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Live Commerce: conheça a próxima evolução do E-commerce

O Live Commerce, vista por muitos como a próxima evolução do E-commerce, baseia-se nas vendas feitas por meio de transmissão ao vivo pela internet.

Você pode até não ter percebido, mas provavelmente já se deparou com uma estratégia de venda Live Commerce enquanto navegava pela internet.

Talvez tenha chegado até a realizar uma compra por meio deste “comércio ao vivo”,  que é a modalidade que mais vem ganhando espaço nos mercados em todo o mundo – inclusive aqui no Brasil.

O Live Commerce, tornou-se o formato de vendas de maior crescimento dos últimos anos na China, sendo um verdadeiro sucesso.

Somente em 2020, foram realizadas em média 50.000 transmissões ao vivo por dia, acumulando mais de 50 bilhões de visualizações, podendo representar movimentação de mais de 1 trilhão de iuanes ao ano, segundo a KPMG e a Ali Research.

Para Daniel Arcoverde, co-fundador da Netshow.me, empresa especializada em transmissões profissionais ao vivo pela internet, “essa é a grande inovação após o surgimento do smartphone.” 

Isso porque, segundo ele, o surgimento dos aparelhos fez com que os consumidores  passassem a comprar por meio de aplicativos e sites de empresas. 

Hoje, quem toma esse lugar de última revolução quando o assunto é loja online, é “o live commerce”, afirma Daniel.

E assim como aconteceu com vários setores de serviços, o fator pandemia acabou acelerando ainda mais o crescimento do método Live Commerce.

Mas agora chegou a hora de entender qual é o conceito de Live Commerce.

Afinal, o que é o Live Commerce?

Também conhecida como Live Stream Shopping e Shop Streaming, a modalidade Live Commerce trata-se basicamente de uma experiência de compra em que as vendas são feitas por meio de transmissões ao vivo pela internet.

Surgindo em 2016 na China, essa modalidade cresceu mesmo em 2019 – no início da epidemia de coronavírus.

Ainda em 2019, “o método já correspondia a 10% do varejo online na China (faturou US$ 63 bilhões). Ou seja, se o Live Commerce chines fosse um país, seria cinco vezes maior que o e-commerce brasileiro inteiro em 2019.

In Hsieh, CEO do Chinnovation.

Através desse “comércio ao vivo”, o vendedor pode promover produtos, serviços e todo o ecossistema do seu e-commerce.

O formato ainda permite a interação em tempo real entre o porta-voz da empresa (normalmente influenciadores digitais) e os clientes, que podem tirar as suas dúvidas sobre os produtos por meio de bate-papo interativo. 

Além disso, o live commerce também oferece ferramentas capazes de direcionar o consumidor — se houver interesse de compra — para o aplicativo ou site da marca.

Porque cresceu tanto?

Desde o começo da pandemia, o mercado vem mudando bastante, devido principalmente ao novo comportamento do consumidor.

Em um mundo cada vez mais conectado, as vendas pela internet estão crescendo e se reinventando diariamente.

Com isso, as marcas precisam cada vez mais encontrar novas formas de chegar até o consumidor, tanto para engajar quanto para solidificar sua presença e imagem.

O que irá determinar o sucesso das marcas no futuro será a capacidade de geração de conteúdo relevante e de gestão de suas comunidades.

Neste contexto, os marketplaces – tão populares por sua audiência -, não ajudam quando falamos nessa construção de marca, pois não oferecem aos vendedores quase nenhuma customização e muito menos uma interação direta.

É aqui que o Live Commerce surge como uma solução para essas lacunas no e-commerce.

Live Commerce: Bom para as marcas, bom para as lojas, bom para o consumidor

Tendo como grande trunfo a interação proporcionada pela transmissão ao vivo, o Live Commerce permite que vendedor e consumidor tenham uma maior proximidade.

Essa vantagem resulta em um maior engajamento e, consequentemente, maior conversão.

Mas indo além desse aumento nas taxas de conversão e de vendas, o live commerce vem se mostrando também como uma tendência promissora para todo o ecossistema do e-commerce.

Em primeiro lugar, o levantamento da Wyzowl, traz informações relevantes: 

  • 96% dos usuários assistem um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço;
  • 84% dizem que se sentem convencidas a comprar um produto após assistir um vídeo da marca;
  • 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo.

Sendo assim, podemos destacar o Live Commerce como uma fonte de conteúdo muito valiosa, capaz de oferecer vantagens essenciais para o crescimento das marcas na internet.

Vantagens do Live Commerce

  • Interação direta

Durante as transmissões, marcas entretêm clientes, podendo sanar dúvidas, demonstrar o produto em uso e compartilhar detalhes específicos que possam interessá-los, ajudando a fortalecer o relacionamento.

  • Conteúdo novo diariamente 

A frequência das transmissões traz ao consumidor conteúdos novos diariamente – o que é um dos segredos para o seu sucesso. 

Tudo isso alinha-se ainda ao uso de influenciadores ou vendedores engajantes, que  também otimiza ainda mais as chances de conversão.

  • Atração e engajamento de clientes

Outra característica positiva desta modalidade são as lives de grupo que oferecem peças exclusivas e promoções especiais.

Isso faz com que o usuário passe mais tempo na página, o que pode gerar ainda mais resultados para a empresa.

Porque o Live Commerce veio para ficar

Na década de 1990, um modelo parecido acontecia na TV. Quando empresas como Polishop mostravam seus produtos em canais de televisão. 

“Não era um live commerce, mas tinha ali uma experimentação que ajudava a ver como o produto funcionava.

Aponta Daniel Arcoverde, co-fundador da Netshow.me

E se isso já trazia vendas antes, imagine hoje, com uma experiência online e uma interação ainda mais inclusiva?

A verdade é que o live commerce logo será uma das melhores ferramentas de captação de leads disponíveis no mercado. 

Uma afirmação que fica se torna ainda mais embasada pelo seguinte anúncio:

(…) O Third-party cookies – que é a obtenção de dados de navegação de usuários na internet e base para a maioria das campanhas de marketing digital -, chegará ao fim em 2022.

Isso vai gerar para as marcas a necessidade de gerar dados proprietários. E sabe qual é a melhor forma de fazer isso?

  • Através da geração de conteúdo.

Neste ponto, o Live Commerce já aparece como uma das principais ferramentas para o andamento desse processo.

Somado a tudo isso, temos ainda plataformas white-label capazes de adaptar-se de acordo com a marca e sua identidade visual.

Essa adaptação vai tornar possível grandes níveis de customização, permitindo que plataformas possam realizar a transmissão via aplicativo.

Por meio dessa conversão, serão reduzidos os custos despendidos por transmissão, permitindo a realização de lives diárias por meio de aparelhos simples, como smartphones.

Conclusão

É claro que, neste momento inicial, as lives commerce impõe alguns desafios para serem produzidas, como o uso de 

  • Tecnologias diversas;
  • Equipe robusta para preparação;
  • Investimento acima da média do mercado.

Mas com potencial tão grande quanto a lista de benefícios, a questão não é se esta ferramenta irá revolucionar o setor, mas sim quando. 

 

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