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Quem é o consumidor 5.0?

Entenda quem é o consumidor 5.0, conheça suas principais características e saiba o que fazer para conquistá-lo.

Se antes da internet o contato era básico e direto, hoje, o mercado precisa se adaptar aos novos comportamentos do consumidor 5.0.

A verdade é que, nos últimos anos, presenciamos uma profunda transformação na relação entre empresas e clientes.

O mundo digital encurtou o caminho do consumidor até o encontro de um serviço ou produto.

Hoje, com o crescimento do e-commerce, o ato de compra pode ser executado em um clique.

Mas a chegada até esse ato, conhecida como a jornada de compra, começa um pouco antes… nos hábitos comportamentais do consumidor.

“O universo online está vivendo a era dos influenciadores digitais.

Muitos deles são promotores de marcas e produtores de conteúdo com foco específico em avaliar produtos e serviços. 

O efeito é marcante:

O público deixa de comprar determinado item por uma opinião negativa e compra outro por conta de um review positivo.

Hoje, a indicação e reputação da marca é muito importante no processo de decisão de compra”

Afirma Anna Moreira Bianchi, CEO da NeoAssist.

O novo consumidor, superconectado, agora busca por marcas que estejam 24h disponíveis, com uma oferta de conexão afetiva para além da experiência completa de atendimento.

Por isso, a partir de agora vamos entender melhor como chegamos até o consumidor 5.0.

Evolução do Perfil do Consumidor

Para que o consumidor 5.0 surgisse, foi preciso passar por outros tipos de consumidores, certo?

Sim, o perfil do consumidor foi se modificando e se adaptando a variados contextos até chegar neste quinto momento.

E essa evolução está diretamente ligada às relações entre cliente e empresa, e claro, as mudanças tecnológicas que ocorreram até os dias atuais.

  • Consumidor 1.0

Ele é prático e direto, pois procura um produto somente para solucionar um problema. 

Aqui, a relação entre comprador e vendedor se restringia ao espaço físico da loja ou estabelecimento.

  • Consumidor 2.0 

Foi quando o mercado se expandiu, lançando mais opções de compra para o consumidor e aumentando a concorrência para o vendedor.

Com isso, o cliente precisou começar a comparar serviços e produtos, e as empresas precisaram mostrar o seu diferencial para ganhar seu espaço.

  • Consumidor 3.0 

Foi quando surgiu a internet e outras tecnologias, e que esse tipo de consumidor passou a estar online procurando informações em blogs para ter mais autonomia na hora da compra.

Agora a exigência não é só com a qualidade, mas com o atendimento rápido, eficaz e integrado, marcado pela presença no meio digital. 

  • Consumidor 4.0 

A evolução do perfil 3.0 é o consumidor 4.0, perfil de cliente que chamou a atenção por querer estar próximo da marca e prezar pela comunicação e sentimento de pertencimento. 

Ou seja, esse perfil exige personalização de atendimento e serviço humanizado. 

Mas quem é o consumidor 5.0?

Você notou que o consumidor 5.0 é a junção de cada um dos perfis passados? 

Além disso, boa parte dos consumidores 5.0 nasceram em um mundo conectado.

Mas a grande diferença é que, para ele, a internet não é só fonte de pesquisa, mas o meio de compra de produtos e serviços.

Ou seja, a tomada de decisão não é orientada somente pela qualidade, mas também por todo o valor agregado do produto…

  • como uma boa experiência e atendimento personalizado das marcas, com quem tem uma relação muito mais próxima. 

Isso nos leva a crer que cada vez mais o cliente está ficando exigente por atenção, personalização e experiência única de compra. 

Agora vamos conhecer melhor as características deste consumidor 5.0.

Características do consumidor 5.0

1 – Heavy User da internet e das tecnologias

Esse consumidor tem o mundo na palma da mão e por isso não existe horário comercial para ele. 

As lojas precisam estar disponíveis 24h por dia e permitir transações a qualquer hora. 

Por isso, a implementação de algumas estratégias é essencial, como o chatbot com respostas automatizadas para ajudar esse consumidor a qualquer hora do dia ou da noite.

2 – Valoriza a experiência com a marca

Por aqui, procura-se a experiência completa ao comprar algo e isso vai desde o primeiro contato até o pós-compra. 

Por isso, invista no chamado customer experience e veja as suas vendas bombarem. 

Aliás, saiba que a experiência do cliente deve estar presente em todas as jornadas do cliente para atingir a meta final da empresa, que é vender. 

Como consequência, a organização tende a sair na frente dos concorrentes e ainda fidelizar aquele cliente.

3 – Influência, mas também é influenciado

Ele é influenciado porque busca por informações sobre o produto que necessita e ainda pede opiniões aos amigos e desconhecidos para decidir a compra. 

Com isso, muitos deles passam a ser influencers de muitos produtos e serviços, com críticas e avaliações. 

A consequência pode ser tanto negativa, quanto positiva: muitos podem deixar de comprar um produto por ter opiniões negativas ou comprar por ler opiniões positivas.

4 – Permanece fiel e reconhece o valor da marca

Já viu alguém comprar um produto só porque é de uma determinada marca? 

Ou comentou que o sonho é ter a experiência em tal estabelecimento? 

Esse é o love branding, a relação afetiva com as marcas, ganhando cada vez mais espaço.

O relacionamento entre consumidor e empresa se tornou tão forte e emocional que, por consequência, o cliente defende e recomenda a marca para mais pessoas e, claro, retorna para ter uma boa experiência novamente.

O consumidor 5.0 se torna promotor e parceiro da empresa, não se resumindo a uma troca comercial finalizada com a compra de um produto.

Mas o que fazer para conquistar o Consumidor 5.0

Com tanta informação assim, agora você deve estar se perguntando qual é o melhor jeito de conquistar esse consumidor 5.0, não é?

Então vamos por etapas, para o entendimento ficar mais claro.
1 – Reveja suas estratégias de marketing

As campanhas, canais de comunicação, tom de voz e identidade visual da empresa precisam estar adequados ao consumidor 5.0 que você procura atingir.

2 – Invista no uso de dados e no foco no cliente

Em seguida, é possível investir e mais ferramentas para atingir o consumidor 5.0 e fidelizar ainda mais os promotores da sua marca

3 – Ofereça atendimento personalizado 

Além disso, o atendimento personalizado irá trazer bons frutos para as suas estratégias.

Lembre-se que esses consumidores procuram um laço emocional com a empresa, então você deve dar eles o que querem!

E para oferecer esse atendimento de forma escalável, um bom começo é…

Eles são capazes de atender o seu público respondendo perguntas, conversando de forma personalizada, seja por meio de robôs ou funcionários humanos, fechando vendas e muito mais.

O consumidor 5.0 é o futuro das relações entre empresas e clientes, principalmente com mais nativos digitais com poder de compra. 

Por isso, não exite em investir no melhor suporte tecnológico para otimizar a sua comunicação e atendimento ao consumidor.

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