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História do Telemarketing: descubra como surgiu essa atividade

Conheça a história do Telemarketing e veja como surgiu um dos setores que mais geram vagas de emprego. Entenda também qual é a sua importância para as empresas.

O telemarketing é um dos setores mais relevantes para a economia brasileira, mas sua origem nem sempre é lembrada. Por isso, hoje vamos entender melhor a história e importância dessa atividade.

Hoje, quem não conta com o telemarketing com recurso, está perdendo valiosas oportunidades de negócio, seja na conquista de novos clientes ou na manutenção da sua base.

Sem contar que a presença desse recurso ainda ajuda de maneira significativa no fortalecimento da imagem da empresa no mercado.

É por essa e por outras que o serviço de telemarketing também é famoso por oferecer constantemente várias oportunidades de emprego.

Mas para entender o tamanho da importância deste setor, vamos entender agora como ele surgiu.

Como surgiu o telemarketing?

Você sabe qual é a relação que existe entre um pastel e um telefone?

Bem, de acordo com a história, em 1880, na cidade de Berlim, um pasteleiro passou a ligar para a sua rede de clientes “cadastrados” em seu caderno, com o objetivo de oferecer seus pastéis.

Então daí surgiu a atividade conhecida como telemarketing, que com o tempo foi se popularizando ao redor do mundo.

Em 1950, as empresas americanas passaram a disponibilizar números de telefone em seus anúncios para que consumidores pudessem tirar dúvidas através de ligações.

No Brasil, esse mesmo processo começou através daquelas famosas páginas amarelas, que indicavam um número de telefone caso o consumidor quisesse fechar alguma venda ou comprar o produto anunciado.

Mas afinal, o que é telemarketing?

De um modo geral, telemarketing é uma forma de fazer promoção de produtos ou serviços através do telefone.

Através dela, a empresa ainda pode explorar uma série de outros recursos ligados à sua relação com o cliente, tais como:

  • Atendimento direto ao cliente;
  • Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);
  • Suporte técnico.

Esse montante de recursos, inclusive, foi o que fez com que o telemarketing passasse a ser amplamente utilizado pelas empresas. 

A grande demanda tanto de empresas quanto dos próprios clientes pelo serviço, pode ser apontada como fator determinante para o surgimento do Call Center.

Como surgiu o Call Center?

Como dito anteriormente, a popularização de uma nova tecnologia acaba por trazer consigo alguns problemas que antes não eram identificados.

Um desses problemas foi o tamanho da demanda, justo como aconteceu com o telefone em si, que devido este mesmo fator, encarou sérios problemas na rede de telefonia – que não funcionava com total eficiência.

Tudo isso levou o dinamarques Agner Erlang a estudar essa nova tecnologia e suas possibilidades.

Com isso, ele acabou criando a Fórmula de Erlang, que lhe permitiu a construção de um sofisticado sistema de envio e recebimento de ligações, além da sistematização de uma grande rede de telefonia.

Esta mesma fórmula, com o tempo, foi aplicada por comerciantes e empresários, que passaram a utilizar o telefone como forma de contato com seus consumidores.

O que é o Call Center?

O Call Center, ou Central de Atendimento, é o setor de uma empresa responsável por resolver, solucionar ou esclarecer as dúvidas, problemas ou questionamentos do consumidor em relação ao produto ou serviço prestado.

A importância do serviço de telemarketing para as empresas

O setor de telemarketing tem se tornado cada vez mais presente nas empresas dos mais variados portes e segmentos.

O motivo por trás disso é bem simples: ele oferece benefícios que vão além da prestação de um bom atendimento.

Isso porque, através do telemarketing, a empresa consegue também otimizar o seu funcionamento reduzindo custos.

Entretanto, a importância deste setor ainda vai além.

Auxílio no aumento das vendas

O telemarketing influencia e muito no fluxo de vendas de uma empresa.

Isso porque a sua infraestrutura permite alcançar um número maior de clientes, sem que seja necessário o deslocamento físico do vendedor até o cliente.

Além disso, a equipe de atendentes pode contar com uma série de recursos para realizar as vendas, desde o script estratégico para vendas até a base de dados qualificados.

Baixo custo de implementação

Quando um gestor contrata uma central de telemarketing, ele passa a contar com uma equipe completa de atendentes para entrar em contato direto com o seu cliente e aplicar poderosas técnicas de persuasão.

Tudo isso sem a necessidade de precisar investir na infraestrutura da empresa ou aluguel de espaços maiores.

Isso garante que a empresa não corra o risco de perder os seus lucros através de gastos desnecessários, contando ainda com a mais alta qualidade no seu atendimento.

Aumento do alcance da empresa

Contar com um serviço de telemarketing permite que a empresa alcance muito mais pessoas sem qualquer barreira física entre vendedores e clientes.

Sem contar que o gestor ainda poderá alcançar clientes que não poderiam ser abordados sem esta poderosa ferramenta de vendas.

O telemarketing é multifuncional

Outro ponto importante deste serviço está na sua versatilidade. Hoje, esse tipo de central também pode ser usada de outras maneiras pelas empresas, através de funções como:

  • Realização de cobranças;
  • Realização de pesquisas de satisfação;
  • Atualização de banco de dados.

As várias possibilidades fazem  com que o serviço de telemarketing se adeque aos mais diversos modelos de negócios e estratégias organizacionais.

Por isso, contar com um bom serviço de telemarketing é crucial para empresas que desejam crescer no mercado.

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