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3 Técnicas de escrita para vender mais no WhastApp

Veja 3 técnicas de escrita para vender mais no WhatsApp. Saiba como planejar sua comunicação e descubra ainda a ferramenta que vai aumentar a sua escala de atendimento.

O aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo vem se revelando também como um poderoso ímã de resultados. E neste artigo, você vai ver 3 técnicas de escrita para vender mais no WhastApp.

Você bem sabe que para vender, a sua empresa precisa estar presente no local onde o seu cliente está.

E hoje, podemos dizer que o lugar mais fácil para encontrar o seu público é o WhatsApp.

Entretanto, para se alcançar mais resultados e otimizar as vendas do seu negócio, não basta só estar presente.

Para vender mais através do WhastApp, você precisa ter uma metodologia de vendas bem construída e, principalmente, saber como dialogar com o seu cliente.

E para te ajudar nessa, vamos a seguir falar mais sobre as técnicas certas para vender mais por WhastApp.

 

Primeiro, veja o que você NÃO DEVE FAZER para vender no WhatsApp

Antes de qualquer coisa, vamos de cara desconstruir o pensamento de que vender pelo WhatsApp é oferecer ofertas, condições especiais ou fazer propagandas todos os dias, através do envio em massa de mensagens.

Inclusive, uma pesquisa da Mobile Time e Opinion Box aponta que 40% dos usuários do WhatsApp abandonariam o aplicativo se recebessem SPAM (mensagens não solicitadas).

Por esse motivo, os responsáveis pelo aplicativo proíbem esse tipo de abordagem, que pode causar o banimento do número e até ação na justiça para a empresa que descumprir.

 

Ok, mas então qual é o jeito certo de abordar um cliente pelo WhatsApp?

Para não praticar ações que possam resultar no banimento da sua marca do aplicativo, existe o Link para WhatsApp.

Ele serve para direcionar o cliente abordado em outras plataformas online direto para o WhatsApp do seu negócio.

Assim, será ele quem fará o primeiro contato com a empresa, atrás de mais informações sobre a marca e seus produtos.

E aqui, assim como nos Call Centers, você vai precisar de uma abordagem previamente planejada.

Para isso, você precisa de um Script de vendas, que funcionará como um mapa para a sua conversa com o cliente.

Veja a seguir, 2 exemplos de Script que você pode usar em sua estratégia de vendas.

 

Script Receptivo de Vendas pelo WhatsApp

Agora que ele abordou o WhatsApp da sua empresa, seu papel é passar as informações desejadas.

Para isso, faça o seguinte:

 

1º passo

Responda o cliente apresentando a sua marca. Cite o nome dele, para mostrar empatia e atenção, e foque em iniciar o processo de entendimento do cliente. Evite respostas diretas ao que ele perguntar.

Exemplo:

Olá José, tudo bem com você? Aqui é o Fulano da empresa X. Claro, vou contar um pouco mais sobre nossa plataforma. Qual é o seu ramo de atuação?

 

2º passo

Após a resposta do cliente à sua primeira interação, é hora de focar na situação dele e o motivo que o levou até aqui. 

Exemplo:

Atualmente, você já utiliza alguma plataforma de vendas online?

 

3º passo

Preste atenção no que o cliente tem a dizer, e capte as informações que vão te levar ao próximo passo. Busque descobrir a situação que o deixará mais satisfeito.

Exemplo:

Quais são os desafios que você está enfrentando em seu atual processo de vendas online? Você não está encontrando soluções à altura para a sua situação?

 

4º passo

Mostre que você entende o problema e que a sua solução é a ideal para o cliente. Gere autoridade e envie os seus planos ou lista de produtos.

Exemplo:

Perfeito! Compreendi exatamente quais são os seus desafios. Hoje, atendemos 500 negócios que passaram por situação parecida com a sua. Podemos marcar uma vídeo chamada para amanhã às 10?

 

Script Ativo de Vendas pelo WhatsApp

1º passo

Comece apresentando o seu negócio e demonstrando que você tem a solução para as dores do cliente. Sempre pergunte se você quiser ser respondido. Desperte curiosidade.

Exemplo:

Olá Francisco, aqui é o Ciclano. Tudo bem?

Você ainda está interessado em encontrar uma plataforma de vendas com alta taxa de fidelização de clientes?

 

2º passo

Após a resposta do cliente, siga o mesmo caminho apresentado no Script Receptivo de vendas pelo WhatsApp.

Lembre-se que o mais importante da venda por WhatsApp é entender o cliente e apresentar uma solução.

 

Técnicas de escrita para vender mais pelo WhatsApp

1 – Personalize a Comunicação

Personalizar a comunicação é cada vez mais crucial para aumentar as suas chances de fechamento de uma venda.

Por isso, procure sempre coletar informações relevantes sobre o perfil dos seus clientes, como preferências, dores, interesses e outros dados naturais sobre o seu nicho de mercado.

Junte isso a uma linguagem amigável, com mensagens breves e claras.

Você também pode usar emojis e outros artifícios do WhatsApp para dar leveza à abordagem.

Exemplo:

  • Olá Mateus, tudo bem?
  • Aqui é o Fulano, da empresa X.
  • Estamos com uma promoção de 50% de desconto neste mês de Janeiro e lembrei de você. Confere aí: www.teste1.com.br
  • Qualquer dúvida é só me chamar por aqui.

 

2 – Cuide da Escrita

Você não precisa seguir as regras da ABNT ao pé da letra para se comunicar com o seu cliente.

Lembre-se de que o WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas, e normalmente usada para comunicações mais íntimas e descontraídas.

Siga seu bom senso, utilize vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras e tente sempre ser o mais claro possível em suas mensagens.

 

3 – Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais são aspectos psicológicos que você pode usar para aumentar o seu poder de convencimento em uma mensagem.

Através deles, você consegue agilizar uma tomada de decisão e até influenciar uma ação.

Seguindo as dicas já mencionadas acima, você pode aplicar gatilhos de:

  • Urgência e escassez, para incentivar os clientes a comprarem antes que o produto acabe.
  • Autoridade, para posicionar a sua marca como referência em um assunto
  • Prova social, mostrando um produto que está sendo bem avaliado por outros clientes, ou casos de sucesso relacionados a sua marca.

 

Agora que tal unir todas essas técnicas a mais avançada ferramenta de vendas por WhatsApp?

Se tem uma combinação capaz de deslanchar de vez as vendas do seu negócio pelo aplicativo mais popular do país, é:

Um bom texto de vendas + WhatsApp API Oficial Comunix

Com o WhatsApp API, você conta com as melhores ferramentas para otimizar a sua comunicação com sua base de clientes e aumentar o engajamento da sua marca.

Tudo isso ainda operando em alta escala de atendimento, para vender mais a cada dia.

Com o WhatsApp API você tem:

  • Praticidade – envie alertas e notificações de forma automática.⠀
  • Disponibilidade – Marque presença no app de relacionamento preferido dos brasileiros, operando com chatbots de resposta.⠀
  • Fidelização – Estreite o relacionamento da empresa com o cliente, oferecendo suporte e informações sempre que ele precisar .⠀
  • Escalabilidade – Tenha um atendimento em larga escala, com múltiplos operadores.

Conheça nossas soluções de gestão de atendimento usando a API oficial do WhatsApp.

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