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Como escolher a melhor plataforma de atendimento

Saiba como escolher a melhor plataforma de atendimento para o seu negócio usando 7 requisitos essenciais para fazer a escolha certa.

Na era onde a experiência do cliente é o quesito mais importante, você precisa saber como escolher a melhor plataforma de atendimento.

Isso porque há um tempo que a qualidade no atendimento se tornou um dos principais influenciadores na decisão de compra. 

De acordo com a PwC, 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor.

E com a alta competitividade do mercado, somente uma boa plataforma de atendimento pode assegurar um relacionamento ágil e assertivo.

Entretanto, essa agilidade e assertividade exigem recursos como tecnologia, integração, automatização, data-driven e multicanalidade.

Então continue a leitura para entender melhor quais são os requisitos exigidos de um atendimento eficiente.

A importância de escolher a plataforma de atendimento certa

Hoje, as empresas têm buscado cada vez mais estratégias e soluções para colocar a cultura da experiência do cliente em prática.

Uma dessas soluções é adotar uma plataforma de atendimento ao cliente, que é a base do relacionamento entre uma empresa e seus clientes. 

Por meio dela, a empresa consegue gerir as demandas e se relacionar com os clientes melhor.

Sem contar que, com uma boa plataforma, é possível também conseguir a integração e agilidade necessárias para acompanhar o ritmo das transformações digitais.

Por isso, agora você vai conhecer alguns pontos fundamentais para escolher a melhor opção para o seu negócio. 

Por onde começar?

Diante de tantas opções, o mais importante na hora de escolher uma plataforma é ter pensamento estratégico e focar no usuário final. 

  • Quais são as funcionalidades que sua empresa precisa?
  • Qual plataforma consegue agregar valor, diminuir tempo de espera e oferecer um atendimento humanizado aos clientes?

Planejamento

Antes de qualquer coisa, o mais importante é que você conheça o comportamento dos seus clientes e quais são os objetivos da sua empresa.

Sendo assim, faça um levantamento simples e preciso:

  • Quais são as principais dúvidas dos meus consumidores?
  • Quais canais digitais eles utilizam?
  • Qual é a média de atendimentos mensais?

Neste caso, comece da seguinte maneira:

1 – Identifique o perfil do seu cliente

Elabore um diagnóstico para identificar qual é o perfil do seu cliente e como ele se comporta e interage com a sua empresa.  

  • Quais são os principais hábitos?  
  • Como é a sua jornada do cliente? 

2 – Entenda as necessidades do seu atendimento

Apresente um conhecimento profundo do seu negócio, identificando quais são as principais necessidades do seu atendimento.

  • Se a sua empresa é online, provavelmente necessita de uma equipe para responder os clientes por meio de um chat ou e-mails, certo? 

Reúna o maior número de dados possíveis para obter uma visão clara sobre o seu público e seu negócio.

Após fazer esse planejamento, você estará pronto para selecionar as melhores opções de plataforma de atendimento para o seu negócio.

Agora, veja quais critérios vão guiar você para a escolha certa.

7 critérios para escolher a melhor plataforma de atendimento para o seu negócio

1 – Ter um layout simples para operação

Pode até parecer bobagem, mas com um layout clean e de fácil entendimento, os seus atendentes irão conseguir localizar as funcionalidades de forma rápida.

Por isso, é importante apresentações prévias para conhecimento da plataforma.

2 – Focar na automatização do atendimento

Automatizar processos é uma forte tendência no mercado, principalmente falando em atendimento ao cliente.

O motivo é simples: 

  • Otimizar o processo de atendimento, deixando tarefas repetitivas acontecerem de forma automática. 

Com isso, os atendentes humanos podem focar em outras tarefas. 

Além disso, um atendimento automatizado é capaz de responder rapidamente e diminuir o tempo de espera e de resposta.

3 – Fazer integrações com outros sistemas

É provável que você já utilize outros sistemas, seja de e-commerce, CRM, sistemas financeiros, entre outros.

Por isso, opte por uma plataforma de atendimento ao cliente que permita integração para que os dados e as informações estejam unificadas.

5 – Oferecer uma experiência omnichannel

O cliente de hoje é muito mais exigente e interage com a sua empresa pelos mais diversos canais, na hora que ele quiser, por meio do dispositivo e canal que ele preferir. 

Então para escolher um bom software de atendimento ao cliente, escolha uma solução que proporcione uma real experiência omnichannel.

Dessa forma, será possível atender e integrar demandas por meio de diversos canais.  

Uma ferramenta omnichannel te ajuda a ter um atendimento por meio do telefone, chat, e-mail, WhatsApp, SMS, e outros pontos digitais e analógicos.

Com isso, sua empresa vai ficar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana à disposição do seu cliente.

6 – Usar chatbots para oferecer um atendimento de qualidade

Os chatbots também são uma tendência conhecida em atendimento ao cliente. 

Você já refletiu quantas vezes recebeu atendimento de um chatbot na última semana? 

Em alguns casos, chatbots podem contar com Inteligência Artificial. 

Com isso, eles se tornam capazes de aprender a cada interação e aperfeiçoam o atendimento ao cliente. 

Isso tudo enquanto geram dados e informações importantes para a empresa.

Ou seja, os chatbots de atendimento são essenciais para…

  • Acelerar, escalar e otimizar o seu atendimento, tudo de forma humanizada e por meio de uma plataforma de atendimento ao cliente. 

7 – Tome decisões guiadas pelos dados do seu atendimento (data-driven)

Uma boa plataforma de atendimento ao cliente levanta dados de atendimento que servem para análises dentro da empresa.

Com eles, é possível gerar insights poderosos sobre diversos pontos do atendimento. Por exemplo:

  1. tempo de espera;
  2. satisfação do cliente;
  3. falhas de atendimento etc.

Com os dados é possível tomar decisões de forma mais assertiva e fazer melhorias rápidas no atendimento ao cliente. 

Bem, como você pode ver, uma boa plataforma de atendimento faz toda a diferença para os resultados da sua empresa.

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