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WhatsApp anuncia 6 novas funções para mensagens de voz

Conheça as 6 novas funções do WhatsApp para mensagens de áudio, saiba se elas serão liberadas para os usuários da versão web e veja ainda dicas de venda pelo app.

O WhatsApp anunciou na última quarta (30/03) o lançamento oficial de 6 novas funções para mensagens de áudio.

Com isso, os usuários do aplicativo de mensagens mais usado no mundo terão novas ferramentas para o envio de áudio.

7 bilhões de mensagens de áudio são enviadas diariamente pelo WhatsApp.

Apontou Will Cathcart, CEO do aplicativo, em sua conta oficial do Twitter

Mas o que muda agora? Este lançamento também vale para a versão web do WhatsApp?

Entenda.

Quais são as novas funções do WhatsApp?

Lembra quando o WhatsApp lançou no final do ano passado a opção de ouvir o próprio áudio antes de enviá-lo?

Pois é, agora ao baixar a nova versão do aplicativo, o usuário poderá também executar ações como… 

  • pré-visualizar uma mensagem gravada, pausar e resumir uma gravação, ouvir os áudios enquanto está navegando em outro chat e até visualizar as ondas de voz na reprodução.

Sendo assim, estas são as novas funções do WhatsApp para mensagens de áudio:

    • Reprodução fora do chat: para ouvir mensagens enquanto navega em outras janelas;
    • Pausar e retomar gravação: como o nome cita, permite pausar e retomar uma gravação;
  • Retomar uma reprodução de áudio exatamente de onde ela parou no chat;
    • Visualização em forma de onda: mostra o efeito no chat quando um áudio é reproduzido;
    • Prévia de um rascunho: permite ouvir uma mensagem de áudio antes de enviá-la;
  • Reproduzir rapidamente mensagens de áudio encaminhadas com velocidades de 1,5x ou 2x.

Ainda segundo o próprio WhatsApp, as novas ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários já nas próximas semanas.

O que muda para os usuários do WhatsApp e WhatsApp Business?

As novas funções vieram para melhorar a execução de múltiplas tarefas no aplicativo, além de ajudar a poupar tempo ao receber áudios mais longos.

Mais do que isso, o usuário também poderá monitorar melhor as mensagens que deseja encaminhar por áudio, evitando assim erros e “gafes” desnecessárias.

Entretanto, o aplicativo não confirmou até então se elas serão lançadas também para os usuários da versão web e apps para computador, além das versões para Android e iOS.

Além disso, em uma postagem no seu blog oficial, o WhatsApp aproveitou para relembrar o lançamento da função de áudio em 2013.

Neste caso, a empresa aproveitou para reforçar que as mensagens são “todas protegidas por criptografia de ponta a ponta”.

  • Falando em múltiplas tarefas, você usa o WhatsApp para vender? Se sim, veja essas dicas a seguir.

WhatsApp para negócios: 3 Dicas para fazer uma abordagem matadora 

1 – Use o WhatsApp Business

Utilizando o WhatsApp Business, você tem algumas facilidades e oportunidades. Como, por exemplo:

Informações empresariais

Ao utilizar o WhatsApp Business, você pode fazer a descrição do seu produto ou serviço, acompanhada por imagens.

Com essas informações acessíveis, além de passar maior credibilidade os seus potenciais clientes, seus compradores já podem tirar algumas dúvidas simples só de acessar seu perfil.

Portanto, aproveite para informar – em seu perfil – dados como:

  • Localização
  • Tipo da empresa
  • Segmento do seu negócio
  • e-mail para contato
  • Link para o site da sua empresa
  • Breve descrição de seus produtos/serviços.

Outra funcionalidade bacana que você pode aproveitar ao fazer vendas pelo WhatsApp Business é indicar se sua empresa foi verificada

Com isso, você aumenta sua credibilidade e idoneidade aos olhos do cliente.

Etiquetas

Uma funcionalidade muito útil em estratégias de vendas pelo WhatsApp é usar as etiquetas. 

Elas são ideais para organizar os contatos e as conversas, fazendo uma classificação e mantendo tudo em ordem.

Acompanhamento da estratégia

Uma parte bacana de fazer vendas pelo WhatsApp Business é que ele oferece acesso a algumas métricas.

Como, por exemplo, número de mensagens entregues, quantidade de mensagens abertas e volume de mensagens lidas.

Com isso, você pode mensurar suas ações com KPIs específicos e analisar os resultados.

Além de conseguir fazer uma relação entre o número de mensagens e a conversão. Ou seja, depois de quantas mensagens seu lead converte em uma venda.

2 – Aproveite as facilidades do WhatsApp Pay

As vendas pelo WhatsApp se tornaram ainda mais fáceis depois da chegada da funcionalidade WhatsApp Pay.

Atualmente, o recurso permite efetuar pagamentos com cartões de crédito nas bandeiras Visa e Mastercard e débito nos bancos Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

O mais legal é que os serviços de transferência e pagamento não geram taxas para os consumidores e não tem limite de pagamentos para vendas de produtos ou serviços feitos pelo WhatsApp Business.

Para usar o WhatsApp Pay…
  • Passo 1: configure um cartão parceiro utilizando o Facebook Pay
  • Passo 2: abra a conversa do contato que deseja enviar o dinheiro e selecione a opção “Anexar” > “Pagamento”
  • Passo 3: informe o valor e uma mensagem que descreva o pagamento
  • Passo 4: toque em “Pagar”.

Importante: é preciso aceitar o pagamento no prazo de 2 dias úteis. 

Caso o usuário não faça o pagamento, este retorna ao remetente.

Para receber os pagamentos pelo WhatsApp Business, o usuário precisa criar uma conta Cielo ou conectar uma conta ativa da empresa.

3 – Cuidados com a abordagem de vendas no WhatsApp

Alguns cuidados são fundamentais ao fazer vendas pelo WhatsApp, confira os principais entre eles:

  • Mensagem automática

Muito cuidado ao configurar isso em sua conta business, já que isso pode tornar mais impessoal seu contato e afastar a confiança do possível cliente

  • Textos muito longos: 

Se estender demais pode desmotivar o cliente a ler todas as informações e pegar a essência do que você quis dizer. Então, se tiver algo muito complexo e longo para explicar ou comunicar, use o telefone

  • Cuidar com envios simultâneos com a mesma mensagem ou mensagens padrões: 

Depois de alguns episódios no cenário político mundial o sistema do WhatsApp tem formas de identificar isso e, caso identifique alguma “irregularidade”, pode bloquear seu número

  • Emojis são bem vindos, porém com moderação

Mesmo que seu cliente seja muito animado e mande várias carinhas felizes, seja tranquilo e mande emoticons que façam sentido com a conversa (ex: Vamos com tudo aumentar suas vendas ??)

  • Evitar imagens no pitch inicial: 

A chance do contato nem ver sua mensagem por conta disso é muito grande

  • Não focar todas as vendas pelo WhatsApp: 

A ideia é que o Whats seja uma ferramenta de apoio para o fechamento da sua venda e não a única alternativa.

Claro que pode haver exceções, mas não crie uma dependência pelo aplicativo.

É muito comum que pessoas com dificuldade em fazer uma abordagem/negociação por telefone utilizem mais o WhatsApp, para não se incomodar. 

Porém, ela não vai se desenvolver dessa forma. 

Cobre equilíbrio do seu time ou de você mesmo(a).

  • Cuidado com a abordagem: uma abordagem inicial mal feita pode complicar uma ligação posterior, então muito cuidado ao elaborá-la
  • Não force uma interação: se a pessoa não te respondeu nas primeiras tentativas é sinal de que ela não quer falar contigo mesmo, então bola para a frente e parte para o próximo contato.
  • Usar o WhatsApp Web para fazer vendas pelo WhatsApp: vai facilitar e muito a dinâmica do seu trabalho.

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