Por: Bruno De Blasi/Canaltech | Imagem: Freepik.com
O Pix Automático será o próximo avanço da plataforma de transferências instantâneas, dessa vez com foco em facilitar o pagamento de contas, sem ter que abrir o app do banco todo mês para quitá-las. Previsto para junho de 2025 no calendário do Banco Central do Brasil (BCB), alguns bancos já começaram a implementar a tecnologia em seus sistemas, a fim de realizar testes e garantir que o lançamento geral ocorra sem problemas.
Entre eles, o Banco do Brasil (BB), que já conta com um piloto em andamento. A instituição financeira informou que a fase atual, restrita a um pequeno público, compreende débitos nas contas de correntistas e ajuda a capturar dados para aperfeiçoar a jornada dos recebedores e pagadores.
“A disponibilização da funcionalidade para mais empresas com conta no BB ocorrerá em ondas a partir de novembro”, informou o BB. “O débito em todas as instituições participantes do ecossistema Pix depende do lançamento pelo BCB.”
O Santander também vai antecipar a estreia em casa: em novembro, a empresa vai liberar o Pix Automático para pessoas físicas e jurídicas.
Contudo, esse serviço será restrito apenas para transações dentro do banco. À reportagem, a companhia explica que a liberação do sistema para atender outras instituições financeiras depende da disponibilização geral do serviço no ecossistema Pix.
O banco espanhol também pretende utilizar esse período para coletar mais informações sobre o funcionamento da tecnologia.
No forno
Outras instituições financeiras já se preparam para implementar a novidade em seus sistemas.
Em nota, o Itaú explicou que está “evoluindo com a solução internamente” e “trabalha com agendas educacionais e de engajamento com os clientes”, no intuito de começar o piloto no início de 2025. Nesse primeiro momento, assim como os demais, a novidade funcionaria apenas entre contas do mesmo banco.
A Caixa, por sua vez, disse apenas que “seguirá o cronograma estabelecido pelo Banco Central”.
O C6 Bank e Nubank também estão se preparando para o lançamento do recurso no futuro, mas não anteciparam mais informações sobre a liberação do serviço.
Já o PicPay ressaltou a existência de funções semelhantes para automatizar e agendar o uso do sistema de pagamentos instantâneos do BCB, mas não detalhou seus planos em relação ao uso futuro do Pix Automático. Procurados, o Bradesco, BTG Pactual e o Inter não se manifestaram sobre os planos de lançamento do Pix Automático até o momento da publicação.
Publicado em 15/10/2024