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Como melhorar o relacionamento com seu cliente através do WhatsApp API

Descubra como usar o WhatsApp Business API para melhorar o relacionamento com o seu cliente. Crie um Marketing de sucesso em 8 passos simples.

O WhatsApp Business API é uma solução que ajuda empresas de todos os tamanhos a melhorar seu relacionamento com o cliente, e neste artigo, você vai entender como ter mais resultados com ele em sua estratégia de vendas. 

Como você deve saber, fidelizar clientes é bem mais rentável do que adquirir novos.

Entretanto, uma das dificuldades mais comuns para vários empreendimentos é exatamente manter esse bom relacionamento com a base.

A boa notícia é que, nesse contexto, as Redes Sociais se tornaram poderosas ferramentas para aproximar marcas de sua audiência.

Dentre tantas redes, o fenômeno virtual da vez é o WhatsApp.

  • Somente no Brasil, já são mais de 120 milhões de pessoas conectadas na plataforma de mensagens instantâneas.

Esse dado já colocaria o WhatsApp como uma excelente oportunidade para fazer e divulgar negócios, certo?

Mas o fato é que, depois que o Facebook comprou o WhatsApp e lançou a versão WhatsApp Business (em 2018), este canal se tornou indispensável para as empresas.

Então se você quer saber como utilizar o aplicativo de mensagens mais popular do mundo para melhorar seu relacionamento com os clientes e ter mais resultados, continue comigo.

 

O WhatsApp Business e o API Oficial

Já há algum tempo que os brasileiros têm demonstrado alto engajamento nas redes sociais,  interesse por dispositivos móveis e a intenção de realizar transações on-line.

Juntando tudo isso ao efeito da pandemia, este cenário se tornou ainda mais dominante.

Com tudo isso, a mensagem instantânea atropelou o e-mail e se tornou tão importante para o mundo dos negócios que, hoje, temos modelos de softwares próprios para empresas.

É aqui que entra o WhatsApp Business e também sua versão API Oficial.

Seguindo o mesmo caminho do Facebook Business, esta ferramenta tem como principal objetivo ajudar empresas de todos os portes a fazerem negócios.

Para isso, foram agregadas diversas funções comerciais e de gestão ao modelo tradicional do aplicativo, tais como:

  • Perfil Empresarial, que traz dados como endereço, site, email, segmento, horário de funcionamento e etc.;
  • Mensagens rápidas, que configura respostas automáticas enquanto você estiver ausente;
  • Tags, para organizar e classificar suas conversas em diferentes categorias;
  • Métricas, para mensurar os resultados das suas ações;

Mas agora é que vem a cereja no bolo!

Isso porque, após o desenvolvimento do WhatsApp Business API, agora também é possível escalar o atendimento.

Ou seja, não é mais necessário ter vários números de WhatsApp e atendentes exclusivos.

Com a API, empresas de médio e grande porte já podem utilizar o WhatsApp para oferecer uma comunicação mais intimista aos seus clientes.

Uma solução que também traz novas possibilidades e formas poderosas de aplicar a ferramenta na sua empresa.

 

O Marketing no WhatsApp Business API 

O WhatsApp se tornou um facilitador do relacionamento entre empresa e cliente.

Presente em muitos negócios, ele é responsável por tornar a comunicação muito mais rápida, assertiva e humanizada.

Entretanto, é essencial saber usá-lo do jeito certo para ter sucesso nas suas estratégias de venda.

Para isso, o seu primeiro passo deve ser o planejamento.

Ou seja, você precisa saber claramente o objetivo, o que deve ser feito e qual será o retorno da sua estratégia.

Para te dar uma inspiração, veja a seguir formas poderosas de usar o aplicativo na sua empresa.

Melhore o relacionamento com os seus clientes

Nada melhor para deixar o seu cliente mais a vontade do que poder atendê-lo em um ambiente mais aconchegante.

Pois é assim que o WhatsApp Business API se aplica ao mundo virtual.

Considerando a sua base de clientes fiéis, vamos levar em conta que, com certa frequência, eles precisam de auxílio na utilização do seu produto ou serviço.

Mas agora, ao invés de precisar esperar em uma fila de atendimento no telefone, esse mesmo cliente pode ter respostas rápidas na tela do celular, enquanto usa o seu produto.

Tudo isso através do WhatsApp API e suas funcionalidades, onde você pode oferecer uma consultoria totalmente personalizada e automatizada.

O que significa mais agilidade e eficiência na resolução dos problemas do cliente, trazendo mais confiança e segurança para ele em relação à sua marca.

Dê suporte aos seus clientes

Para garantir o apoio que seu cliente precisa e a agilidade que ele deseja, é importante mapear todos os tipos de problemas que ele pode ter.

Nessa função, o WhatsApp pode ser o seu maior aliado.

Primeiro porque através do atendimento automatizado, feito pelos chatbots, você pode atender um grande número de clientes.

E em segundo lugar, é possível integrar seu número em uma plataforma de atendimento digital para acompanhar estatísticas e extrair relatórios de atendimentos.

Deste modo, você pode identificar quais são as principais dificuldades do cliente e, a partir daqui, programar seu atendimento automatizado para sanar cada uma delas.

 

Divulgue novos produtos e serviços

Além de tudo o que já foi dito sobre melhorar o relacionamento com seu cliente, no WhatsApp você também encontra formas de divulgar e vender seus produtos e serviços.

  • Aproveite sua base de clientes fiéis para apresentar novidades.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode chamar seus consumidores para conferir o seu lançamento para a estação ou uma data sazonal (como o Dia dos Namorados).

Outra boa pedida é oferecer cupons de desconto, para incentivar o cliente a manter contato com a empresa.

Contudo, é essencial tomar cuidado com o exagero.

Mensagens promocionais em excesso podem passar a impressão de spam, fazendo com que muitos clientes bloqueiem seu contato.

Falando nisso, a seguir você vai aprender a fazer um Marketing de sucesso no seu WhatsApp Business API com 8 dicas simples.

Confira!

 

8 dicas simples para um Marketing de sucesso no seu WhatsApp API

1 – Seja mais pessoal

É importante lembrar sempre que este é um aplicativo usado principalmente para pessoas conversarem com outras pessoas.

Portanto, adotar um tom mais leve na conversa e abordar o cliente pelo nome é a melhor escolha.

Assim, você pode gerar uma relação amistosa (e muito promissora).

Certifique-se também de chegar com assuntos relevantes para o seu cliente, com potencial de despertar nele um interesse real na sua marca.

 

 2 – Evite mandar uma enxurrada de propagandas

Comunique-se sem ser invasivo, para evitar que seu número seja marcado como spam.

Justamente por ser um espaço mais íntimo, mantenha o seu fluxo de publicações baixo.

Chegar com uma onda de propagandas pode levar suas chances de venda por água abaixo.

 

3 – Seja ativo em todos os canais 

Para ter sucesso na sua abordagem, é essencial conciliar suas ações no WhatsApp Business API com uma boa divulgação nos outros canais.

Através das Redes Sociais e com conteúdos de qualidade no site, você consegue reforçar sua conexão com a audiência.

Assim, cria-se um ambiente ainda melhor para divulgar seus produtos e serviços.

 

4 – Tenha um plano para cada passo

Toda estratégia de marketing precisa começar com um bom planejamento estratégico.

Tipos de conteúdo, horários de postagem e ocasiões para envio de mensagem devem ser bem calculadas (principalmente para evitar o erro dito no item 2)

Isso vai te ajudar a ter uma comunicação mais efetiva, que respeita o espaço do consumidor.

 

5 – Não deixe seu cliente esperando

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, onde tudo o que o cliente espera é ter agilidade para solucionar sua demanda.

Por esse motivo, é essencial não deixá-los esperando e retornar o quanto antes.

A boa notícia é que com o WhatsApp Business API, você pode programar conversas e atendimentos personalizados, para oferecer suporte 24 horas por dia.

Bem, pode agradecer aos chatbots por esse conforto.

 

6 – Prepare seu WhatsApp para vender

Crie o catálogo de produtos para que seus clientes possam fechar compras direto da plataforma.

Em seguida, por meio das mensagens, ofereça a eles a chance de conferir as disponibilidades dos seus artigos, opções de reserva e também de pagamento.

 

7 – Invista no pós-venda

Após a venda, pergunte ao seu cliente se gostou da experiência com a marca, e até mesmo avalie a satisfação dele com o produto dias após a compra.

Atitudes como essa contribuem para melhorar ainda mais o relacionamento com seu cliente e aumentar suas chances de venda.

 

8 – Use bem as ferramentas disponíveis

Aproveite sem moderação todas as ferramentas e funções que o WhatsApp Business API oferece para o seu negócio.

  • Crie mensagens personalizadas para saudação, ausência e respostas rápidas;
  • Organize suas conversas através das etiquetas;
  • Use o link curto para atrair sua audiência de outros canais (Facebook, Instagram e Site) para o seu WhatsApp Business;
  • Use os chatbots para otimizar seu atendimento em tempo e escala;
  • Use as notificações para deixar seus clientes sempre por dentro das novidades sobre os produtos e serviços contratados;

Agora que você já sabe como ter um Marketing de Sucesso no seu WhatsApp Business, chegou a hora de saber como adquirir essa poderosa ferramenta de vendas.

 

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Especialista na otimização de Centrais de Chamadas em todo o Brasil, a Comunix já conta também com a API Oficial para o WhatsApp.

Agora, você pode multiplicar a sua capacidade de atendimento utilizando a plataforma de mensagens mais popular entre os brasileiros.

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