Entenda melhor a jornada do colaborador, conhecendo suas etapas e vantagens. Veja ainda 3 passos para começar a promovê-la na sua organização.
Com o mercado de trabalho novamente em alta, a jornada do colaborador se tornou essencial para o crescimento e sucesso das empresas no mercado.
Mas antes de falarmos mais sobre esse importante assunto, considere isso:
- Em um cenário de pós-pandemia, o mercado de trabalho voltou a crescer, e os trabalhadores passaram a ser mais seletivos nas buscas por vagas de trabalho.
Essa realidade está incentivando cada vez mais empresas a investirem na melhora dos seus ambientes de trabalho, com foco na atração e retenção de talentos.
Neste contexto, pensar na Jornada do Colaborador é essencial para ter sucesso.
Isso porque, através deste conceito, é possível garantir benefícios tanto para os profissionais quanto para a própria empresa.
Por isso, neste artigo você vai entender melhor a jornada do colaborador, suas etapas e 3 passos para começar a promovê-la na sua organização.
O que é jornada do colaborador?
A Jornada do Colaborador nada mais é do que o conjunto de ações promovidas por uma empresa pelo qual o colaborador passa ao longo de sua carreira na empresa.
Ou seja, trata-se de uma estratégia de gestão que tem o objetivo de aumentar o engajamento e alinhamento dos profissionais com os objetivos de negócio da empresa.
Para isso, é trabalhado junto ao setor de recursos humanos uma estrutura consistente de análise da satisfação dos colaboradores com a empresa.
Por que é importante investir na jornada do colaborador?
Para responder essa pergunta, basta lembrar qual é o recursos mais valioso de todas as empresas: as pessoas.
Todo negócio é feito, mantido e impulsionado por pessoas.
Mas para isso acontecer dia após dia, é essencial melhorar a experiência desse público interno, para incentivar a desejada alta performance.
Além disso, são os colaboradores que representam os interesses da empresa junto ao público de relacionamento da companhia, e isso inclui seus consumidores.
Portanto, melhorar a jornada do colaborador é tão importante quanto otimizar a experiência dos clientes com a sua marca.
Etapas da Jornada do Colaborador
O primeiro passo para promover uma jornada do colaborador eficiente é conhecer as etapas deste processo.
Por isso, você verá a seguir os itens que, em conjunto, vão reforçar a cultura organizacional e fortalecer a imagem da sua empresa junto aos seus colaboradores.
- Atração: invista em uma boa estratégia de employer branding, que mostre com transparência os valores da organização, além de oferecer uma boa proposta de valor ao colaborador.
- Contratação: facilite o processo de contratação, de forma que não envolva muitas etapas burocráticas para os profissionais, que podem acabar prejudicando a sua experiência.
- Onboarding: aposte em um onboarding que promova a integração do colaborador, sem esquecer de nenhum detalhe, desde a apresentação a todos os colegas, mostrar os setores, preparar um kit de boas-vindas, entre outros detalhes importantes para o cotidiano do novo colaborador.
- Engajamento: invista em eventos, happy hours, bonificações, um bom sistema de recompensas, entre outras ações, pois elas são bastante eficientes para manter o engajamento das equipes.
- Treinamento: capacitar suas equipes é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, além de garantir uma boa experiência aos colaboradores. Vale lembrar que todo mundo tem a ganhar com essa estratégia!
- Performance: é fundamental reconhecer o desempenho dos colaboradores, pois isso mostra que a empresa é humanizada e se preocupa com sua equipe. Além disso, o reconhecimento melhora o engajamento, ou seja, contribui para melhorar cada vez mais a performance da organização.
- Crescimento: o crescimento dos colaboradores e, consequentemente, da empresa, é o resultado natural de estratégias bem alinhadas e executadas. Garanta que tudo saia como o esperado, a fim de cumprir as expectativas dos profissionais e proporcionar uma experiência positiva.
Vantagens
Com colaboradores satisfeitos e bem treinados, é possível garantir melhores atendimentos aos clientes que, consequentemente, vão se sentir mais satisfeitos.
E com dois remos empurrando seu negócio na mesma direção, é possível ter mais clientes fidelizados e mais vendas.
Mas essa não é a única vantagem de uma jornada do colaborador bem estruturada.
Equipe mais engajada
Por meio das metodologias da jornada do colaborador, a empresa passa a formar profissionais mais comprometidos e engajados com as suas metas e desafios.
Menor rotatividade
Quando a empresa consegue contratar e reter os melhores talentos do mercado, ela…
- Economiza com a abertura de novos processos seletivos;
- Evita custos de rescisão de contrato;
- Passa a ter à sua disposição profissionais que já estão treinados e alinhados com a cultura organizacional.
Como resultado, a empresa também adquiri diferenciais que fortalecem a marca no mercado.
Melhora no clima organizacional
Quando a gestão se dedica a acompanhar os momentos importantes de transição do funcionário por meio de um plano de carreira, o clima organizacional é melhor.
Isso porque é possível entender como os elementos culturais da organização influenciam o público interno, melhorando assim os processos internos do negócio.
Como promover uma jornada do colaborador eficiente em 3 passos
A jornada do colaborador, para ser efetiva, deve envolver diversas fases, dentro de um processo que promova uma visão clara a respeito da empresa.
Para isso, você precisa se atentar aos seguintes fatores:
- Alinhar as experiências diversificadas dos funcionários à cultura e valores da empresa;
- Estar atento às rotinas e ações promovidas para os profissionais;
- Somar esforços para manter um relacionamento mais próximo e humano com o colaborador;
- Entender as necessidades de cada colaborador.
Após considerar essas vertentes, é hora de promover a jornada do colaborador na sua empresa.
1 – Dê visibilidade à sua marca
Para isso, comece expondo os cases de sucesso da empresa para evidenciar os valores da companhia, as conquistas e também onde ela pretende chegar.
Com isso, já é possível diferenciar a marca de seus concorrentes, expondo como as pessoas na organização fazem o negócio acontecer.
Aproveite também para mostrar como as carreiras desses colaboradores são promissoras por fazerem parte da companhia.
Para isso, invista em uma boa comunicação, tanto interna quanto externa.
2 – Ofereça um plano de carreira
Os planos de carreira são a trilha que o profissional deve percorrer dentro da companhia até chegar ao cargo desejado.
E ao oferecer isso, você tem mais chances de conquistar a preferência dos talentos que procuram uma oportunidade no mercado.
Além disso, oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa é fundamental para que o colaborador permaneça motivado a continuar trabalhando na corporação.
3 – Invista em comunicação
Investir em uma comunicação eficiente dentro da empresa ajuda a manter os níveis de satisfação dos funcionários elevados.
Ou seja, esta é mais uma prática essencial para uma boa jornada do colaborador.
Isso acontece porque, quando as pessoas sabem o que acontece ao redor delas, seus níveis de confiança e engajamento aumentam, e elas passam a fazer melhores entregas.
Nesse contexto, não esqueça de personalizar as notícias, para fazer com que o colaborador sinta que a comunicação foi feita para ele.
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