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Como ampliar os resultados da sua empresa com o Chatbot

Entenda o que é e quais são as principais vantagens do Chatbot. Veja como aplicá-lo nas suas estratégias de venda para otimizar resultados.

O Chatbot já é uma das ferramentas mais adotadas pelas empresas que buscam otimizar seus processos. E neste artigo, você vai entender melhor porque esta solução é essencial para ampliar os seus resultados.

Você provavelmente já conhece ou ouviu falar do chatbot como solução para o setor de atendimento da sua empresa.

Entretanto, as aplicações desta ferramenta vão muito além disso.

Contar com chatbots nos processos rotineiros da sua equipe pode aumentar a produtividade de diferentes áreas do seu negócio, ou elevar a eficiência das suas ações de marketing.

O sistema é tão inovador que empresas como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Le Biscuit multiplicaram seus resultados ao aderirem ao modelo de serviço.

Mas para entender todo o potencial desta ferramenta, vamos começar pela sua definição e funcionalidades.

O que é um Chatbot?

Chatbot é um software que pode ser programado para interagir com humanos e prestar atendimento em tempo real.

Através de um sistema de inteligência artificial, ele é capaz de simular conversas através de chat em forma de diálogo.

Além disso, ele ainda pode ser aplicado em diferentes canais de comunicação, como WhatsApp, Chat no site, Telegram, Facebook Messenger, e-mail, SMS, entre outros.

 

Em outras palavras, o Chatbot é uma forma de prestar atendimento rápido, estar presente em diversos canais e não ficar para trás na concorrência de um mercado cada vez mais competitivo. 

Como os chatbots podem ser utilizados para vendas

1 – Abordagens pró-ativas

Sabe quando o cliente precisa daquele “empurrãozinho” para finalizar uma compra no seu site?

Pois o Chatbot é a solução ideal para te ajudar neste quesito e melhorar o seu desempenho de vendas.

Isso porque você pode programá-lo para enviar mensagens para o cliente indeciso com avisos do tipo “seu produto está esperando”, “restam poucas unidades” ou oferecer descontos para que a compra seja finalizada o quanto antes.

Esse inclusive é um tipo de  abordagem que pode ser utilizado em outros canais, como SMS e e-mail.

No caso de estratégias de Marketing de Conteúdo, por exemplo, os bots podem oferecer conteúdos ao visitante do seu site, em troca de dados que vão transformá-lo em lead.

2 – Pré vendas

No segmento de pré-venda, os Chatbots são ferramentas bastante úteis para responder dúvidas frequentes do público sobre os seus produtos e serviços.

Eles funcionam também como ótimos pré-vendedores, abordando e coletando informações de clientes que estão passando pelo seu funil de vendas, para assim, preparar a abordagem ideal da sua equipe de vendas.

Uma ótima forma de evitar a perda de clientes que entram em contato com a sua empresa fora do horário comercial.

3 – Vendas automáticas

Além de estratégias indiretas para influenciar o consumidor a comprar, os chatbots podem também adotar uma postura de vendedor.

A partir de uma pré programação, ele pode apresentar tendências e promoções para os clientes com o objetivo de despertar o seu interesse pelos produtos.

Neste caso, além de fornecer informações sobre produtos e fazer a captura de dados, os Chatbots podem redirecionar esse cliente para uma página de pagamento.

Mas você percebeu o que é mais interessante em todas essas etapas?

Em nenhum momento foi necessário utilizar atendentes humanos para fazer a abordagem.

Isso porque o bot só precisa transferir o cliente para um atendimento humano em caso de um eventual problema ou assunto mais específico.

O que a tecnologia Chatbot oferece para a minha empresa?

  • Sistema de atendimento humanizado

A inteligência artificial é capaz de aprender e se aprimorar a cada atendimento, captando dados importantes passados pelo cliente e alinhando-os para oferecer uma conversa cada vez mais humanizada.

  • Cadastro de clientes de forma automática

O chatbot é capaz de captar as informações do cliente e registrá-las automaticamente na sua base de contatos.

  • Relatórios de Atendimento em tempo real

A tecnologia registra e gera relatórios a cada atendimento, captando dados importantes como o tempo de atendimento, turnovers, nível de satisfação do cliente, entre outros. 

  • Transferência, avaliação de atendimento

Para atendimentos mais complexos, você pode usar o chatbot como triagem para o cliente até o assunto específico, que será resolvido pelo especialista.

Além disso, após o atendimento ele pode voltar a atuar na captação da satisfação do cliente com o atendimento ou suporte prestado.

  • Acompanha clientes (ativos, pendentes e potenciais)

O Chatbot pode ser um grande aliado para as suas vendas, impulsionando a finalização dos carrinhos de compra do site, auxiliando no setor de cobranças ou até na captação de novos clientes.

Tudo isso através de mensagens e abordagens pré definidas, que serão enviadas automaticamente para os clientes identificados em cada situação.

  • Monitoramento de horários de pico

Ele também é capaz de registrar e relatar quais são os horários onde há maior movimento na sua loja virtual, bem como o momento do dia que mais são registradas interações com a sua empresa.

  • Gera enquetes

Você pode usar o Chatbot para captar informações importantes sobre os principais desejos e interesses do seu público, através de enquetes estratégicas.

  • Integração com outras plataformas

A tecnologia do Chatbot pode ser aplicada em diversos canais que sua empresa usa para interagir com os clientes – seja WhatsApp, Telegram, E-mail, Site ou demais.

Principais benefícios do Chatbot

1 – Otimização de tempo

O chatbot é o melhor parceiro para você que atua com vendas através de canais como o WhatsApp Business, Telegram ou até mesmo e-mail.

Através dele, você consegue reduzir filas e ainda tirar as principais dúvidas do público, otimizando o tempo de atendimento.

2 – Excelente custo benefício

Ao contrário do que você está imaginando, a tecnologia chatbot é muito acessível para negócios de todos os tamanhos.

Prova disso você encontra em pesquisas de mercado, que apontam esta solução como a melhor em custo benefício.

Conheça o WhatsApp Business API da Comunix, a solução ideal para voce que quer dar escala ao atendimento do seu negócio.

3 – Prospecção de mais vendas

Como você bem sabe, quanto mais ágil for o atendimento, mais chances voce tem de fechar uma venda.

Quando aliado a um produto ou serviço de qualidade então, tudo fica ainda mais favorável.

4 – Satisfação do cliente

A junção de agilidade no atendimento e alta qualidade no produto ou serviço, também tem impacto direto no nível de satisfação do cliente com o seu negócio.

Logo, se você deseja captar cada vez mais clientes assíduos da sua marca, o chatbot é a solução ideal.

Conclusão

Como é possível perceber, os chatbots são bastante versáteis e eficientes para melhorar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes.

Além disso, trata-se também de uma solução capaz de impulsionar suas vendas, seja através de escala de atendimento ou qualificação de oportunidades.

Com o chatbot, a sua empresa pode servir um serviço amplificado e de qualidade através do atendimento virtual.

Mas sabe qual é a melhor parte disso tudo?

Aqui na Comunix, você encontra a tecnologia Chatbot em diversas ferramentas desenvolvidas para a sua Central de Atendimento (online ou presencial).

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