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O PODER DO WHATSAPP BUSINESS NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Estamos vivendo a era do envio de mensagens, com aplicativos gratuitos, como o Whatsapp, e a forma como nos comunicamos mudou bastante. Além disso, a versão Business desse aplicativo se tornou um poderoso recurso no atendimento ao cliente. Descubra agora as vantagens do Whatsapp Business para sua empresa.

O Desenvolvimento tecnológico mobile transformou a forma como as pessoas se comunicam. A facilidade de trocar mensagens, imagens, vídeos, áudios e até fazer ligações em qualquer lugar com a exigência apenas de conexão com a internet, são algumas das vantagens do Whatsapp Business.

Todas as versões do aplicativo são gratuitas, inclusive a Business, lançada recentemente e voltada para empresas. Essa versão permite que o usuário adicione o local, telefone e uma descrição sobre os serviços da empresa e até programar mensagens automáticas.

Nesse artigo, a Comunix, que oferece as melhores soluções para call centers e outras tecnologias, ressalta o quanto essa ferramenta pode ser poderosa no seu relacionamento com os consumidores. Transformando em um canal para vendas e fidelização de clientes com pós-venda. Vamos lá?

Quais as vantagens de utilizar o Whatsapp Business?

É um canal de mensagens diretas e instantâneas que seu cliente já conhece e utiliza no dia a dia. Além disso, o Whatsapp Business é gratuito e para utilizá-lo basta ter um celular smartphone, com acesso à internet e o aplicativo instalado no aparelho.

Além disso, essa ferramenta tem a possibilidade de fazer uma personalização de um perfil comercial. Esse perfil personalizado te dá opções de adicionar informações completas sobre o seu negócio para que seu cliente possa saber mais sobre a empresa.

Outro recurso dentro do Whatsapp Business é a possibilidade de criar tag’s para separar pessoas por grupos, o que facilita e agiliza a comunicação. Facilita também a possibilidade de adicionar respostas rápidas. Com essa ferramenta você pode responder perguntas comuns com mensagens salvas que você usa frequentemente, economizando tempo.

Dentro do aplicativo é possível definir mensagens que serão enviadas automaticamente quando não estiver em horário de expediente. Existe também um modo para cadastrar mensagens de saudações para novos clientes que entrarem em contato.

Nessa versão do aplicativo Whatsapp Business, é possível ter acesso a estatísticas de fluxo de mensagens, como o número de mensagens enviadas com sucesso e mensagens entregues e lidas. Além disso, assim como na versão comum, no Whatsapp Business as conversas são criptografadas e as contas e as informações são checadas e confirmadas.

Sabendo as vantagens, é importante conhecer quais outras possibilidades o Whatsapp Business pode trazer para as empresas em termos de melhorias no atendimento.

1. Faça pesquisas

É importante estar em constante melhoria, para isso os feedbacks dos clientes se tornam um termômetro para saber como estão sendo recebidos os serviços e atendimentos prestados pela empresa.

Atualmente, os clientes podem deixar feedbacks sobre a empresa em diversas plataformas como o Facebook, Google e ReclameAqui. Uma das desvantagens desses canais é que o comentário fica exposto, e sendo negativo pode manchar a reputação da empresa.

Por isso, o uso do Whatsapp para pesquisa de satisfação com o cliente pode ajudar a evitar o desgaste no relacionamento que os feedbacks públicos costumam provocar.

2. Constante aprendizado

Sem dúvidas que esse canal irá ajudar na busca pelo atendimento de excelência ao cliente. Como o aplicativo está sempre à mão, na maioria das vezes será o primeiro canal escolhido pelo cliente para entrar em contato. Por isso, esteja sempre disponível para seus clientes e prospects, estreitando o relacionamento e criando uma relação de confiança e parceria.

É fundamental que eles saibam que existe sempre alguém ali disposto a ajudá-lo, caso precise. É importante delimitar um horário de funcionamento para evitar que tenham muitas mensagens em horários e dias sem atendimento. Para isso, use sempre o mecanismo de programação de mensagem off-line para avisar sobre o horário de atendimento.

3. Faça vendas diretas

A possibilidade de vender por mais um canal pode chamar a atenção de qualquer empresa. As vendas diretas pelo WhatsApp já são bastante comuns em lojas virtuais, mas também têm ganhado força em empresas de todos os nichos. A grande vantagem é poder auxiliar o cliente no ato da compra e dar aquele “empurrãozinho” ao vendedor.

Em todos os segmentos empresariais há ganhos no uso do aplicativo como meio de fechar mais negócios e atrair mais clientes. Imagine que em um restaurante a ligação pode facilmente ser substituída por um atendimento pelo aplicativo com o envio de um cardápio digital. Além disso, torna-se mais uma ferramenta de marketing para divulgação de promoções e eventos.

Utilize o site e as redes sociais da empresa para divulgar o novo canal

Apesar do uso de formulários de contato nos sites e chats ainda ser usado, implementar o botão de whatsapp pode ser um ponto forte na comunicação. Além disso deixe sempre disponível o link em suas redes sociais.

Sem dúvidas que o consumidor omnichannel tem utilizado esse canal como mais uma forma de se relacionar com as marcas. A resposta direta e instantânea chama atenção dos clientes que buscam através do aplicativo tirar dúvidas e até efetuar compras.

Uma dica é deixar sempre disponível o horário de atendimento em que o serviço estará disponível, para que não gere conflito de informações com o cliente.

ChatBot no Whatsapp para atendimento automatizado

A IA (Inteligência Artificial) automatiza a forma como sua empresa pode atender seus clientes buscando deixar o serviço mais eficiente. Existem diversas vantagens desse mecanismo no atendimento humano.

O Chatbot pode ser integrado ao Whatsapp tornando possível configurar e automatizar respostas para um atendimento sem intervenção humana. Além disso, realizar pesquisas de satisfação e feedbacks. É importante ressaltar que essa tecnologia costuma estar em constante aprendizado para melhorar a forma de interação e atingir um atendimento cada vez mais humanizado.

Leia também sobre “O que é URA Humanizada e por que sua empresa deve investir nela”

Você já utiliza o WhatsApp Business no seu negócio?

Como foi mostrado, são inúmeras possibilidades de se utilizar o WhatsApp em empresas no atendimento ao cliente. Cada negócio pode adaptar esse uso do aplicativo para sua realidade.

O que acha do Whatsapp Business para o seu negócio? Conte-nos nos comentários suas opiniões e experiências com o aplicativo no ambiente empresarial!

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