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Por que o Atendimento Automatizado é um diferencial para os resultados da sua empresa

O atendimento automatizado e humanizado é cada vez mais crucial para a competitividade das empresas. 

Com uma concorrência mais competitiva a cada dia que passa, aprimorar os serviços prestados e, principalmente, o atendimento ao cliente, tornou- se uma demanda essencial para continuar relevante no mercado.

Neste contexto, o atendimento automatizado e humanizado vem se destacando, com um impacto bastante positivo para a produtividade geral e custos das empresas. 

E ao levar em consideração a crescente valorização da experiência do usuário nas relações de compra, fica ainda mais fácil concluir que, hoje, o atendimento automatizado é uma estratégia indispensável.

De acordo com pesquisa recente, empresas brasileiras já perderam mais de 400 bilhões de reais por prestar um mau atendimento aos seus clientes.

Então se você quer entender a importância de contar com um atendimento automatizado e humanizado, continue comigo.

O que é atendimento automatizado?

O atendimento automatizado se resume ao uso de soluções tecnológicas para o autoatendimento do consumidor, sem nenhuma intervenção humana direta. 

Graças a inteligência artificial, é possível estabelecer padrões que ajudam na geração de respostas às dúvidas dos clientes.

E tudo isso é feito com base em um banco de dados, onde são depositados informações sobre os seus clientes (dúvidas comuns, preferências, expectativas).

Inclusive, um exemplo comum de uso de tecnologias de autoatendimento são os caixas eletrônicos de banco, onde o consumidor pode realizar sua transação sem atendimento humano.

A importância do atendimento automatizado

Como você deve saber, experiência não é algo momentâneo.

Na verdade, ela tem a ver com as memórias que você cria ao longo de toda a jornada de compra do seu cliente.

E nesse sentido, não é possível adquirir experiências sem construir relacionamentos. E para isso, o atendimento automatizado e humanizado tem grande poder de influência.

Até porque, com o desenvolvimento do mundo digital, foram criadas novas formas de se atender – visando principalmente a escalabilidade de uma empresa.

Por isso, quando falamos sobre sistemas com automatização em geral, nos referimos a um conjunto de estratégias pensadas para tornar os processos de uma empresa mais eficientes. 

Ou seja, a ideia aqui é que tanto a empresa quanto seus clientes, fornecedores e demais terceiros, consigam encontrar um ambiente mais ágil, confiável e responsivo – onde a experiência seja a melhor possível. 

Uma pesquisa mostrou que 67% dos clientes preferem o atendimento automatizado a ter que esperar muito tempo para conversar com um atendentes.

Sendo assim, contar com soluções de atendimento automatizado, além de trazer uma série de benefícios, é também essencial para alcançar os resultados desejados.

E para esta missão, a melhor união que você pode fazer é entre o atendimento automatizado e o atendimento humanizado.

Atendimento automatizado + Atendimento humanizado

O atendimento automatizado oferece por si só benefícios como:

  • A redução de custos
  • Permitir mais autonomia aos clientes
  • Aumentar a satisfação dos consumidores
  • Otimizar o trabalho em equipe
  • Reduzir o tempo médio de atendimento. 

Mas a verdade é que, ter um atendimento automatizado aliado ao humanizado é uma estratégia ainda melhor para aumentar a fidelização e satisfação dos seus clientes.

Primeiro porque o atendimento humanizado foca num atendimento empático, na qualidade técnica de quem está na linha de frente da construção do relacionamento com o cliente.

E a melhor maneira de realizar um atendimento humanizado é tratando as demandas de cada cliente de maneira individual e personalizada.

Com isso, sua empresa pode estabelecer estratégias de atendimento ao cliente que iniciem com o atendimento automatizado, para dúvidas gerais e frequentes.

Isso ajuda a economizar tempo e ainda aumenta a satisfação das pessoas, que quando for preciso, podem contar também com um atendimento humanizado e personalizado.

Ou seja, o atendimento automatizado e o humanizado são complementares e podem funcionar perfeitamente bem em conjunto.

5 Benefícios do atendimento automatizado

1 – Aumento da produtividade

Como você já sabe, a automatização de processos torna a troca de informações ainda mais ágil.

E esse fator favorece bastante o gerenciamento de tempo da sua equipe de vendas no dia a dia.

Sendo assim, um sistema automatizado ajuda seus analistas a acabar com operações repetitivas e mecânicas para focar na produtividade das vendas.

2 – Cliente certo na hora certa

A automatização do atendimento e vendas, portanto, te ajuda a ter uma visão mais clara e panorâmica do seu negócio.

Tudo isso através da simplificação do tratamento das questões dos clientes quando ele realmente precisa (ou até mesmo antes mesmo dele perceber que precisa). 

Além disso, você passa a poder personalizar as ofertas e impactar o cliente certo na hora certa.

3 – Redução de custos operacionais

Os dois pontos anteriores nos levam à consequente redução de custos operacionais.

Isso é possível a partir do uso mais eficiente de seus recursos e da possibilidade de reorganização do tempo de trabalho dos colaboradores.

O que significa, mesmo com uma equipe do mesmo tamanho (ou até mesmo reduzida) você consegue alcançar mais e melhores resultados do que antes;

4 – Diminuição da ocorrência de erros

Ao fazer um atendimento automatizado você também consegue garantir a geração de dados mais ágeis e confiáveis, que, por serem gerenciados por um sistema de máquinas, reduz significativamente a tendência de erros;

5 – Aumento na taxa de fidelização

Automatizar o atendimento é também uma forma de vender mais. 

Isso porque, com otimização dos processos, você cria diferenciais e facilita o relacionamento com o cliente – pontos que contam muito na escolha por empresas hoje em dia.

E com um atendimento automatizado e humanizado, que oferece mais agilidade, segurança e qualidade, você aumenta suas chances de fidelização de clientes.

Agora veja quais ferramentas podem te ajudar a ter um atendimento automatizado.

5 Principais ferramentas do atendimento automatizado

1 – Chatbot

O chatbot é um dos maiores aliados da automatização de atendimento. 

Isso porque essa é uma estratégia que consegue ser, ao mesmo tempo, simples e robusta, agilizando e descomplicando o processo de suporte, tanto internamente, para a sua empresa, quanto para os clientes que a contratam.

Para citar alguns diferenciais que tornam o chatbot ideal para a sua automatização de vendas, temos o fato da tecnologia poder ser incorporada a diferentes canais, como:

    • Chat do seu site
    • Chat das suas redes sociais 

Ou seja, ele é uma opção bem versátil para o plano que você deseja traçar para a sua empresa. 

2 – URA

A sigla URA significa unidade de resposta audível, sendo um sistema que funciona com a integração de um computador com o telefone – capaz de atender e transferir chamadas, encaminhar e encerrar atendimentos.

Essa tecnologia automatizada no sistema telefônico guia seus clientes a solução das principais dúvidas sobre sua marca ou produto.

Para isso, as respostas são pré-gravadas, sem a necessidade de contato com um atendente humano.

Além disso, a URA reconhece dígitos e voz, permitindo que o usuário use diferentes opções via teclado.

O auxílio por telefone por meio da URA – Unidade de Resposta Audível, que 

3 – Discador

O discador gerencia e dispara as ligações de forma automatizada. 

Além disso, o modo de discagem preditivo transfere a chamada para um atendente somente quando identifica uma voz humana.

4 – Disparo de SMS

Com ele você consegue enviar mensagens em massa de forma rápida. 

Por exemplo, se você tem uma base de clientes/leads e não está dando conta de se comunicar com todos, o disparo de SMS é ideal.

5 – Omnichannel

Uma plataforma única para você integrar todos os seus canais de comunicação e, ao mesmo tempo, gerenciar o atendimento de um jeito prático. 

Além disso, conta com histórico unificado para facilitar a recuperação das interações já realizadas. Isso é ser omnichannel!

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