CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

Segurança Digital: porque você deve se preocupar com essa prática

Entenda o que é Segurança Digital, conheça as principais ameaças aos seus dados e saiba como proteger seu banco de informações.

A segurança digital serve para proteger sistemas, informações e dados que estão no ambiente virtual. Veja neste artigo a importância de proteger os dados da sua empresa e do seu cliente.

Hoje, é difícil encontrar uma empresa que não tenha passado por um processo de transformação digital.

Seja criando um perfil nas redes sociais ou website para vendas online, diversos negócios entraram no mundo digital desde o início da pandemia.

Reflexo não apenas desse novo mundo digitalizado, mas também da necessidade das empresas de fortalecerem seu relacionamento com o consumidor.

Mas esse novo relacionamento também requer importantes pontos para ser duradouro e vantajoso para todos.

E o principal deles hoje, trata-se de garantir a segurança digital dos dados (tanto de clientes quanto da própria empresa).

De acordo com estudo feito pela IBM, 6 em cada 10 brasileiros relataram que sofreram com vazamento de dados ou conhecem alguém que tenha passado por essa situação.

Não é à toa que cada vez mais empresas estão se preocupando em garantir uma boa segurança digital.

Por isso, a seguir você vai entender melhor o que é a segurança digital, quais são as principais ameaças aos seus dados e também maneiras de promover essa segurança no seu negócio.

O que é Segurança Digital?

Podemos dizer que Segurança Digital são as medidas, práticas e ferramentas que têm o intuito de proteger informações e dados do seu negócio, colaboradores e de seus clientes.

Nesse contexto, ela engloba os dados digitais como documentos, arquivos, análises, softwares, sites e perfis nas redes sociais, o hardware, como servidores e dispositivos de armazenamento. 

Sendo assim, sua missão é proteger e resguardar esses dados de acordo com a necessidade da empresa.

Quando, por exemplo, um colaborador que é desligado da empresa tem o acesso negado ao seu antigo e-mail corporativo, trata-se de uma medida de segurança digital  interna.

Já quando o cliente lê os termos de uso de um site e concorda com eles, está tomando uma medida de segurança externa.

Principais ameaças à segurança digital

Para garantir e fortalecer a segurança digital do seu negócio, é essencial conhecer quais são os tipos de ameaças que podem impactar negativamente o seu negócio. 

Por isso, listamos a seguir as principais ameaças à segurança digital que você deve ficar de olho.

  • Backdoor

Software malicioso que abre brechas nos sistemas de empresas e permite assumir o controle de um computador.

  • Phishing

São mensagens fraudulentas geralmente enviadas por e-mail ou mensagens de texto com links que roubam informações dos usuários que clicam.

  • Ataques DDoS 

Esses ataques causam quedas nos sistemas da empresa, desde servidores a sites, botando em risco o armazenamento e atualização do seu banco de informações.

  • Spyware 

Software que espia o comportamento de usuários e é capaz de acompanhar todas as ações no sistema.

  • Trojans 

Já esses são os famosos “cavalo de troia”, que conseguem modificar e excluir informações, atacar outros sistemas e espionar.

  • Ransomware 

Uma das ameaças digitais mais comuns atualmente, consegue “sequestrar” os arquivos de um sistema e bloquear os dados.

O cenário da segurança digital no Brasil

Agora que você já sabe o que é segurança digital e quais são as principais ameaças a ela, é hora de entender o que a lei diz sobre o tema.

As leis sobre proteção de dados são recentes. Por isso, muitas vezes podem não acompanhar as dinâmicas transformações do universo digital.

Ainda que o tempo da lei seja diferente do tempo atual, a Lei nº 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, promulgada em 2018, cumpre com diversas demandas da sociedade civil.

E a principal delas é regular as atividades sobre dados coletados e mantidos por empresas em seus servidores. 

A LGPD tem como objetivo proteger informações, históricos e outros tipos de dados que possam ser usados por terceiros. 

Para criá-la, a legislação brasileira se espelhou na General Data Protection Regulation (GDPR), lei de proteção de dados usada na União Europeia, tida como sinônimo de sucesso pela flexibilidade e por estabelecer limites claros na internet.

Segurança Digital como estratégia de negócio

Além de necessária, a promoção da segurança digital pode ser considerada uma grande oportunidade de negócio para sua empresa.

Até porque um dos critérios adotados pela maioria – para não dizer todos – dos consumidores atuais na escolha de onde comprar é a credibilidade da empresa.

Isso porque ninguém quer ter um pós-venda decepcionante ou correr o risco de ter algum problema com o produto.

Sendo assim, o principal objetivo da segurança digital como estratégia de negócio é:

  • Assegurar o Cliente sobre as boas práticas da empresa e dar segurança e conforto a ele na hora da compra.

6 passos para garantir uma boa segurança digital

1 – Adoção de uma forte política de segurança digital

O primeiro passo para garantir uma segurança digital eficiente é elaborar um documento com algumas práticas e regras que devem ser seguidas à risca.

Entre os principais definições que esta política deve conter, estão:

  • Os níveis e restrições de acesso de cada colaborador (ou seja, as permissões para visualizar apenas o necessário para suas atividades)
  • A cópia de segurança (backup) dos dados e informações, que deve ser feita com regularidade e automaticamente salva na nuvem.

2 – Uso da Certificação Digital

O Certificado Digital é usado na identificação de pessoas e empresas em ambientes digitais, por meio de chaves criptográficas e senha de acesso. 

Com ele, é possível autenticar suas credenciais em diferentes sistemas, comprovando se é você mesmo acessando.

Essa certificação pode ser aplicada de diversas formas, como:

  • Certificado SSL/TLS: protege dados trocados em páginas e ambientes virtuais;
  • Carimbo de Tempo: comprova data e hora de atos firmados eletronicamente;
  • Code Signing: garante a integridade de códigos de programação de softwares e aplicações, mostrando que se trata de uma cópia original, sem mudanças e segura.

No Brasil, podemos utilizar o Sistema de Segurança Digital (SSD), uma ferramenta desenvolvida em software livre, que se propõe ao uso e à disseminação da Certificação Digital, obedecendo aos padrões dados pela ICP-Brasil.

Neste caso, confie em empresas como a Comunix, com certificação em segurança e tecnologia, e grande relevância no mercado de comunicações.

3 – Criação de senhas mais fortes

Embora pareça óbvio, é preciso ter cautela na escolha das senhas de segurança.

Esquecer senhas é um hábito comum, logo, as pessoas costumam criar opções fáceis de decorar.

A questão é que senhas fáceis de decorar também podem ser igualmente fáceis de descobrir ou hackear. 

Elas são tão vulneráveis que nem medidas mais avançadas de segurança conseguem conter esse tipo de ruptura na segurança.

Sendo assim, dê preferência a senhas que não sejam curtas demais, e sim àquelas que misturam letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais, como pontos, traços, asterisco, etc.

4 – Adoção de um sistema antifraude

Um sistema antifraude atua com o objetivo de identificar fraudes e golpes em ambientes virtuais.

É uma proteção essencial principalmente para e-commerces, já que é indispensável garantir a segurança de suas operações e os dados de seus clientes, além de evitar grandes prejuízos financeiros.

5 – Manter antivírus e antimalware sempre atualizados

Antivírus e anti-malware são programas que detectam e eliminam ameaças do computador antes que infectem os arquivos. 

Existem versões específicas para empresas que podem ser adquiridas. É importante mantê-los sempre atualizados para escapar de novas ameaças que surgem a cada dia.

6 – Uso de um firewall bem configurado

O firewall é uma espécie de barreira que garante que somente dados e informações autorizadas passem pela rede da empresa. Você mesmo cria regras para assegurar a confiabilidade.

A Comunix sabe da importância da segurança digital

Sabendo da importância de garantir a segurança digital de dados para o seu negócio, a Comunix oferece soluções seguras para a sua empresa, englobando todos os tópicos citados neste artigo.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados