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Jornada do colaborador: entenda a sua importância para o sucesso da empresa

Entenda melhor a jornada do colaborador, conhecendo suas etapas e vantagens. Veja ainda 3 passos para começar a promovê-la na sua organização.

Com o mercado de trabalho novamente em alta, a jornada do colaborador se tornou essencial para o crescimento e sucesso das empresas no mercado.

Mas antes de falarmos mais sobre esse importante assunto, considere isso:

  • Em um cenário de pós-pandemia, o mercado de trabalho voltou a crescer, e os trabalhadores passaram a ser mais seletivos nas buscas por vagas de trabalho.

Essa realidade está incentivando cada vez mais empresas a investirem na melhora dos seus ambientes de trabalho, com foco na atração e retenção de talentos.

Neste contexto, pensar na Jornada do Colaborador é essencial para ter sucesso.

Isso porque, através deste conceito, é possível garantir benefícios tanto para os profissionais quanto para a própria empresa.

Por isso, neste artigo você vai entender melhor a jornada do colaborador, suas etapas e 3 passos para começar a promovê-la na sua organização.

O que é jornada do colaborador?

A Jornada do Colaborador nada mais é do que o conjunto de ações promovidas por uma empresa pelo qual o colaborador passa ao longo de sua carreira na empresa.

Ou seja, trata-se de uma estratégia de gestão que tem o objetivo de aumentar o engajamento e alinhamento dos profissionais com os objetivos de negócio da empresa.

Para isso, é trabalhado junto ao setor de recursos humanos uma estrutura consistente de análise da satisfação dos colaboradores com a empresa.

Por que é importante investir na jornada do colaborador?

Para responder essa pergunta, basta lembrar qual é o recursos mais valioso de todas as empresas: as pessoas.

Todo negócio é feito, mantido e impulsionado por pessoas.

Mas para isso acontecer dia após dia, é essencial melhorar a experiência desse público interno, para incentivar a desejada alta performance.

Além disso, são os colaboradores que representam os interesses da empresa junto ao público de relacionamento da companhia, e isso inclui seus consumidores.

Portanto, melhorar a jornada do colaborador é tão importante quanto otimizar a experiência dos clientes com a sua marca.

Etapas da Jornada do Colaborador

O primeiro passo para promover uma jornada do colaborador eficiente é conhecer as etapas deste processo.

Por isso, você verá a seguir os itens que, em conjunto, vão reforçar a cultura organizacional e fortalecer a imagem da sua empresa junto aos seus colaboradores.

  • Atração: invista em uma boa estratégia de employer branding, que mostre com transparência os valores da organização, além de oferecer uma boa proposta de valor ao colaborador.
  • Contratação: facilite o processo de contratação, de forma que não envolva muitas etapas burocráticas para os profissionais, que podem acabar prejudicando a sua experiência.
  • Onboarding: aposte em um onboarding que promova a integração do colaborador, sem esquecer de nenhum detalhe, desde a apresentação a todos os colegas, mostrar os setores, preparar um kit de boas-vindas, entre outros detalhes importantes para o cotidiano do novo colaborador.
  • Engajamento: invista em eventos, happy hours, bonificações, um bom sistema de recompensas, entre outras ações, pois elas são bastante eficientes para manter o engajamento das equipes.
  • Treinamento: capacitar suas equipes é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, além de garantir uma boa experiência aos colaboradores. Vale lembrar que todo mundo tem a ganhar com essa estratégia!
  • Performance: é fundamental reconhecer o desempenho dos colaboradores, pois isso mostra que a empresa é humanizada e se preocupa com sua equipe. Além disso, o reconhecimento melhora o engajamento, ou seja, contribui para melhorar cada vez mais a performance da organização.
  • Crescimento: o crescimento dos colaboradores e, consequentemente, da empresa, é o resultado natural de estratégias bem alinhadas e executadas. Garanta que tudo saia como o esperado, a fim de cumprir as expectativas dos profissionais e proporcionar uma experiência positiva. 

Vantagens 

Com colaboradores satisfeitos e bem treinados, é possível garantir melhores atendimentos aos clientes que, consequentemente, vão se sentir mais satisfeitos.

E com dois remos empurrando seu negócio na mesma direção, é possível ter mais clientes fidelizados e mais vendas.

Mas essa não é a única vantagem de uma jornada do colaborador bem estruturada.

Equipe mais engajada

Por meio das metodologias da jornada do colaborador, a empresa passa a formar profissionais mais comprometidos e engajados com as suas metas e desafios.

Menor rotatividade

Quando a empresa consegue contratar e reter os melhores talentos do mercado, ela…

  • Economiza com a abertura de novos processos seletivos;
  • Evita custos de rescisão de contrato;
  • Passa a ter à sua disposição profissionais que já estão treinados e alinhados com a cultura organizacional.

Como resultado, a empresa também adquiri diferenciais que fortalecem a marca no mercado.

Melhora no clima organizacional

Quando a gestão se dedica a acompanhar os momentos importantes de transição do funcionário por meio de um plano de carreira, o clima organizacional é melhor.

Isso porque é possível entender como os elementos culturais da organização influenciam o público interno, melhorando assim os processos internos do negócio.

Como promover uma jornada do colaborador eficiente em 3 passos

A jornada do colaborador, para ser efetiva, deve envolver diversas fases, dentro de um processo que promova uma visão clara a respeito da empresa.

Para isso, você precisa se atentar aos seguintes fatores:

  • Alinhar as experiências diversificadas dos funcionários à cultura e valores da empresa;
  • Estar atento às rotinas e ações promovidas para os profissionais;
  • Somar esforços para manter um relacionamento mais próximo e humano com o colaborador;
  • Entender as necessidades de cada colaborador.

Após considerar essas vertentes, é hora de promover a jornada do colaborador na sua empresa.

1 – Dê visibilidade à sua marca

Para isso, comece expondo os cases de sucesso da empresa para evidenciar os valores da companhia, as conquistas e também onde ela pretende chegar.

Com isso, já é possível diferenciar a marca de seus concorrentes, expondo como as pessoas na organização fazem o negócio acontecer.

Aproveite também para mostrar como as carreiras desses colaboradores são promissoras por fazerem parte da companhia.

Para isso, invista em uma boa comunicação, tanto interna quanto externa.

2 – Ofereça um plano de carreira

Os planos de carreira são a trilha que o profissional deve percorrer dentro da companhia até chegar ao cargo desejado.

E ao oferecer isso, você tem mais chances de conquistar a preferência dos talentos que procuram uma oportunidade no mercado.

Além disso, oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa é fundamental para que o colaborador permaneça motivado a continuar trabalhando na corporação.

3 – Invista em comunicação

Investir em uma comunicação eficiente dentro da empresa ajuda a manter os níveis de satisfação dos funcionários elevados.

Ou seja, esta é mais uma prática essencial para uma boa jornada do colaborador.

Isso acontece porque, quando as pessoas sabem o que acontece ao redor delas, seus níveis de confiança e engajamento aumentam, e elas passam a fazer melhores entregas.

Nesse contexto, não esqueça de personalizar as notícias, para fazer com que o colaborador sinta que a comunicação foi feita para ele.

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