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Entenda o que é Whatsapp Business API e como ele pode otimizar resultados.

Neste artigo vamos falar sobre a mais nova ferramenta Comunix para a sua Central de Chamadas. Conheça o Whatsapp Business API e como ele pode otimizar os seus resultados.

A cada dia que passa, o cliente fica cada vez mais exigente em relação ao tratamento e atendimento que as empresas oferecem.

Por isso, é importante sempre estar atento a como esse cliente se comporta e, principalmente, onde ele costuma passar mais tempo conectado.

É aqui que entra a primeira grande vantagem do Whatsapp Business API.

Lançado pelo Facebook Inc., essa solução veio para dominar esse novo mercado de comunicação.

Primeiramente pelo fato de ser uma ferramenta desenvolvida para potencializar o uso da Rede Social mais utilizada no país.

  • Whatsapp no mundo: 2 bilhões de usuários ativos
  • Whatsapp no Brasil: 120 milhões de app baixados.

Com números tão expressivos, não é nem necessário ressaltar o quanto é importante para as empresas com esse poderosos aliado, não é?

Por isso, a seguir vamos entender melhor o que é o Whatsapp Business API e como ele pode otimizar os resultados da sua Central de Chamadas.

O que é Whatsapp API?

O Whatsapp API é uma tecnologia que aparece para as empresas como um poderosos potencializador de relacionamento com os clientes.

Isso porque se trata de uma solução criada para escalar o atendimento ao cliente através da própria ferramenta Whatsapp.

Fator esse que facilita a comunicação de pequenas, médias e grandes negócios com o seus clientes.

Mas a sua diferença é que ele pode trabalhar com uma ampla base de contatos de forma facilitada e personalizada.

  • Você sabe o que é uma API?

Em tradução, a Interface de Programação de Aplicativos é um conjunto de procedimentos que permitem a criação de sistemas que acessam os recursos ou dados de um outro sistema.

Logo, a API do Whatsapp permite que você utilize os recursos do aplicativo para otimizar a sua comunicação com a sua base de clientes. 

Além disso, o serviço também é uma tecnologia que pode ser integrada à outras funções do seu Call Center, permitindo assim que seu atendimento seja otimizado e seu relacionamento com o cliente seja ainda mais próximo.

Mas para que serve o Whatsapp Business API?

A principal função do Whatsapp Business API é integra o Whatsapp à outros sistemas, tais como:

  • Softwares de gestão
  • Chatboots
  • Sistemas de controle logísticos

Desse modo, fica mais fácil construir relacionamentos mais sólidos com o cliente, criando uma relação próxima entre a empresa e os clientes.

Sem contar ainda que a ferramenta permite a abordagem de uma enorme base de contatos.

Qual a diferença entre o Whatsapp API e as versões anteriores?

Se você ainda está se perguntando qual é a diferença entre o Whatsapp Business API e as outras versões, nós vamos esclarecer agora.

  • Whatsapp Business

Também desenvolvida para aproximar a relação entre empresa e cliente, essa versão de aplicativo você conta com recursos como a adição de informações como o nome da empresa, site, descrição, localização e mais.

  • Diferença:

É um aplicativo que não permite a automatização de conversas (chatboots) e comporta apenas um atendente por número.

  • Whatsapp Business API

Solução criada para pequenas, médias e grandes empresas, essa solução facilita a comunicação com o cliente permitindo recursos antes não disponibilizados. Veja a seguir

  • Diferença:

É um serviço que conta com automação de conversas (chatboots) e permite o acesso de vários atendentes em um único número de contato.

Porque considerar o Whatsapp em minhas estratégias de venda?

Contando uma das maiores bases de usuários do mundo, o Whatsapp é uma das ferramentas com maior potencial de fidelização de clientes no mundo.

Bom, por se tratar de uma plataforma de mensagens instantâneas, o Whatsapp é sem dúvidas um dos canais também com maior taxa de abertura de mensagens.

  • Segundo a Digital Defynd, essa taxa de abertura chega a ser superior a 70%.

Além do mais, o Whatsapp é uma plataforma caracterizada por oferecer um contato mais humano e pessoal com os consumidores.

Onde empresas podem se apresentar de uma maneira mais íntima e, assim, construir um relacionamento mais próximo com o cliente.

Fator esse que gera mais confiança e, consequentemente, mais admiradores e novos consumidores.

4 Vantagens do Whatsapp Business API para a sua Central

1 – Atendimento automatizado

Como vimos mais acima, o atendimento automatizado é uma das novidades e vantagens que o Whatsapp Business API oferece para a sua Central.

Com ele, você conta com a ajuda de chatboots para atender um grande número de clientes da sua base.

Tudo isso ainda otimizando o tempo de atendimento e diminuindo as odiosas filas de espera.

2 – Diversos atendentes em um só número.

Ao contrário do Whatsapp Web, onde é preciso ter mais de um número de telefone para se ter mais atendentes, com o Whatsapp Business API você não tem limite no número de atendentes.

Tudo em um único número de contato, podendo escolher até os que a empresa já possui como referência, seja ele celular, fixo ou 0800.

Além disso, para facilitar o gerenciamento do atendimento, você ainda pode fazer a integração do número a outras plataformas.

3 – Qualificação de Leads

Através da automação dos chatboots, você pode criar uma lista de perguntas fundamentais para segmentar e direcionar seus leads até o time de vendas, serviços ou afins.

Tudo isso através do próprio Whatsapp

4 – Aumento do engajamento da base de clientes

Você pode usar o Whatsapp Business API para enviar notificações e informações importantes sobre os serviços prestados pela empresa.

Ao receber as informações que estão esperando em seu próprio Whatsapp, o cliente passa a ter mais afinco com a empresa, por poder interagir em tempo real.

Além disso, no Whatsapp API você também pode oferecer um suporte em tempo real, disponibilizando varios atendentes para responder as perguntas e solucionar os problemas que não se dissolverem nas mensagens automáticas.

Conclusão

Nesse artigo podemos entender mais sobre o que é Whatsapp API e como ele pode atuar na sua Central de Chamadas para otimizar resultados.

Além das grandes vantagens para a suas campanhas de vendas, essa nova solução em comunicação também ajuda na redução de custos de operação da sua Central.

Características presentes não apenas nesta, mas em várias outras soluções Comunix.

E você pode saber mais sobre o Whatsapp API Comunix entrando em contato com os nossos consultores.

Para mais conteúdos sobre comunicação, tecnologia e soluções inteligentes para centrais de atendimento, acompanhe as nossas Redes Sociais.

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