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7 Ações para fidelizar clientes no call center

Descubra como você pode fidelizar clientes pelo call center, conheça as principais vantagens e ainda 7 ações poderosas para a sua estratégia.

Em um mercado cada vez mais tecnológico e competitivo, fidelizar clientes pelo call center continua sendo uma estratégia crucial para o sucesso das empresas.

Afinal, não é de hoje que o Call Center é uma das bases mais importantes para o relacionamento das empresas com o cliente.

Isso porque é através dele que várias estratégias de marketing de relacionamento são aplicadas com impacto (e às vezes, mais assertividade).

Sendo assim, o call center sempre teve potencial para fazer mais do que simplesmente fornecer atendimento ao público.

E hoje, mais do que nunca, ele também é uma poderosa ferramenta de captação e fidelização da sua clientela.

Por isso, neste post você vai entender melhor as principais vantagens dessa estratégia, e claro, quais ações você deve usar para ter sucesso.

Fidelizar clientes call center

A verdade é que, independente do tamanho de um call center, fidelizar clientes é que vai garantir a vigência do negócio a longo prazo.

Isso porque são os clientes fiéis que vão comprar produtos e serviços de uma empresa, mesmo que não sejam lançamentos super divulgados.

São também esses consumidores que vão recomendar o seu negócio para colegas e amigos, ajudando a aumentar sua audiência ainda mais.

Além disso, fidelizar clientes também garante economia:

Estima-se que os gastos para atrair novos clientes são até 10 vezes mais caros do que o investimento para manter um consumidor que já faz negócio com uma companhia.

Então, se você está atrás de ações para fidelizar mais clientes, considere o Call Center como uma estratégia forte para alcançar seus objetivos.

A importância do Call Center para Fidelizar Clientes 

No universo dos negócios, entender o processo de fidelização de clientes como um mecanismo essencial à sustentabilidade é indispensável.

Essa proposta engloba um conjunto de ações e de tarefas que você precisa executar para fortalecer a sua marca perante a concorrência.

Neste ponto, somente o Call Center é capaz de elevar o seu relacionamento com o cliente para um outro nível.

Um nível bem mais elevado, que pode terminar com resultados bem mais satisfatórios na hora de fidelizar clientes.

E para te provar, listamos as principais vantagens em usar o Call Center para fidelizar mais clientes.

Vantagens de fidelizar clientes pelo call center

  • Possibilidade de vendas futuras

Quando o cliente é fiel, ele não só compra novamente, como também é leal à sua marca. 

Muitos deles são capazes de defender os seus produtos e até “proteger” a sua empresa perante algumas situações envolvendo clientes difíceis de lidar.

Outra importante vantagem é que o indivíduo não precisa mais ser convencido.

Afinal, ele já conhece e gosta da qualidade do seu produto, pois já adquiriu credibilidade no seu atendimento.

Por isso, investir em um relacionamento diferenciado é fundamental para assegurar a lealdade e manter a sua clientela mais próxima dos seus serviços.

  • Chance de indicações espontâneas

Utilizar o próprio cliente como marketing positivo é fantástico. 

Um consumidor satisfeito e fiel indica o seu produto espontaneamente porque adquiriu o hábito de compartilhar os benefícios que experimentou.

Ele se torna um divulgador da sua marca para amigos, colegas de trabalho e familiares.

Uma prática que pode ser constante, e possibilita que outros também conheçam produtos de valor e que atendam às expectativas deles.

Mediante a concorrência, a divulgação boca a boca é maravilhosa para a empresa. 

Isso acontece porque essas indicações espontâneas adentram diferentes espaços e alcançam pessoas que dificilmente a empresa atingiria com estratégias de marketing convencionais.

  • Valorização da marca

É necessário compreender a importância de cuidar bem da imagem da sua instituição, assim como do produto que você põe no mercado. 

Tanto um quanto outro estão associados a valores que representam claramente a preocupação da sua empresa em atender às expectativas dos clientes.

Nessa conjectura, investir em uma imagem que traduza a missão do empreendimento e que seja facilmente assimilada pelo usuário é uma forma de fazer com que ele seja lembrado de maneira positiva.

A gestão que trabalha sob essa perspectiva abre importantes caminhos para a valorização da marca, pois transmite mais credibilidade aos seus potenciais consumidores. 

Além disso, aumenta as chances de efetivar negócios e vendas antes dos principais concorrentes.

Agora que você já conhece as vantagens, chegou a hora de botar as mãos à obra.

7 ações para fidelizar clientes pelo Call Center

1 – Ofereça um Atendimento de excelência ao público

Por isso, o serviço de atendimento ao consumidor é fundamental na hora de fidelizar os seus clientes. 

O ideal é que a sua empresa tenha um departamento exclusivo para o SAC.

Deste modo, você deve implementar uma equipe treinada que possa atender da melhor forma possível todos os anseios do seu consumidor.

É claro que os clientes guardam boas memórias quando são tratados bem por uma empresa. 

No entanto, eles também ficam marcados quando uma companhia oferece um atendimento ruim. 

Afinal, qual é a lembrança que você quer deixar em seu consumidor? 

2 – Personalize esse atendimento

Ainda falando sobre um bom atendimento ao cliente, algumas mudanças pequenas podem ter grande impacto.

O seu consumidor não precisa apenas ser atendido de forma ágil e educada. 

Na verdade, é quase “uma obrigação” oferecer um serviço de atendimento rápido e eficiente.

No entanto, a sua empresa pode dar um passo a mais, com a personalização do seu atendimento.

Quando a sua equipe é bem treinada, ela está realmente atenta à necessidade do cliente e oferece opções específicas de atendimento direcionado.

Isso vai te ajudar a criar um relacionamento contínuo com a audiência, e claro, a conseguir fidelizar mais clientes pelo call center.

3 – Promova treinamentos da sua equipe de call Center

Esse ponto é crucial para que o seu atendente do call center seja capaz de proporcionar toda a atenção e valorização que o cliente deseja.

E para ele propiciar um atendimento de qualidade, eficiente, você pode confeccionar um calendário contendo diversos treinamentos.

Mantenha seus atendentes sempre atualizados e prontos para se aperfeiçoar nesse atendimento.

4 – Sempre verifique a satisfação do seu cliente

Se você não mede o índice de satisfação do seu consumidor, não tem dados reais para tomar decisões assertivas de melhoria para a sua empresa.

Portanto, tenha sempre o controle das suas ações, medindo pontos fortes, e pontos que precisam de ajustes.

  • Veja quais passos da venda convertem mais
  • Qual método de atendimento é o mais eficiente
  • Quais são as falhas no relacionamento do consumidor, e qual é a melhor forma de consertá-las
  • Mapeie de quem são responsabilidades em todos os processos para o constante aprimoramento e treinamentos

5 – Dê recompensas aos clientes fiéis

Um cliente precisa se sentir valorizado para continuar estabelecendo uma relação com a empresa.

Ao criar um sistema de recompensas para os consumidores mais leais, como um programa de fidelidade, sua empresa também sai ganhando.

Isso porque você pode incentivar outros clientes a se esforçarem mais para fazer parte das vantagens.

E uma das melhores maneiras de recompensar a fidelidade do cliente é dar vantagens extras em próximas compras. 

Seja um desconto, um brinde, ou mesmo a prioridade em saber uma oferta antes de todo mundo, os clientes adoram conseguir algo a mais de uma empresa.

6 – Prepare boas estratégias de comunicação e divulgação

Se você conhece bem o público do seu call center e sabe fidelizar seu público, deve estar ciente que a comunicação com um cliente novo é diferente daquela feita com um consumidor fiel. 

E para conquistar esses novos clientes, a conversa com essa pessoa não pode ser generalista e impessoal.

A sua comunicação precisa ser segmentada, clara e objetiva, agregando valor ao cliente.

Essa comunicação também deve ser recorrente, e não apenas no momento em que você precisa bater as metas do mês. 

A conversa frequente com o cliente faz com que você esteja sempre na cabeça dele.

Portanto, tenha estratégias para organizar um mailing de contatos dos seus clientes.

Envie lembretes amigáveis, saudações de aniversário ou newsletters com conteúdo relevante, que ajude o seu consumidor durante o processo de compra.

Também esteja presente nas redes sociais para manter a conversa sempre ativa.

7 – Use softwares e ferramentas especializadas

Para extrair o máximo desse marketing de relacionamento, é interessante que se conheça o quê, como e quando deve ser dito durante um atendimento. 

Neste caso, contar com uma Central de Atendimento integrada pode fazer toda a diferença para a sua empresa.

Isso porque, ao ter uma gestão centralizada, você pode levar mais assertividade às suas estratégias para fidelizar clientes por meio do call center.

Logo, podemos afirmar que o sucesso no objetivo da fidelização de clientes no call center depende de um marketing de relacionamento mais inteligente e eficiente. 

Portanto, um dos investimentos mais relevantes nesse sentido será a qualificação da equipe de atendentes.

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