CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

6 características de um gestor de Call Center sucesso

Descubra quais são as 6 características que todo gestor de Call Center deve ter para obter sucesso. Veja ainda as vantagens de uma boa gestão.

Fazer uma boa gestão de call center é fundamental para se ter uma equipe motivada, um atendimento de qualidade e resultados melhores. E neste artigo, listamos 6 características essenciais para um gestor obter sucesso.

A gestão de pessoas é uma área de grande importância para o funcionamento de qualquer instituição, principalmente quando se trata de um Call Center.

Isso porque esse é um cargo que exige a tomada de decisões sérias, com o intuito de guiar tanto colaboradores quanto a própria empresa para o sucesso.

Por isso, é importante que o gestor de call center apresente características pontuais que lhe permitam liderar, motivar e organizar sua equipe da melhor maneira possível.

Ou seja, hoje já não basta apenas ser um bom comunicador e manter o foco nos resultados.

Para entender melhor, vamos primeiro entender a importância e as vantagens que uma boa gestão de call center oferece.

A importância de uma boa gestão de Call Center

Uma gestão bem estruturada de call center prioriza a padronização de processos, estabelece procedimentos adequados, preocupa-se com o desempenho e o bem-estar dos colaboradores.

Mas, além de tudo isso, tem como foco proporcionar uma experiência satisfatória para os seus clientes.

Quando bem realizada, a estruturação dessa gestão traz diversas vantagens para a empresa.

Vantagens de uma boa gestão de Call Center

1 – Maior organização

Contar com processos e procedimentos bem definidos ajudam os atendentes a ter um melhor direcionamento a respeito do que é esperado e como proceder.

Assim como deixa as informações necessárias para realizar o trabalho mais claras e sempre ao alcance de todos.

2 – Mais eficácia na definição e no cumprimento das metas

Fica mais fácil também entender os resultados e analisar o histórico de ações quando se tem uma boa gestão.

O que serve como base para definir as próximas metas, além de ajudar a identificar quais ações são necessárias para se chegar aos objetivos mais rapidamente.

3 – Melhora no clima organizacional

Uma boa gestão sabe que o ambiente influencia diretamente na motivação e produtividade das equipes.

Por isso, permite que os profissionais deem feedbacks e realizem sugestões de melhora, deixando o gestor ciente sobre quais problemas precisam ser solucionados para melhorar esse ambiente.

4 – Direcionamento para a avaliação de desempenho

Outra vantagem em se ter processos bem estruturados, está na sua contribuição para a identificação de critérios justos na avaliação de desempenho das equipes.

Pois por meio delas, o gestor consegue analisar o grupo e cada colabora individualmente, identificando os acertos e as oportunidades de melhoria.

5 – Tomada de decisão mais eficaz

Com a junção de todos esses benefícios de uma boa gestão, consequentemente o gestor passa a realizar avaliações mais acertadas.

O que quer dizer que, com o passar do tempo, a tomada de decisão e a elaboração de novas estratégias se torna mais eficaz, possibilitando o alcance de resultados cada vez melhores.

Dessa forma, fica bastante claro que é indispensável o estabelecimento de uma boa gestão de Call Center, certo?

Agora, vamos ver as principais características que ajudam um gestor a obter sucesso neste cargo tão importante para as empresas.

6 características de um Gestor de Call Center bem sucedido

1 – Determinação e o direcionamento certo

Ser gestor de um call center também significa ser gestor de prioridades, pois quando se quer abraçar um mundo, não é possível ter objetivos concretos.

Por isso, um gestor de sucesso precisa determinar algumas prioridades e restringir outras ações até concretizar os objetivos traçados.

2 – Utilizar o emocional de forma positiva

“As pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.”

Maya Angelou

Essa é uma frase que deve servir de inspiração para todos os gestores de Call Center, pois mostra que todo incentivo positivo pode ter uma reação em cadeia.

Ou seja, o gestor faz com que o operador sinta a importância dele na operação, o leva o operador a fazer com que o cliente sinta que é importante na empresa.

E como resultado, a empresa gera mais retenção de clientes, o gestor retém seus operadores e os operadores resolvem os problemas dos clientes.

Isso faz parte da inteligência emocional que um gestor de call center precisa ter para obter sucesso.

Mas não é o único quesito relacionado ao assunto. Outros pontos que envolvem o uso da emoção estão em:

  • Saber escutar e fornecer feedbacks

Para conseguir liderar e manter a gestão de tantas pessoas e turnos, o diálogo precisa ser mútuo.

Neste ponto, os feedbacks também são essenciais para que não haja desentendimentos.

  • Saber motivar seus colaboradores

Trabalhar com Call Center é uma atividade que envolve muita intensidade.

Por isso, o gestor precisa saber criar um ambiente estável para a equipe, garantindo um melhor desempenho de todos.

Criar metas com premiações, por exemplo, é um excelente modo de motivar e manter a boa energia.

  • Trazer harmonia para o ambiente de trabalho

Considerado desgastante para muitos colaboradores, o call center precisa de um gestor que saiba melhorar esse ambiente.

Para isso, é preciso um bom controle do clima organizacional dentro do setor, para ditar o ritmo e o calor das emoções com seus exemplos.

Neste contexto, oferecer tranquilidade e dicas para o time lidar com situações adversas é fundamental para manter o equilíbrio.

3 – Saber lidar com desafios

Saber lidar com turnover de funcionários, produtividade, excelência no atendimento, motivação e demais fatores que envolvem a rotina do Call Center deve ser prioridade para um gestor.

Até porque esses são problemas que chegarão até ele diariamente, e manter o equilíbrio das emoções é fundamental.

4 – Ser um bom formador e desenvolvedor de talentos

Equipes de alta performance são compostas por profissionais com características que se completam, e cabe ao gestor identificar e montar essa equipe da melhor forma.

Além disso, ele também deve saber como desenvolver os talentos humanos que percebe dentro de sua operação, dando oportunidades no back office, mais responsabilidades e treinamentos personalizados.

5 – Estudar novas estratégias e atitudes para ser um gestor cada dia melhor

Como responsável pelo setor, o gestor de call center deve valorizar o aprendizado contínuo, seja das ferramentas que utilizar para gerenciar ou das regras do setor.

É importante para ele se atentar ao seu desenvolvimento como líder, buscando novas estratégias motivacionais e ações para otimizar os resultados da sua equipe.

6 – Ter visão analítica para tomar boas decisões

Além de entender muito bem as métricas deste setor, o gestor também deve ter uma visão analítica, para conhecer e saber como analisar os relatórios para tomar decisões assertivas.

Na sequência, ele também deve analisar quais soluções podem ser dadas aos problemas que surgirem.

Nessa análise, é preciso considerar o investimento necessário, a capacidade financeira do negócio e o retorno esperado em cada uma das opções.

Como você pode ver, para se tornar um gestor de sucesso, é necessário a união e harmonia de vários elementos que envolvem o Call Center.

Mas além de tudo isso, um bom gestor de Call Center deve contar também com as melhores ferramentas para gerenciar uma central.

Conheça as soluções Comunix

Se você quer otimizar a comunicação da sua empresa, alavancando os resultados e ainda diminuindo custos de operação, a Comunix tem as melhores soluções.

Entre em contato com a gente agora mesmo!

Comunix, soluções inteligentes para a sua Central de Atendimento.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados