Entenda quem é o consumidor 5.0, conheça suas principais características e saiba o que fazer para conquistá-lo.
Se antes da internet o contato era básico e direto, hoje, o mercado precisa se adaptar aos novos comportamentos do consumidor 5.0.
A verdade é que, nos últimos anos, presenciamos uma profunda transformação na relação entre empresas e clientes.
O mundo digital encurtou o caminho do consumidor até o encontro de um serviço ou produto.
Hoje, com o crescimento do e-commerce, o ato de compra pode ser executado em um clique.
Mas a chegada até esse ato, conhecida como a jornada de compra, começa um pouco antes… nos hábitos comportamentais do consumidor.
“O universo online está vivendo a era dos influenciadores digitais.
Muitos deles são promotores de marcas e produtores de conteúdo com foco específico em avaliar produtos e serviços.
O efeito é marcante:
O público deixa de comprar determinado item por uma opinião negativa e compra outro por conta de um review positivo.
Hoje, a indicação e reputação da marca é muito importante no processo de decisão de compra”
Afirma Anna Moreira Bianchi, CEO da NeoAssist.
O novo consumidor, superconectado, agora busca por marcas que estejam 24h disponíveis, com uma oferta de conexão afetiva para além da experiência completa de atendimento.
Por isso, a partir de agora vamos entender melhor como chegamos até o consumidor 5.0.
Evolução do Perfil do Consumidor
Para que o consumidor 5.0 surgisse, foi preciso passar por outros tipos de consumidores, certo?
Sim, o perfil do consumidor foi se modificando e se adaptando a variados contextos até chegar neste quinto momento.
E essa evolução está diretamente ligada às relações entre cliente e empresa, e claro, as mudanças tecnológicas que ocorreram até os dias atuais.
- Consumidor 1.0
Ele é prático e direto, pois procura um produto somente para solucionar um problema.
Aqui, a relação entre comprador e vendedor se restringia ao espaço físico da loja ou estabelecimento.
- Consumidor 2.0
Foi quando o mercado se expandiu, lançando mais opções de compra para o consumidor e aumentando a concorrência para o vendedor.
Com isso, o cliente precisou começar a comparar serviços e produtos, e as empresas precisaram mostrar o seu diferencial para ganhar seu espaço.
- Consumidor 3.0
Foi quando surgiu a internet e outras tecnologias, e que esse tipo de consumidor passou a estar online procurando informações em blogs para ter mais autonomia na hora da compra.
Agora a exigência não é só com a qualidade, mas com o atendimento rápido, eficaz e integrado, marcado pela presença no meio digital.
- Consumidor 4.0
A evolução do perfil 3.0 é o consumidor 4.0, perfil de cliente que chamou a atenção por querer estar próximo da marca e prezar pela comunicação e sentimento de pertencimento.
Ou seja, esse perfil exige personalização de atendimento e serviço humanizado.
Mas quem é o consumidor 5.0?
Você notou que o consumidor 5.0 é a junção de cada um dos perfis passados?
Além disso, boa parte dos consumidores 5.0 nasceram em um mundo conectado.
Mas a grande diferença é que, para ele, a internet não é só fonte de pesquisa, mas o meio de compra de produtos e serviços.
Ou seja, a tomada de decisão não é orientada somente pela qualidade, mas também por todo o valor agregado do produto…
- como uma boa experiência e atendimento personalizado das marcas, com quem tem uma relação muito mais próxima.
Isso nos leva a crer que cada vez mais o cliente está ficando exigente por atenção, personalização e experiência única de compra.
Agora vamos conhecer melhor as características deste consumidor 5.0.
Características do consumidor 5.0
1 – Heavy User da internet e das tecnologias
Esse consumidor tem o mundo na palma da mão e por isso não existe horário comercial para ele.
As lojas precisam estar disponíveis 24h por dia e permitir transações a qualquer hora.
Por isso, a implementação de algumas estratégias é essencial, como o chatbot com respostas automatizadas para ajudar esse consumidor a qualquer hora do dia ou da noite.
2 – Valoriza a experiência com a marca
Por aqui, procura-se a experiência completa ao comprar algo e isso vai desde o primeiro contato até o pós-compra.
Por isso, invista no chamado customer experience e veja as suas vendas bombarem.
Aliás, saiba que a experiência do cliente deve estar presente em todas as jornadas do cliente para atingir a meta final da empresa, que é vender.
Como consequência, a organização tende a sair na frente dos concorrentes e ainda fidelizar aquele cliente.
3 – Influência, mas também é influenciado
Ele é influenciado porque busca por informações sobre o produto que necessita e ainda pede opiniões aos amigos e desconhecidos para decidir a compra.
Com isso, muitos deles passam a ser influencers de muitos produtos e serviços, com críticas e avaliações.
A consequência pode ser tanto negativa, quanto positiva: muitos podem deixar de comprar um produto por ter opiniões negativas ou comprar por ler opiniões positivas.
4 – Permanece fiel e reconhece o valor da marca
Já viu alguém comprar um produto só porque é de uma determinada marca?
Ou comentou que o sonho é ter a experiência em tal estabelecimento?
Esse é o love branding, a relação afetiva com as marcas, ganhando cada vez mais espaço.
O relacionamento entre consumidor e empresa se tornou tão forte e emocional que, por consequência, o cliente defende e recomenda a marca para mais pessoas e, claro, retorna para ter uma boa experiência novamente.
O consumidor 5.0 se torna promotor e parceiro da empresa, não se resumindo a uma troca comercial finalizada com a compra de um produto.
Mas o que fazer para conquistar o Consumidor 5.0
Com tanta informação assim, agora você deve estar se perguntando qual é o melhor jeito de conquistar esse consumidor 5.0, não é?
Então vamos por etapas, para o entendimento ficar mais claro.
1 – Reveja suas estratégias de marketing
As campanhas, canais de comunicação, tom de voz e identidade visual da empresa precisam estar adequados ao consumidor 5.0 que você procura atingir.
2 – Invista no uso de dados e no foco no cliente
Em seguida, é possível investir e mais ferramentas para atingir o consumidor 5.0 e fidelizar ainda mais os promotores da sua marca
3 – Ofereça atendimento personalizado
Além disso, o atendimento personalizado irá trazer bons frutos para as suas estratégias.
Lembre-se que esses consumidores procuram um laço emocional com a empresa, então você deve dar eles o que querem!
E para oferecer esse atendimento de forma escalável, um bom começo é…
- Usar o Chatbots
Eles são capazes de atender o seu público respondendo perguntas, conversando de forma personalizada, seja por meio de robôs ou funcionários humanos, fechando vendas e muito mais.
O consumidor 5.0 é o futuro das relações entre empresas e clientes, principalmente com mais nativos digitais com poder de compra.
Por isso, não exite em investir no melhor suporte tecnológico para otimizar a sua comunicação e atendimento ao consumidor.
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