresentam receita anual máxima de R$ 81 mil e permissão para contratar apenas 1 funcionário.
  • Microempresas: apresentam receita de até R$ 360 mil, contando com no máximo 20 funcionários
  • Pequenas empresas: apresentam um rendimento anual bruto entre o mínimo de R$ R$ 360 mil e o máximo de R$ 4,8 milhões, contando com no máximo 100 funcionários.
  • Médias empresas: apresentam receitas entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões.

Participação das pequenas empresas no e-commerce

Mais maduras no ambiente digital do que nunca, as pequenas e médias empresas (PMEs) tiveram um desempenho histórico no e-commerce em 2021. 

De acordo com estudo da Nuvemshop, no último ano as PMEs movimentaram cerca de R$ 2,3 bilhões no e-commerce, apresentando uma alta de 77% em comparação ao volume de 2020.

Esse crescimento aponta uma tendência vista em 2020, com muitos consumidores indo às compras pela internet pela primeira vez.

Nesse ritmo, o volume de pedidos saltou de 6 milhões para 10,5 milhões no último ano.

Já o número de produtos comercializados por PMEs cresceu 59%, para 44,5 milhões de itens.

Vantagens que mais atraem clientes para as pequenas e médias empresas

Como você deve ter percebido, a frase “compre de pequenos empreendedores locais” foi bastante divulgada em redes sociais e comerciais de TV.

Na verdade, a ideia por trás dessa divulgação é bem simples:

  • Incentivar o consumo em negócios de pequeno porte, mesmo que online, para garantir o faturamento mínimo e evitar que empresas acabem fechando as portas de maneira definitiva.

Um conceito que resume bem um dos atrativos mais poderosos das pequenas e médias empresas: a empatia no relacionamento das marcas menores com seus clientes.

Pois trata-se de uma relação mais próxima e amigável, onde o empreendedor tem maior contato e conhece melhor o cliente.

Com isso, o cliente sente que faz parte de algo maior, de um movimento – além de se identificar com a história e as pessoas por trás daquela marca.

Tudo isso só fortalece a importância do atendimento ao cliente para pequenas e médias empresas.

Até porque, com menos clientes disputando a atenção da marca, os consumidores esperam que ela ofereça uma experiência exclusiva.

Neste ponto, o bom atendimento ao cliente se torna a forma mais prática de elevar a qualidade do customer experience.

Lembre-se, clientes fiéis não são conquistados pelo preço, mas sim por experiências positivas, incluindo antes, durante e após a compra.

Esse é o maior diferencial para as pequenas e médias empresas se destacarem no mercado.

A importância do bom atendimento ao cliente

A verdade é que, apesar das empresas se preocuparem em conquistar clientes, algumas se esquecem de um fator crucial:

  • A importância de manter um relacionamento duradouro que busque pela sua fidelização.

E para contribuir neste processo, oferecer um bom atendimento é fundamental, pois é através dele que o cliente avaliará a organização.

Sem contar que, se este cliente estiver desencantado com a empresa, é preciso saber resgatá-lo no momento certo.

Mais uma vez, o bom atendimento ao cliente aparece como recurso indispensável.

Por esse motivo, listamos abaixo 7 dicas para você melhorar o atendimento ao cliente dentro do seu negócio.

7 maneiras de melhorar o seu atendimento ao cliente

1 – Conheça seu cliente

A nossa primeira dica para ter um bom atendimento na sua pequena ou média empresa é buscar conhecer a fundo o seu cliente. 

Para isso, identifique suas principais necessidades e expectativas e coloque-as como prioridade.

Conheça também dados demográficos, principalmente se o contato com o cliente ocorrer através de canais digitais.

E lembre-se que, para pequenas e médias empresas, o atendimento ao cliente é mais intimista e próximo.

Então use isso para solicitar os dados dos clientes e personalizar a forma como se relaciona com ele.

2 – Qualifique sua equipe

Uma equipe capacitada é essencial para um bom atendimento e isso também é relevante para empresas pequenas ou médias. 

Você não precisa ter 100 vendedores para montar um treinamento e qualificar sua equipe para atender o cliente com empatia e prioridade.

Basta conhecer o cliente e dispor de uma cultura alinhada, que saiba como personalizar o atendimento e, ao mesmo tempo, uniformizar a experiência de compra de forma positiva.

3 – Esteja presente

O atendimento não começa no momento que o cliente entra em contato. 

Ele começa na hora que sua marca se coloca presente e pronta para atendê-lo. 

Por isso, além de contar com um site e informações completas no Google, pequenas e médias empresas também precisam estar presentes nas redes sociais.

Redes sociais e o WhatsApp são ótimos canais para estreitar o relacionamento com o seu cliente, que poderá escolher onde se sente mais confortável para resolver suas questões.

4 – Valorize seu pós-venda

Um bom atendimento é aquele que não acaba no momento da compra, muito menos quando o produto é entregue. 

Isso porque a qualidade do seu atendimento também é medida por conta das suas ações no pós-venda.

Por isso, garantir que tudo ocorreu bem e se colocar aberto para atender o cliente, caso seja necessário, são atitudes essenciais para mostrar o seu comprometimento com o cliente.

Isso vai te ajudar a ganhar muitos pontos com seus consumidores.

5 – Foque no Cliente

Mesmo que pareça óbvio, oferecer um bom atendimento ao cliente da sua pequena ou média empresa envolve colocá-lo como prioridade de qualquer interação. 

Mas isso também não significa que você precisa se sacrificar para obter a satisfação.

O bom senso continua sendo a chave, mas o seu foco deve ser oferecer uma solução satisfatória, mesmo que envolva sair da sua zona de conforto a curto prazo.

Neste caso, você vai colher os benefícios posteriormente.

6 – Faça pesquisas e use seus dados para melhorar

Pesquisas de satisfação são uma ótima forma de melhorar a qualidade do atendimento e mostrar para o seu cliente o que ele procura na jornada de compra:

  • Uma experiência memorável e positiva. 

Vale lembrar ainda que essa pesquisa precisa de resultados confiáveis para poder basear suas estratégias e promover as otimizações no seu suporte ao cliente.

7 – Conte com a tecnologia

Hoje seria bem mais difícil para as pequenas e médias empresas oferecerem um bom atendimento sem contar com a tecnologia, não é?

Afinal, a transformação digital trouxe diversos benefícios para a forma como essas organizações interagem com seus clientes.

Até mesmo se você estiver entrando no e-commerce agora, ainda vale muito a pena investir em softwares para otimizar a relação com o cliente.

Neste contexto, bots de atendimento e outras soluções tecnológicas conseguem se adaptar facilmente ao volume de atendimento, aumentando a eficiência da gestão da sua marca.

E nisso, a Comunix pode te ajudar!

Transforme seu atendimento com a tecnologia expertise Comunix

Usando nossa expertise e tecnologia, nós otimizamos o processo de comunicação da sua empresa.

Tudo isso com soluções pensadas nas necessidades do mercado, no comportamento do consumidor e na redução de custos de operação para o seu negócio.

Clique aqui e conheça agora mesmo as soluções feitas sob medida para alavancar os seus resultados.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados