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Entenda a importância de conhecer o seu público-alvo

Entenda porque é essencial conhecer o seu público-alvo, saiba como defini-lo e veja a importância da pesquisa digital para toda essa construção.

O segredo para o sucesso de qualquer negócio hoje, está na relação com o público. Você conhece bem o seu público? Sabe o melhor jeito de pesquisá-lo?

Atualmente os consumidores buscam por conexões profundas com os produtos e serviços que consomem.

Por isso, as marcas precisam investir cada vez mais em estratégias personalizadas, para oferecer experiências marcantes para essas pessoas.

E para fazer isso no seu negócio, o primeiro passo é conhecer bem o seu público.

Afinal, apenas assim você poderá estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços mais atraentes.

E o melhor caminho para se aproximar do seu consumidor é se familiarizar e analisar seus principais problemas, dúvidas e anseios.

É aqui que entra a importância da pesquisa digital de mercado, que é um dos passos mais importantes para a elaboração das suas estratégias de marketing.

Por isso, neste artigo você vai entender como pode conhecer melhor o seu público e como a pesquisa pode te ajudar nessa missão.

O novo cenário 

Graças aos avanços da tecnologia e a democratização do acesso a internet, atualmente já é possível realizar pesquisas 100% online.

Esse é, inclusive, um dos passos mais importantes para a construção, revisão e mensuração das estratégias de marketing.

Por meio desse recurso, marcas e empresas conseguem compreender:

  1. o mercado no qual estão inseridas;
  2. o comportamento e as preferências de seus consumidores;
  3. a forma como devem se comunicar;
  4. outros aspectos importantes para cumprimento de suas metas e objetivos de negócio.

E ao analisar que os hábitos de consumo e comportamento dos consumidores mudam de maneira cada vez mais acelerada, a pesquisa se faz ainda mais necessária as empresas…

  • Agirem com a mesma rapidez para garantir que seus produtos e serviços acompanhem a evolução do público e das novas tecnologias disponíveis.

Sendo assim, podemos concluir que a pesquisa digital é uma poderosa aliada do marketing que precisa atender essas demandas que estão em constante mudança.

Por que definir um Público Alvo?

Definir o público-alvo é fundamental para mapear e direcionar estratégias, campanhas e ações de marketing mais assertivas.

Com isso, você atinge a pessoa certa, na hora certa, impactando o público que realmente fará a diferença para o seu negócio. 

Imagine, por exemplo, que uma empresa de produtos e serviços personalizados para pets irá lançar uma campanha de divulgação de um novo serviço estético.

 Qualquer pessoa que tenha um animal de estimação é público da marca, certo? 

Errado! 

É só pensar na própria relação humano-animal: 

  • Apesar da tendência de enxergar os pets como filhos estar crescendo, não é todo dono de pet que consegue se relacionar desta maneira, certo? 

Logo, será que faz sentido impactar todo dono com o anúncio da marca? 

Veja que só com essa informação é possível observar que não dá para colocar todos os donos de pets em um mesmo bolo para ofertar o serviço.

É por isso que grandes marcas fazem uma boa pesquisa de mercado.

Assim, além de checarem a aceitação de determinado grupo sobre o lançamento de produtos e serviços, a pesquisa ajuda a detalhar melhor os aspectos do público-alvo.

Persona Vs Público-Alvo

É normal se confundir com as definições de Persona e público alvo. Por isso, vamos disserta-los agora.

A definição de público-alvo de uma empresa pode acontecer a partir da análise de grupo de pessoas com características em comum, que podem ser :

  • idade, gênero, profissão, entre outros fatores mais gerais. 

A persona, por sua vez, é a representação do cliente ideal da sua empresa, construída de forma humanizada e personalizada para o seu negócio.

Portanto, enquanto a definição de público-alvo se preocupa com as características gerais de seu cliente, a definição de persona busca algo mais profundo:

  • Compreender os problemas, dúvidas e objetivos do cliente, educando-o até que ele esteja pronto para adquirir os seus produtos.

Com o público-alvo e a persona de sua empresa bem definidos, sua empresa terá mais sucesso na promoção de seu negócio e na formação do planejamento estratégico para as análises de resultados.

Como definir um público alvo da minha empresa?

Para ajudar você a definir o seu público-alvo com clareza, listamos abaixo as principais dicas para te ajudar nesse processo.

1. Faça perguntas aos seus clientes atuais

Uma excelente maneira de conhecer o público-alvo da sua empresa é fazendo perguntas para os seus atuais clientes para compreender melhor o seu comportamento.

Ao questionar os seus reais clientes, você reduz as chances de errar na definição de público-alvo — afinal, as informações não serão baseadas em suposições, mas em dados reais.

Entre as perguntas que você pode realizar para conhecer o seu público-alvo, podemos destacar:

  • Quais são os objetivos que você quer alcançar?
  • Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo?
  • Quais são suas principais fontes de informação?
  • Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?

Respondendo a essas perguntas, você terá uma noção exata de quem é e o que espera o público-alvo da sua empresa.

2. Use dados das pesquisas de segmentação de mercado realizadas

Outra forma de conhecer o público-alvo da sua empresa é usando pesquisas já realizadas sobre a segmentação de mercado que você deseja atuar. 

Nessas pesquisas, você poderá obter informações que dificilmente teria acesso apenas questionando os seus clientes. 

Esses dados poderão ser muito úteis para a criação de conteúdo, desenvolvimento de novos produtos e para o aumento no número de vendas.

Pesquisas de segmentação de mercado já realizadas podem ser encontradas em revistas especializadas do setor, em materiais de divulgação de parceiros de negócio ou até mesmo com seus concorrentes.

3. Entenda quais são os pré-requisitos para ser seu cliente 

Independentemente do produto ou serviço que você comercializa, é natural que o seu cliente possua alguns pré-requisitos para aproveitar de todos os benefícios que você oferta.

Esses pre-requisitos podem ser…

  • O conhecimento de tecnologia para o uso do produto
  • A posse de certos equipamentos indispensáveis para o uso do produto
  • A necessidade de uma infra-estrutura básica

Com essas informações, você entenderá diversas características importantes do seu público-alvo  sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa — o que ajudará muito na definição de suas estratégias.

4. Documente todas as informações de seu público-alvo

Tão importante quanto conhecer o público-alvo, é garantir que nenhuma das informações que você coletou se perca — o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos.

Sendo assim, a melhor maneira de fazer isso é criando um documento para registrar todas as informações do seu público-alvo. 

Além de organizar os dados, garantindo que tudo seja usado em suas estratégias, esse processo permitirá que outros membros da sua empresa também acessem as informações com eficiência.

Mesclando as informações gerais do público-alvo e as informações específicas da sua persona, você ajudará todo o seu time de marketing e vendas a entender melhor o seu cliente, sua segmentação de mercado e, assim, vender mais!

Vantagens de Definir um Público-Alvo

Apesar de não ser uma tarefa simples e envolver bastante pesquisa e um entendimento aprofundado do público, definir o público-alvo é um investimento crucial para o crescimento do seu negócio..

Você já deve ter notado que citamos alguns spoilers dos benefícios em mapear seu público.

Mas para não restar dúvidas, confira algumas outras vantagens:

Aumentar as vendas

Ao ter um público-alvo bem desenhado, você consegue otimizar seus processos de conversão, já que as estratégias estão alinhadas com o que seu público quer e precisa.

Com isso, além de evitar o desperdício em investimentos com ações que não conversam com o seu público, o dinheiro investido também será usado de forma muito mais eficiente. 

Comunicação assertiva

Com base nos gostos e particularidades do seu público, você fará comunicações diretamente para eles. 

Exemplos não faltam no mercado: 

  • Netflix, Nubank e Airbnb são alguns modelos redondinhos de como o conhecimento do público-alvo ajuda a construir uma comunicação de sucesso.

A importância da pesquisa para as suas estratégias de marketing

A pesquisa digital oferece agilidade e praticidade para a sua empresa, entregando informações e dados determinantes para a eficiência e otimização dos seus esforços.

Esse processo de obtenção de dados de mercado e sobre o consumidor, quando feitos de maneira digital, garante a sua empresa…

  • Mais velocidade e precisão nos processos de tomada de decisão.

Deste modo, você ganha mais eficiência para acompanhar as transformações do mercado e otimizar seus recursos se ações.

Aplicações da pesquisa digital

Agora que você já entendeu a importância da pesquisa digital para conhecer melhor o seu cliente, vamos um pouco mais além.

Veja agora quais são as principais aplicações e metodologias disponíveis e em qual momento utilizá-las.

1 – analisar a saúde de marca e branding 

As estratégias de branding são essenciais para criação de marcas fortes e consolidadas no mercado. 

Por meio da pesquisa digital é possível que a empresa faça um diagnóstico completo de sua imagem, analisando:

  • a familiaridade do público com sua marca;
  • a intenção de compra/contratação de produtos/serviços;
  • o impacto gerado na lembrança do consumidor por meio das campanhas de comunicação e esforços de marketing.

Esse é um diagnóstico que deve ser realizado constantemente, uma vez que por meio de ações da sua marca e, até mesmo de seus concorrentes, a percepção do consumidor pode sofrer alterações ao longo do tempo.

2 – Definir a persona do negócio 

A pesquisa digital também pode ser utilizada para entendimento do perfil de consumidor da empresa.

O desenvolvimento de personas com base em dados facilita o entendimento do comportamento e perfil demográfico do público-alvo. 

Conhecendo essas características, torna- se mais fácil e eficiente definir quais são as melhores táticas de atração e retenção desses consumidores.

3 – Criar a jornada do consumidor

Não é só no momento da compra que o consumidor entra em contato com uma marca.

Existem diversos pontos de contato que precisam ser mapeados, compreendidos e aprimorados com frequência, para garantir que a experiência do consumidor seja consistente e positiva.

Por meio da pesquisa é possível mapear e identificar a jornada completa:

  • Desde a fase da pré-compra, na qual o consumidor pesquisa sobre produtos e serviços, até a fase do pós-compra, momento crucial para fidelização e retenção do cliente.

4 – Guiar estratégia de comunicação e mídia

Uma vez que a empresa conhece seus consumidores é preciso entender como alcançá-los e atraí-los. 

Usando metodologias de pesquisa voltadas para estratégia de comunicação e mídia, é possível compreender quais os melhores canais e formas de levar a comunicação da empresa até o público-alvo.

Antes e após o lançamento de uma nova estratégia de comunicação são os momentos ideais para identificação de sua eficiência. 

E por meio da pesquisa, a sua empresa consegue mapear:

  1. se a mensagem principal escolhida para a campanha está sendo passada de maneira clara aos consumidores;
  2. o quão propensos eles estão para consumir seus produtos/serviços após esse contato com a marca.

5 – Mensurar satisfação e experiência do consumidor

Consumidores mais felizes e satisfeitos consomem mais. 

Dessa forma, mensurar e coletar feedbacks dos clientes por meio de pesquisa é uma das principais estratégias de fidelização.

Obtendo informações sobre a experiência com seus produtos e serviços, além de melhorar a experiência de compra, ainda auxilia na taxa de retenção e maximização de vendas, tornando clientes fiéis em promotores da sua marca.

O mapeamento constante da satisfação dos seus clientes é essencial para que a empresa continue trabalhando em cima dos pontos que estão funcionando corretamente e aprimorem as falhas nos processos de vendas e comunicação.

Os dados da pesquisa digital no design conversacional

Dentro das estratégias de marketing, um dos recursos utilizados é o uso dos chatbots para aproximação dos consumidores, que permite às empresas automatizar processos de atração, retenção e fidelização de clientes.

Contudo, para garantir que essa estratégia seja aplicada corretamente é preciso entender, por meio principalmente de pesquisa, qual a melhor forma de utilizar esse recurso junto ao consumidor.

O design conversacional é uma das formas mais efetivas de estruturar a utilização de bots. Dentro da aplicação desse modelo, a pesquisa digital exerce papel fundamental principalmente em três momentos:

1 – Definição dos objetivos do bot

Antes de criar um canal de comunicação, a empresa precisa compreender qual o melhor momento da jornada do consumidor para utilização desse recurso. 

Como vimos anteriormente, todos os pontos de contato precisam ser mapeados a fim de garantir a consistência da comunicação da marca.

2 – Identificação da persona

Entender quem é o seu consumidor ideal, quais são os principais objetivos e desafios auxilia a empresa a saber se comunicar de maneira mais eficiente com prospects e clientes.

Sendo assim, durante a fase de identificação do público-alvo do seu bot, a utilização de pesquisa para definição de personas irá consolidar qual a melhor estratégia para ativação desse público.

3 – Personalidade do bot

A percepção que o público possui sobre a empresa é uma fonte importante de informação da sua marca que precisa ser avaliada antes da definição de qual será a personalidade do bot.

Uma vez alinhada às percepções do consumidor com os objetivos da empresa, é possível traçar uma personalidade para o bot com traços da brand persona que precisam ser reconhecidos e assimilados pelo público.

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