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Telemarketing na pandemia: Comportamento do consumidor pós-covid reabre vagas no setor

As mudanças de comportamento do consumidor pós-covid reabre vagas no setor de Telemarketing, principalmente na modalidade home office. Entenda a origem dessa mudança.

A pandemia mudou o nosso jeito de viver, de nos relacionar e até de consumir. Fato que se reflete no mercado de telemarketing, que apresenta crescimento no número de vagas devido ao novo comportamento do consumidor.

Algo difícil de acreditar que ia se tornar realidade, se analisarmos o cenário de alguns anos atrás, onde muitos acreditavam que o atendimento automatizado poderia diminuir a necessidade de mão de obra humana.

Agora, pela primeira vez em cinco anos, mais operadores foram contratados do que demitidos.

Para efeito de comparação, em 2021, o maior uso de atendimento remoto por conta da Covid-19 gerou mais aberturas do que fechamento de postos de trabalho.

Segundo a CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram 34,8 mil vagas abertas apenas para atendentes.

Enquanto no período entre 2016 e 2020, um levantamento da LCA Consultores feito para a Folha apontou um saldo negativo na abertura e fechamento de vagas, com mais de 22,9 mil postos de trabalho destruídos.

Esta com certeza é uma mudança positiva para essa nova tendência da profissão, que passa a ficar novamente no azul após a recessão causada pela pandemia.

A demanda por operadores de teleatendimento

Empresas do setor de telemarketing apontam também o crescimento da demanda por operadores de teleatendimento.

Um fato que se deve principalmente a rápida adesão do consumidor aos serviços de e-commerce, delivery de alimentos e telemedicina, como aponta Elaine Marques Cherubino, superintendente de Seleção da Atento Brasil.

“Quando as pessoas voltarem a circular, vai haver uma nova mudança, mas a pandemia acelerou o uso de serviços remotos e parte dessa transformação veio para ficar.”

Tendência que muda um certo quadro de reformulação do mercado – onde o investimento em autoatendimento estava estimulando o corte de vagas.

Hoje, ao mesmo tempo em que há uma demanda por atendimento via robôs para os primeiros contatos, também cresce a busca por um contato personalizado.

“Agora, há um amadurecimento das empresas e uma nova distribuição entre o atendimento automatizado e o humano.”

Laurent Delache, diretor do Sintelmark.

A origem dessa nova tendência no setor de telemarketing

Durante o avanço da pandemia de Covid-19, as empresas de Contact Center tornaram-se fundamentais para diferentes setores da economia.

Isso porque, enquanto a maioria precisou suspender suas atividades ao público, coube a esse segmento manter e até alavancar o relacionamento das marcas com seus consumidores.

Com isso, veio a principal mudança no setor: o uso da tecnologia.

Assim, as soluções que antes eram um diferencial, passaram a ser essenciais para a operação de diversas centrais.

Uma mudança importante não apenas para garantir o trabalho remoto dos trabalhadores, respeitando as medidas de prevenção, como também para agilizar os processos com uso de dados inteligentes para a tomada de decisão.

Deste modo, o cliente agora pode chegar ao atendimento especializado sem encarar filas nem perder muito tempo, contando com a rápida triagem oferecida no autoatendimento.

Tudo isso resultado do casamento entre o atendimento automatizado e o operador humano.

A importância do aumento de vagas no setor de telemarketing

Precisamos destacar também que a profissão de operador de Call Center é bastante famosa por ser porta de entrada para milhares de jovens no mercado de trabalho.

Logo, esse aumento de contratações se torna crucial dentro de um contexto de alta no desemprego causada pelo impacto da Covid-19 na economia.

Conclusão

Podemos concluir que a pandemia de Covid-19 trouxe mudanças profundas em toda a sociedade. 

Com isso, as empresas sabem que terão de reformular seus modelos de negócio e suas operações, para continuar atendendo às novas demandas e gerando resultados.

Então se você ou sua empresa está nesse processo e deseja acelerar sua adaptação ao novo consumidor, entre em contato conosco para conferir as nossas modernas soluções em comunicação.

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