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Entenda o que é VoIP, como funciona e 5 principais vantagens.

Entenda o que é VoIP, tecnologia que permite que aplicativos liguem pela internet.  Veja como funciona e ainda 5 principais vantagens.

Hoje, pensar em ligações feitas via internet não é nenhum absurdo, e tudo isso é graças ao avanço da tecnologia VoIP. Por isso, neste post vamos explicar o que, como funciona e quais são as vantagens deste poderoso recurso.

Já são vários os aplicativos que permitem que você faça ligações telefônicas para outros smartphones, telefones e até mesmo aplicativos. Tudo isso via internet.

Mas tudo isso só é possível devido à tecnologia por trás desse benefício: o VoIP.

É ela que permite que você faça ligações por meio da internet como se estivesse usando um telefone convencional.

O que é VoIP?

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolo de Internet).

Ou seja, ela converte os sinais de áudio analógicos de uma chamada em dados digitais, que podem ser transferidos através da internet.

Um poderoso método que está presente em softwares populares como o WhatsApp, Facebook Messenger e Skype.

Mas ao contrário do que você pensa, essa tecnologia existe desde 1990. Porém , só ganhou força com a popularização da internet banda larga, que permite a transmissão de dados em enorme velocidade.

Como funciona o VoIP?

O primeiro passo é instalar um software que permita a ação do VoIP – seja de um computador para o outro, ou de um computador para um telefone.

Em seguida, o VoIP vai capturar a voz transmitida analogicamente e convertê-la em pacotes de dados enviados por qualquer protocolo TCP/IP.

Deste modo, quando a chamada for feita de um computador para o outro, ou entre smartphones, tudo que é falado no seu headset (ou microfone) é transformado em informação binária e transmitido via internet.

Esse sem dúvidas é o jeito mais fácil e econômico de usar a tecnologia VoIP, pois você não paga pelas ligações interestaduais e nem internacionais de longa distância.

Tudo o que você precisa é de um aplicativo que execute a função, microfone, alto-falantes, placa de som e uma boa conexão de internet.

Diferença entre VoIP e Telefones IP

Uma coisa comum de acontecer é confundir a tecnologia VoIP com a Telefonia IP, mas vale lembrar que se trata de diferentes meios.

No VoIP, se utilizam equipamentos convencionais para fazer a transmissão de dados via internet.

Enquanto isso, os telefones IP são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores, recebendo voz, dados e imagens.

Eles se parecem com os telefones comuns, mas utilizam conectores RJ-45 – os mesmos das placas de rede de computadores -, ao invés do padrão telefônico RG-11.

Por que usar o VoIP?

Além da inovação que oferece, o VoIP já é também a palavra que melhor representa o atual cenário corporativo.

Isso porque para garantir a sobrevivência e o crescimento no mercado hoje em dia, é vital otimizar processos, produtos, serviços e pessoas, independentemente do porte do seu negócio.

Neste cenário, o Voip chega como um forte aliado das empresas e dos empresários que buscam tirar o máximo de proveito do seu orçamento, sem deixar de lado a qualidade e o profissionalismo.

Além disso, o VoIP sozinho pode transformar a percepção do cliente sobre a sua empresa, aprimorando a comunicação e fortalecendo a empresa no mercado.

Mas esta é apenas uma das vantagens da tecnologia VoIP.

Agora que você já entendeu o que é e como funciona este poderoso recurso, vamos às suas principais vantagens.

5 principais vantagens do VoIP

1 – Mobilidade

Quando o dispositivo utilizado nas chamadas via VoIP não é um telefone IP ou um aparelho tradicional com ATA, é possível fazer ligações de qualquer lugar e a qualquer momento.

Ou seja, é um fator que traz mais comodidade para os usuários, além de significar uma boa redução de custos ao evitar a compra de pacotes interurbanos para realizar ligações.

2 – Integração

Por se tratar de um serviço que utiliza internet, o VoIP pode ser integrado com uma série de outros programas e aplicativos, trazendo mais comodidade para o usuário.

Como exemplo, podemos citar aplicativos que gravam e armazenam conversas, ou mesmo programas para melhorar a visualização de arquivos, como gráficos, tabelas, textos e etc.

Outra possibilidade é a integração com softwares de gestão, como é o caso do Comunix Manager, ferramenta de gerenciamento WEB que apresenta um conjunto completo de recursos para o seu call center

3 – Baixo Custo

De acordo com matéria publicada no portal Techtudo, o custo de ligações via VoIP corresponde a apenas ¼ do custo de ligações por telefonia tradicional.

Isso sem mencionar os programas e aplicativos que não apresentam custo algum, como no Google Hangouts.

Nesses casos, geralmente a terminação da chamada não é em um telefone fixo ou celular.

4 – Otimização

Em uma ligação feita via telefonia tradicional com duração de 15 minutos, a transmissão de dados duraria 10 minutos a uma velocidade de 128 kbp/s.

Enquanto via VoIP, esta mesma ligação teria um tempo aproximado de 5,1 minutos a uma velocidade de 64 kbp/s, deixando mais tempo livre para outras chamadas e, assim, otimizando todo o processo de comunicação.

5 – Versatilidade

Através da tecnologia VoIP, ao invés de poder ligar apenas para números fixos ou celulares, você pode realizar ligações para computadores, smartphones, tablets e quaisquer dispositivos que têm como única finalidade a comunicação por voz.

Além disso, com o VoIP também é possível contar com a vídeo chamada, recurso extremamente importante para sugerir mais proximidade entre os usuários.

Como você pode ver, a tecnologia VoIP pode ser um grande diferencial para o seu Call Center, trazendo benefícios em diferentes aspectos.

A boa notícia é que aqui na Comunix, você pode contar a melhor solução VoIP para o seu negócio.

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Versão mais completa dos tipos de PABX, esta solução funciona através da tecnologia VoIP para realizar e receber ligações.

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