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10 dicas sobre como fazer marketing no WhatsApp

Veja 10 dicas sobre como fazer marketing no WhatsApp Business e saiba ainda como aproveitar todos os recursos desta poderosa ferramenta de vendas.

O aplicativo de mensagens mais usado no mundo vem comprovando que também é uma ótima plataforma de negócios para qualquer profissional ou empresa. Por isso, hoje é essencial saber como fazer o seu marketing através do WhatsApp.

De acordo com informação divulgada no blog oficial do aplicativo, em fevereiro de 2020, o WhatsApp já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos.

Esses números só comprovam que o WhatsApp já é o caminho natural para qualquer negócio que deseja melhorar suas vendas.

Tudo isso ficou ainda mais viável com o lançamento do WhatsApp Business, versão empresarial do aplicativo em que, segundo a Global Digital Insights 2020, o brasileiro em média 4 horas e 41 minutos por dia conectados.

É por conta de dados como esses que cada vez mais empresas estão criando ações direcionadas e descobrindo maneiras eficazes de alcançar novos clientes através do aplicativo.

Então se você quer saber como fazer marketing no WhatsApp para otimizar os resultados do seu negócio, continue com a gente.

O WhatsApp Business

Esta é a solução exclusiva para as empresas que querem usar o WhatsApp como ferramenta de comunicação.

Assim como no Facebook, o aplicativo que surgiu como um espaço para promover interações entre os usuários, logo se manifestou como uma interessante oportunidade para as empresas.

Seu grande potencial fez com que vários negócios começassem a usá-lo como uma “agenda de compromissos”, como em academias, salões de beleza e clínicas médicas.

Esse fato abriu ideia para novas ideias, tais como:

  • Estabelecer um novo canal de suporte ao cliente;
  • Divulgar novos produtos e serviços para clientes fidelizados;
  • Entrar em contato com fornecedores;
  • E até mesmo realizar transações comerciais.

Logo surgiu a necessidade de uma versão própria para gerenciar melhor essas interações entre cliente e empresa. Deste modo, em 2017, foi criado o WhatsApp Business.

A ascensão do WhatsApp como ferramenta de negócios

Hoje, com o WhatsApp Business você pode oferecer um suporte personalizado e automatizar o envio de mensagens de maneira segmentada, usando recursos como:

  • Lista de transmissão;
  • Respostas rápidas;
  • Mensagem de ausência;
  • Mensagem de saudação.

Isso sem contar os recursos relacionados às tendências das redes sociais, como o compartilhamento de status que desaparecem após 24 horas (tal como o Snapchat e o Instagram Stories).

Mas isso não é tudo!

A seguir você vai poder ver melhor cada funcionalidade da ferramenta, para começar a entender como é possível fazer marketing no WhatsApp.

Como o WhatsApp Business funciona?

A ferramenta permite que você se comunique com o cliente como se estivesse usando a versão tradicional do aplicativo.

Entretanto, a versão comercial oferece recursos voltados para que as empresas consigam oferecer um atendimento ágil e de qualidade.

Catálogo de Produtos

Com o Whatsapp Business, você pode criar o seu catálogo de produtos e serviços dentro do seu perfil.

Você pode cadastrar seus itens de forma bem organizada, adicionando fotos, preços, descrição e até link para cada item.

Além de tudo isso, você ainda pode mostrar todos os detalhes do produto para seus clientes, facilitando a decisão de compra.

Localização de negócio

É possível também informar a localização do seu negócio, através de um ícone no mapa que ao clicar, direciona o cliente a navegação via GPS.

Agilizando assim, a vida do cliente e aumentando a credibilidade e profissionalismo do seu negócio.

Ferramentas de mensagem

Como você já deve saber, a comunicação entre empresa e cliente geralmente é guiada através de um script (resumo), para agilizar os atendimentos.

E com o Whatsapp Business, você conta com essa ferramenta já embutida no aplicativo. O que permite que você crie:

  • Mensagem de saudação – enviada quando o cliente entra em contato com sua empresa pela primeira vez (ou após 14 dias desde a última conversa); 
  • Mensagem de ausência – enviada quando a empresa não está no horário de expediente;
  • Respostas rápidas – tal como um discador automático, te permite definir atalhos para que a mensagem completa apareça sem a necessidade de digitá-la por completo.

Estatísticas

Sim, o Whatsapp Business ainda oferece as métricas do seu atendimento pela plataforma.

Apesar de simples, as estatísticas do aplicativo te ajudam a tirar as conclusões necessárias sobre suas estratégias de mensagens, com dados como:

  • Mensagens enviadas;
  • Mensagens entregues;
  • Mensagens lidas;
  • Mensagens recebidas.

Etiquetas

Ótimas para melhorar a organização das suas conversas, as Etiquetas é mais um recurso do Whatsapp Business

Você pode classificar conversas e marcar mensagens para acessá-las com mais facilidade depois. 

Link Curto

Esse recurso é ideal para atrair seguidores de outras Redes Sociais, como Facebook e Instagram, para o Whatsapp da sua empresa.

Através dele, as pessoas são direcionadas para a tela de conversa do Whatsapp sem  a necessidade de adicionar seu número de telefone aos contatos.

Além disso, ao trazer essas pessoas para o Whatsapp do seu negócio, você pode criar um relacionamento mais próximo e lucrativo.

Agora que você conhece todos os recursos do WhatsApp Business, chegou a hora de conhecer as 10 dicas de ouro sobre como fazer marketing através dessa poderosa ferramenta.

10 dicas sobre como fazer marketing no WhatsApp.

1 – Seja Pessoal

Lembre-se de que este é um aplicativo usado para conversas entre pessoas. Portanto, use sempre o 1º nome de contato no início da mensagem.

Busque mandar mensagens e assuntos relevantes para seus contatos, mantendo uma postura profissional e respeitando o espaço do usuário acima de tudo.

Além disso, este também é um canal que permite uma abordagem mais leve, inclusive com o uso de memes e emoticons – dependendo do tom da conversa.

2 – Não sufoque seus contatos com propagandas

Evite correr o risco de ser marcado como spam – ficando de lado igual como acontece no e-mail marketing.

Tente ser objetivo, mantendo um fluxo de publicações baixo e não invasivo.

Deixe que o consumidor lidere a conversa, lhe dando mais conforto ao interagir com a sua marca.

3 – Tenha uma estratégia multicanal

Se você quer obter sucesso em suas ações no WhatsApp, deve usá-lo com o auxílio de outros canais.

Sendo assim, busque conciliá-lo com uma boa divulgação nas redes sociais e produção de conteúdo relevante no site – além de anúncios no Google Adwords

Certifique-se de garantir uma conexão poderosa com o seu público, através dos canais certos para o seu tipo de negócio.

4 – Faça um planejamento estratégico

Assim como em outros canais, possuir um planejamento de ações para o WhatsApp é essencial para uma boa estratégia de marketing.

Por isso, busque estabelecer pontos como:

    • Tipos de conteúdos a enviar – fotos de novos produtos, vídeos de divulgação, apenas texto com códigos promocionais, etc.;
  • Horários ou faixa de horário para envio de conteúdo;
  • Situações que motivam o envio de uma mensagem – novo produto disponível, período de descontos, inauguração de uma filial, etc.

5 – Comunicação pelo WhatsApp

Certifique-se de não deixar seu cliente esperando!

Busque retornar o contato do usuário o quanto antes – para isso, use as ferramentas de mensagens citadas anteriormente.

Se puder, conte com um aparelho e um número exclusivo para a comunicação via WhatsApp. Deixe um colaborador responsável pelo aplicativo no celular ou desktop.

6 – Conecte-se com quem já é cliente

O WhatsApp não é a ferramenta ideal para se comunicar com potenciais clientes ou para gerar leads.

Isso porque, quando a pessoa não tem o número da sua empresa na base de contatos, acaba recebendo sua mensagem como de um número desconhecido.

Quando isso acontece, gera-se um desconforto que pode ser até considerado como uma espécie de spam – prejudicando a reputação da marca.

Por isso, o ideal é usar o WhatsApp para se conectar com os usuários que já são seus clientes, ou que já deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens.

7 – Forneça o serviço de atendimento ao cliente por WhatsApp

Use o WhatsApp para tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimentos.

Assim, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável para seus clientes.

Para isso, garanta que o colaborador responsável pelo seu WhatsApp responda às demandas o mais rápido possível, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.

Este é um item fundamental para corresponder ao caráter imediatista que faz parte das comunicações via celular.

8 – Faça vendas diretamente pelo aplicativo

Não esqueça de criar um catálogo de produtos para que seus clientes possam fechar comprar diretamente pelo WhatsApp.

Em seguida, por meio de mensagens, deixe-os conferir a disponibilidade dos artigos – oferecendo também a opção de reservar um produto e efetuar o pagamento na loja.

9 – Invista no pós-venda

Continuar acompanhando o seu consumidor após a compra é fundamental para a construção de um relacionamento duradouro.

Por isso, após a venda, pergunte se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência para adquirir o produto e se o mesmo estava em boas condições.

Após alguns dias, agende uma mensagem para avaliar a satisfação deste cliente com o seu produto.

Tudo isso contribui para estreitar o relacionamento da sua marca com o público.

10 – Envie mensagens personalizadas

Use o recurso Lista de Transmissão para enviar uma novidade ou promoção para os clientes.

Certifique-se de atingir as pessoas com textos personalizados e recomendações de acordo com suas preferências.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que fazer marketing pelo WhatsApp é uma estratégia poderosa, com benefícios bastante interessantes para o seu negócio.

Até porque, quanto mais a proximidade com o seu público, maior serão os resultados nas vendas e também na satisfação dele com a sua marca.

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