A telefonia tradicional já foi o principal meio de comunicação no mundo empresarial, mas atualmente, a internet já tomou seu posto e se destaca como meio de comunicação mais eficiente e barato do nosso cotidiano.

Contudo, com o avanço tecnológico e com as ferramentas digitais cada vez mais desenvolvidas, a divisão entre o analógico e o digital está gradativamente diminuindo e o mundo está cada vez globalizado e digitalmente conectado.

É o que acontece com os sistemas de central de telefonia PABX IP. Mas antes de entrarmos em variações da ferramenta, temos que entender o que significa essa sigla e o que ela oferece para o mercado empresarial como um todo.

O Private Automatic Branch Exchange que em tradução literal seria algo como “troca automática de ramais particulares”, se trata de um sistema que permite efetuar e receber ligações entre telefones internos e externos, divididos por ramais, sem nenhum tipo de intervenção manual. Além de receber chamadas internas, o sistema também foi desenvolvido para receber as chamadas externas e organizá-las de acordo com os números de ramais correspondentes.

Então, com o conceito bem delimitado e devidamente explicado, já podemos falar sobre os diversos tipos de sistemas PABX disponíveis atualmente e, o mais importante, voltarmos a discutir o PABX IP. Essa tecnologia ao longo dos anos tomou diferentes formas e adquiriu novas utilidades.

Destaquemos então os seguintes tipos de PABX:

· Analógico; · Digital; · IP.

PABX Analógico

O sistema PABX tradicional ou analógico foi projetado para receber linhas convencionais através das operadoras de telefonia.

Trata-se do método pioneiro e ainda hoje pode ser encontrado em organizações bem conservadoras e tradicionais.O sistema desenvolve funções e recursos básicos muito aquém da tecnologia já disponível nos sistemas atuais.

Além disso, um dos grandes pontos fracos desse sistema é que ele precisa de manutenções manuais frequentes para ser manter.

É altamente recomendado que o PABX Analógico receba manutenções com bastante frequência pela dependência dos equipamentos, dos cabos e das fibras que necessitam de atenção contínua para o pleno funcionamento.

PABX Digital

O sistema digital do PABX une recursos físicos e analógicos com algumas funcionalidades proporcionadas pela tecnologia.

Diferentemente do sistema analógico, o PABX digital funciona com linhas digitais que não são fornecidas por toda e qualquer operadora de telefonia.

É uma evolução do PABX analógico e portanto, possui, além dos recursos e funcionalidades do analógico, algumas outras funcionalidades mais avançadas e de melhor qualidade como:

  • Eliminação de ruídos;
  • Controle do volume da escuta;
  • Discagens diretas para ramais (DDR);
  • Seleção automática de linhas.

PABX IP

A central PABX IP atualmente é um dos modelos mais completos e complexos dos tipos de PABX atualmente disponíveis.

Retomando ao início do texto, o PABX IP é um dos mais importantes e difundidos tipos de sistema PABX utilizados por empresas, corporações e centrais de atendimentos em suas instalações.

Mas porque o sistema PABX IP é tão utilizado?

Porque o PABX IP funciona através da internet utilizando a tecnologia VoIP para realizar e receber todas as ligações.

Há também a possibilidade deste sistema ser instalado para o uso de maneira remota pela nuvem o que otimiza os custos com espaços físicos e de manutenção em equipamentos como acontecia com os outros tipos de PABX já citados.

O grande diferencial do modelo IP é que há uma grande economia de recursos financeiros em sua utilização, visto que as chamadas são feitas através da internet.

As chamadas realizadas pela internet saem bem mais baratas do que as ligações tradicionais no orçamento final das organizações.

Então, nesse sentido, podemos destacar alguns pontos adicionais que são muito considerados pelas centrais de atendimento e pelas empresas em geral ao adotarem essa configuração de PABX:

  • Possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa;
  • Capacidade ilimitada de ramais;
  • Facilidade para realizar a configuração do sistema;
  • Possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX;
  • Fila de chamadas;
  • Gravação de chamadas.

Conclusão

Está mais do que claro que, com o avanço da tecnologia, a forma de se comunicar e o mundo do trabalho e das comunicações estão se modificando.

A vasta utilização e adoção do sistema PABX IP pelas centrais de atendimento só é mais uma prova de que a internet e os avanços tecnológicos estão melhorando cada vez mais o nosso cotidiano e as relações do trabalho.

A união do sistema VoIP com as centrais de atendimentos são essenciais no mundo corporativo atualmente. Para as centrais de atendimento, o sistema VoIP pode representar a solução de problemas como a instabilidade das chamadas da rede de telefonia tradicional.

Com um pacote de internet de alta velocidade, não há corte nas ligações, interferência e nem ruídos e a qualidade das ligações tendem a subir bastante.

Por esses e muitos outros motivos, a adoção do sistema PABX IP é tão popular entre esse segmento empresarial.

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