CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

WhatsApp como novo Super App para Negócios

Pesquisas indicam que o WhatsApp vai ser tornar o novo Super App para negócios. Veja porque a sua empresa também deve usá-lo como ferramenta de relacionamento.

Pesquisas recentes vêm apontando o crescimento do WhatsApp como nova super ferramenta para negócios.

E neste artigo, vamos te mostrar porque você também deve considerar o app de mensagens mais famoso do mundo como plataforma de comunicação.

Desde o início da pandemia, as formas de comunicação para fazer negócios mudaram muito.

Com a redução de encontros presenciais, Redes Sociais famosas como o WhatsApp, tem crescido bastante.

Tal crescimento, por sua vez, tem sido visto por empresas como oportunidade para interagirem com consumidores, conforme revela a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

O uso do WhatsApp (e demais Redes Sociais) para negócios

Antes utilizados apenas para fins pessoais, os apps de mensagem vêm se tornando um importante canal de interação entre empresas e clientes. 

Segundo a pesquisa da Infobip, a maioria dos brasileiros (80%) utiliza o Whatsapp para se comunicar com as marcas.

Esse mesmo estudo ainda revela que os usuários recorrem ao app de mensagem para:

  • Solicitar informações (82%);
  • Suporte técnico (68%)
  • Compra de produtos e serviços (57%). 

Mas esse crescimento, associado ao novo comportamento do consumidor, também é visto em outros canais alternativos para se fazer negócios.

O Instagram, por exemplo, presente em 82% dos smartphones, também têm simplificado a comunicação com as marcas, tornando-se um meio importante para vendas de produtos e serviços diretamente em sua plataforma.

Um fato que faz cada vez mais empresas considerarem as múltiplas plataformas de comunicação para estreitar o relacionamento com seus públicos

“Garantir que a sua marca esteja fortemente posicionada onde estão seus clientes e futuros clientes, pode até parecer uma tarefa difícil, mas já existem soluções tecnológicas para isso”, 

Nestor Caratti, diretor de vendas para América Latina da Infobip.

O uso do WhatsApp cresce durante a pandemia

Dados da pesquisa mostram que o WhatsApp é dominante na categoria de mensageiros instantâneos nos celulares brasileiros. 

  • De cada 100 smartphones, 99 têm o aplicativo instalado. 

Em seguida vem o Facebook Messenger, com 78% de penetração, seguido pelo  Instagram (76%) e do Telegram (27%). 

Por ter funcionalidade de mensagem direta, os pesquisadores consideraram o Instagram também como um mensageiros instantâneo.

Mas além de estar presente em 99% dos smartphones do Brasil, o uso do WhatsApp em si, também tem aumentado desde o início da pandemia, em março de 2020.

  • De acordo com a pesquisa da Mobile Time, o volume de mensagens de WhatsApp trocadas entre clientes e empresas no primeiro trimestre de 2021 cresceu 251% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Pagamentos via aplicativos reforçam transformação digital e omnicanalidade no atendimento ao cliente

Enxergando a necessidade de buscar novas alternativas de vendas durante o período de isolamento social, o aplicativo de mensagens lançou em em maio, a modalidade WhatsApp Pay (ou WhatsApp Payments). 

O serviço possibilita que usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business – modalidade do WhatsApp voltada aos negócios – realizem pagamentos e transferências bancárias entre usuários do aplicativo.

O Brasil é o primeiro país a testar o novo recurso. O motivo para tal escolha pode ser justificado pelo fato de o país ser a 2ª maior comunidade de usuários do WhatsApp.

  • Com mais de 120 milhões de usuários, o país é superado apenas pela Índia. 

Vale relembrar que o mensageiro é a primeira opção de 55% dos brasileiros na hora de contatar uma empresa.

Mais uma vez, os dados mostram que os consumidores estão cada vez mais digitais e revelam a necessidade de empresas investirem em soluções omnichannel integradas ao WhatsApp para que se adaptem à nova realidade do mercado.

WhatsApp para negócios: Transações digitais é tendência para os próximos anos, segundo especialistas

Projeções da pesquisa Future Sales, do Gartner, estimam que em 2025, 80% das interações de vendas entre compradores e fornecedores ocorrerão via digital.

Com os pagamentos via aplicativos se consolidando cada vez mais no mercado nacional, a Panorama Mobile Time/Opinion Box também concluiu mais um fato:

  • O grande número de pessoas jurídicas utilizando o WhatsApp – motivo pelo qual o mensageiro lançou a versão business em 2018 – fará com que o uso do mensageiro para negócios siga em alta.

De acordo com o estudo, o volume de mensagens entre empresas e clientes pela plataforma cresceu 11,43% entre março e abril. 

Comparado ao mesmo período do ano passado, esse crescimento corresponde a 196%.

A demanda por meios de se comunicar com o consumidor durante a pandemia também refletiu na expansão do setor de tecnologia. 

O estudo registrou um aumento de 160% nas vendas online em 2020. Projeções estimam que essa marca será superada já no primeiro semestre de 2021.

Na opinião de especialistas, o motivo para tal convicção deve-se à experiência do consumidor (customer experience ou CX, em inglês).

WhatsApp tem tudo para se tornar o novo “Super App”

Com tantos usuários no Brasil e no mundo usando o aplicativo várias vezes ao dia, o WhatsApp tem todas as características para se tornar um “superapp“.

Em outras palavras, o WhatsApp pode se tornar um aplicativo único que resolve a maioria das necessidades do usuário: 

  • Mensagens instantâneas, videoconferência, compartilhamento de fotos e stories, compras online, pagamentos, GPS, entre outras funcionalidades.

Mas, mesmo sem ter funcionalidades “suficientes” para ser considerado um “superapp”, sua popularidade entre todas as faixas etárias e classes sociais do mercado brasileiro o posiciona para este salto no futuro.

Mas e você? Já está aproveitando todo o potencial do WhatsApp como ferramenta de negócios?

A Comunix está sempre atenta ao mercado de comunicações e suas necessidades.

Por isso, não podia deixar de oferecer para a sua empresa as melhores soluções em WhatsApp Contact Center e API Oficial do WhatsApp.

  • Clique aqui, e veja como a Comunix pode te colocar dentro deste novo (e promissor) mercado.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados