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Conheça o Customer Centric, seus principais benefícios e veja como aplicá-lo.

Entenda o que é uma estratégia Customer Centric (Cliente no Centro), conheça seus 5 principais benefícios e saiba ainda como usá-la em sua empresa.

Colocar o cliente no centro de tudo nunca foi tão importante quanto hoje. Por isso, neste post vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre Customer Centric.

Conceito este que, na verdade, é um valor já ligado profundamente a todas as áreas de uma empresa.

Afinal, não é de hoje que conhecemos aquela velha máxima de que “o cliente tem sempre razão”, por exemplo.

Mas o fato é que, hoje, a experiência do cliente ultrapassou o preço e a qualidade do produto como principal diferencial de uma marca.

Um estudo recente da InfoSys aponta que 86% dos consumidores disseram que um atendimento diferenciado e exclusivo é um fator preponderante para comprar ou não de uma marca.

Nesse sentido, desenvolver soluções cada vez mais personalizadas é a maior carta na manga para as empresas que buscam se destacar no mercado.

E sem sombra de dúvidas, o passo mais importante para isso é colocar o cliente no centro de todo o seu planejamento, através do Customer Centric.

Por isso, preparamos esse post para você entender de uma vez por todas o que é o Customer Centric, sua importância, principais benefícios e, por fim, como aplicá-lo aí na sua empresa.

O que é ser Customer Centric?

Customer Centric, ou Cliente no Centro, em uma tradução literal do inglês para o português, é uma estratégia que coloca o consumidor como o foco de todas as decisões da empresa. 

Ou seja, todo o planejamento estratégico e tudo o que é realizado dentro da organização, tem como objetivo fornecer uma experiência satisfatória para o seu consumidor.

O principal objetivo ao aplicar técnicas de Customer Centric é aumentar a taxa de fidelização do seu negócio. 

Com isso, todas as estratégias de conversão são pensadas de uma maneira que o cliente se sinta à vontade com a sua marca (do primeiro ao último momento).

Entretanto, a estratégia de ter o cliente como centro é algo que deve ser muito bem trabalhado.

Afinal, cada empresa tem o seu público-alvo que, por sua vez, tem as suas especificidades.

Logo, o Customer Centric não deve ser um conceito genérico, mas, sim, personalizado à sua realidade.

A importância do Customer Centric

A verdade é que o mercado de hoje exige que a sua empresa se adapte rapidamente a tendências voltadas para o relacionamento com o cliente.

E com as redes sociais se tornando o principal canal para essa relação, o Customer Centric ganha ainda mais relevância no mercado.

Além disso, é importante ressaltar que o foco no consumidor deve ser levado em consideração em todas as etapas. 

Isso porque basta uma experiência negativa para que o cliente repense a decisão de comprar com a sua marca no futuro:

De acordo com pesquisas da NewVoiceMedia, cerca de 58% dos usuários não voltam após uma experiência ruim.

Somados a esse dado interessante, temos outros números que atestam os benefícios que adotar uma estratégia centrada no cliente pode trazer:

  • Empresas focadas no consumidor são 60% mais lucrativas, de acordo com estudo da Delloite
  • Os clientes estão dispostos a pagar 86% mais por melhores experiências, segundo o CEI Report
  • Empresas que investem na satisfação dos consumidores têm um aumento de 10% no índice de retenção de clientes e um crescimento de 30% no valor da marca, conforme levantamento da Bain & Co
  • O custo estimado de perda de clientes por causa de um serviço ruim pode chegar a US$ 1,6 trilhão, de acordo com pesquisa da Accenture.

5 Vantagens de ser Customer Centric

Além dos números apresentados até aqui, listamos a seguir 5 exemplos práticos de benefícios que sua empresa pode conquistar ao implementar o Customer Centric.

1 – Satisfação do Cliente

Todo cliente que se dirige a sua empresa com a intenção de comprar um produto ou serviço, deseja ter suas necessidades atendidas.

E para que isso aconteça da melhor maneira possível, esse consumidor precisa ser ouvido.

Neste ponto, o Customer Centric pode fazer a diferença para os resultados da sua empresa, principalmente no que diz respeito ao nível de satisfação dos clientes.

2 – Melhora da Reputação

Seguindo o raciocínio do 1° item, acrescentamos o fato que, hoje, as informações chegam a muito mais pessoas e de maneira muito mais veloz.

Sendo assim, um review ou feedback postado em uma Rede Social, pode viralizar na internet, elevando a reputação de uma empresa lá para o topo.

Entretanto, do mesmo modo que a moeda sobe, ela cai.

Ou seja, respostas negativas também têm um grande poder sobre a reputação da sua marca.

Por isso, é essencial oferecer um atendimento de qualidade para não ficar mal visto pelo mercado.

3 – Vantagem Competitiva

Esse é um dos elementos mais procurados pelas empresas para se destacar em um cenário tão concorrido.

Neste contexto, o Customer Centric bem implementado pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Uma vez que, como já foi dito aqui, a experiência do usuário já superou o preço e a própria qualidade do produto como fator determinante para a fidelização do cliente.

4 – Redução da CAC

CAC, para quem não sabe, é a sigla para Custo de Aquisição de Cliente, uma métrica que estima o valor total gasto até que o consumidor compre algo de você (um produto ou um serviço).

Quando você trabalha com o Customer Centric e tem a fidelização como uma grande prioridade, esse custo diminui.

Isso porque há uma dedicação muito maior para conhecer o perfil do público-alvo, suas características e necessidades.

O resultado disso é o aumento da eficiência das ações desenvolvidas.

5 – Aumento do ROI

O retorno sobre o investimento é outro benefício que o Customer Centric traz para as empresas.

Afinal, ao trabalhar para que os clientes tenham a melhor experiência possível, eles se sentem mais seguros para comprar mais e recomendar a sua marca aos conhecidos.

Como se tornar uma empresa Customer Centric?

Agora que você já conhece o conceito, importância e principais benefícios de centralizar suas ações no cliente, chegou a hora de saber como implementá-lo ai na sua empresa.

Mas saiba que ser Customer Centric não significa fazer tudo que o cliente deseja, e muito menos dar tudo o que ele quer. 

Até porque, muitas vezes, o próprio cliente não tem claro o que deseja, e isso pode dificultar o trabalho da sua equipe em proporcionar uma boa experiência ao longo deste relacionamento.

Por esse motivo, separamos aqui algumas dicas para que a sua empresa coloque o cliente no centro das atenções da maneira certa.

Mapeie a jornada do cliente

Para tomar ações mais acertadas e oferecer, de fato, uma experiência mais positiva aos consumidores, é preciso conhecer, em detalhes, as suas jornadas de compra.

Em outras palavras, é necessário saber o caminho que o cliente percorre, inclusive após finalizar uma compra, para que sejam feitas ofertas personalizadas para cada perfil de freguês.

Tenha lideranças voltadas ao cliente

A criação de uma cultura que valorize a experiência do cliente, começa pela montagem da sua equipe de profissionais.

Sendo assim, todos os colaboradores e, em especial as principais lideranças,  precisam entender a importância de valorizar o consumidor.

Isso porque, por meio do exemplo, esses funcionários em níveis hierárquicos mais altos transmitem a mensagem para os demais até que uma cultura de valorização do consumidor seja criada.

Conheça o seu cliente

Como você vai entregar uma experiência positiva ao cliente se não sabe o que ele busca?

Por isso, conhecer a fundo quais são as suas personas é essencial para o êxito do Customer Centric.

A boa notícia é que ferramentas de gestão, como o CRM, podem auxiliar nesse sentido.

Invista em diferentes canais de relacionamento

Nos dias de hoje, as possibilidades de comunicação entre empresas e consumidores são muitas. 

Por isso, um diferencial para o cliente pode ser a diversidade de canais disponíveis para o contato. 

Ou seja, garanta um atendimento omnichannel, que possibilite o contato por meio do canal de preferência do cliente.

Use os feedbacks para evoluir

Além de acompanhar o desempenho das suas estratégias regularmente, é preciso ficar atento aos feedbacks fornecidos pelos seus consumidores. 

A partir deles, é possível estabelecer melhorias constantes no seu serviço.

Acompanhe seu desempenho

Seja no preenchimento de cadastros e landing pages ou mesmo no histórico de compras, os clientes registram informações valiosas que precisam da atenção das empresas.

Analisar esses dados é fundamental para, por exemplo, descobrir por que um consumidor abandonou um item no carrinho de compras e nunca mais voltou a consumir na loja e o que pode ser feito para reconquistá-lo.

Como medir o sucesso da minha estratégia Customer Centric?

Mesmo após colocar em ação o seu planejamento estratégico voltado para a experiência do consumidor, é essencial continuar focado em um objetivo central: a fidelização.

Portanto, os principais indicadores que você vai usar estão conectados à sua retenção (taxa de churn), valor da vida do cliente (lifetime value)  e qual o índice de satisfação para com a empresa (NPS).

Taxa de Churn

O churn é o cancelamento do serviço, e é calculado contabilizando o nº de clientes cancelados no fim do mês dividido pelo nº de clientes ativos no início do mês x 100. O percentual resultante será a taxa de churns, ou cancelamentos ocorridos no período.

Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value, ou valor de vida do cliente, corresponde aos lucros gerados para a empresa durante a fase de retenção, medindo o lucro que a organização retém com determinado cliente.

Calcula-se o LTV multiplicando o valor do ticket médio pelo tempo de retenção do cliente, ou ainda, multiplicando o ticket médio dos pedidos de compra pela taxa de repetição da compra.

LTV = valor ticket médio x tempo de retenção de clientes

ou  ainda

R$ 100,00 x 30% (taxa de recompra) = o LTV é de R$ 130,00.

Net Promoter Score (NPS)

Através deste indicador é possível saber o quão satisfeito o cliente está com seu produto ou serviço.

O NPS é composto por uma pergunta aos clientes: 

“De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nosso produto para seus amigos e colegas?”

De acordo com a resposta, os clientes são divididos em três grupos:

  • Promotores: Os clientes que respondem de 9 a 10 são clientes que amam seus produtos. Eles serão os promotores, possivelmente recomendariam sua empresa para seus amigos;
  • Neutros: São os clientes que deram 7 ou 8. Possível que  não deixem seu produto, mas também não irão recomendá-lo;
  • Detratores: São os clientes que indicaram de 0 a 6 a probabilidade de recomendar sua marca. Esses são os clientes que você precisa ficar atento e agir rapidamente, pois a possibilidade de um cliente nesta categoria se tornar um churn é alta.  O foco aqui é entender os motivos da insatisfação e dar os direcionamentos possíveis.

NPS = % clientes promotores – % clientes detratores.

Um bom valor de NPS estaria entre 80% e 100%, a média de qualidade seria entre 70% e 80, e a situação preocupante é a quantidade de clientes que está entre 0% e 60%.

Entretanto, sempre vale a reflexão sobre quais indicadores fazem mais sentido para o seu negócio.

Tudo para evitar que se perca tempo medindo algo que não auxilia na tomada de decisões. 

Quem saber usar a informação, tem o poder

Esse ditado nunca foi tão realista.

Hoje temos informações de todos os tipos ao alcance de todos.  Mas é a forma como sua equipe usa estes dados e análises que vai ser um diferencial competitivo frente aos concorrentes. 

Manter seu time atualizado sobre o mercado em que atua e sobre os segmentos de seus clientes, e difundir boas práticas dentro e fora da sua empresa, são formas de dar poder aos seus colaboradores. 

E para tudo isso, você precisa contar com ferramentas de alta tecnologia e qualidade, capazes de entregar tudo o que você precisa para uma gestão eficiente e presente em todas as áreas do seu atendimento.

Neste caso, a Comunix aparece como sua melhor aliada.

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