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WhatsApp API para empresas: o que é, como funciona e os 4 principais benefícios

Conheça o WhatsApp API para empresas, entenda como ele funciona e os 4 benefícios que ele traz para o seu negócio.

As Redes Sociais estão cada vez apresentando mais mecanismos para negócios de todas as escalas. Prova disso é o WhatsApp API para empresas, uma nova e poderosa solução que veio para otimizar a comunicação da sua empresa.

O aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo já vem se tornando também um grande aliado das empresas.

Afinal, ele é uma ótima alternativa para a construção de um diálogo mais próximo, estável e eficiente entre marcas e consumidores.

E com a criação do API para WhatsApp, o aplicativo agora também é capaz de dar escala para o atendimento das empresas.

Neste artigo, você poderá entender melhor como ele funciona e quais são os benefícios para o seu negócio.

Vamos lá?

O que é WhatsApp API? 

O WhatsApp API é uma solução que chegou para otimizar a escala de atendimento de empresas de médio e grande porte.

Isso porque a tecnologia API (Interfaces de Programas de Aplicativos – em português) permite a integração com outros sistemas, possibilitando a automatização e  personalização de conversas.

Você pode também operar com múltiplos atendentes (humanos ou robotizados), atendendo a demanda de uma ampla base de contatos.

Ou seja, sua empresa se torna capaz de suportar o envio diário de milhares de mensagens, oferecendo respostas eficazes e instantâneas 24 horas por dia.

Como funciona o WhatsApp API?

A principal função do WhatsApp API é integrar a plataforma WhatsApp com outros sistemas, como:

  • Softwares de gestão (CRM);
  • Chatbots;
  • Sistemas de controle logístico, entre outros.

Isso favorece o estreitamento de relacionamentos e aumento da credibilidade da sua marca.

Entretanto, no WhastApp API quem inicia a conversa é sempre o usuário. 

Ou seja, trata-se de uma solução para atendimento receptivo, onde não é possível o envio de mensagens promocionais ou anúncios diretamente pelo WhatsApp.

Mas o curioso é que esse controle de privacidade – que não permite mensagens invasivas – é exatamente o que torna a ferramenta ainda mais poderosa.

Isso porque suas formas de aplicação otimizam o relacionamento da sua marca com o cliente de várias formas.

Veja.

Quais são as formas de aplicar o WhatsApp API?

Chatbots

Através de chatbots, você pode trabalhar respostas automáticas ou inteligência artificial para otimizar o seu atendimento em tempo e escala.

Notificações 

Você pode também fornecer informações importantes sobre os produtos ou serviços contratados pelo cliente, como:

  • Status de conta ou plano contratado
  • Cardápio ou cartilha de serviços da sua empresa

Tokens

Ainda é possível trabalhar com mensagens transacionais, facilitando o acesso da sua base clientes à tokens de acesso ou a troca de senhas. 

Qualificação de leads

Pelo próprio WhatsApp você pode qualificar leads e vender mais com automações de chatbots, através de perguntas estratégicas para direcionar o seu time comercial a leads quentes.

Logística

Com o envio de status de pedidos ou serviços contratados, você pode manter seus clientes sempre atualizados.

Suporte

Com o WhatsApp API, você pode oferecer suporte com mais agilidade e qualidade, tirando suas dúvidas através da inteligência artificial ou atendimento humano.

Veja agora quais são os benefícios em aplicar as diferentes funcionalidades dessa poderosa ferramenta na comunicação da sua empresa.

4 Benefícios para o seu negócio

1 – Escalabilidade

Como você já leu aqui, a escalabilidade é sem dúvidas uma das grandes vantagens oferecidas pelo WhatsApp API.

Tudo isso porque ela permite que a sua empresa escale a comunicação no WhatsApp, atingindo mais clientes e atendendo vários deles ao mesmo tempo.

Tudo isso em um único número de contato e com múltiplos atendentes conectados ou respostas rápidas e automáticas de chatbots.

2 – Respostas automáticas

Ligada diretamente à escalabilidade, a confirmação de respostas automáticas também é uma grande vantagem dessa solução.

Primeiramente porque este é um recurso vantajoso para o cliente, que pode tirar dúvidas rapidamente sempre que necessário.

E em segundo, vantajoso também para a imagem da marca, que se coloca sempre disponível para a resolução de problemas e suporte ao cliente.

3 – Oportunidades para marketing

Sim, o WhatsApp traz vantagens para o marketing do seu negócio mesmo sem a permissão de abordagens promocionais diretas.

Isso porque existem várias maneiras de utilizar o app sem ferir suas diretrizes, até mesmo dando suporte às estratégias de marketing da sua empresa.

Ou seja, você pode se relacionar com o cliente para tentar uma estratégia de fidelização ou qualificação enquanto lead.

Por exemplo, respondendo a uma dúvida ou incluindo na conversa com links direcionados a sua página de vendas, ou apresentando a sua lista de serviços.

4 – Confiança e credibilidade

Pelo simples fato de fazer sua marca presente no WhatsApp para facilitar a comunicação e aproximá-la do cliente, você já proporciona mais confiança e credibilidade.

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A contratação da ferramenta que vai transformar a comunicação da sua empresa é feita em 3 etapas:

  1. Configuração 

Escolha o melhor plano e então configure com as frases e o fluxo ideais para o seu negócio.

  1. Aprovação  

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