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10 MANDAMENTOS PARA ATENDIMENTO DE CLIENTES NO WHATSAPP BUSINESS

O Whatsapp Business tem se mostrado fundamental na estratégia de vendas de empresas de todos os segmentos. Descubra agora como utilizar seus recursos para melhorar o Atendimento e relacionamento com clientes.

Uma das melhores formas de se comunicar com seu cliente é utilizando o aplicativo gratuito de mensagens instantâneas Whatsapp Business. Esse aplicativo tornou-se aposta das empresas que querem obter vendas diretas e principalmente melhorar o atendimento e relacionamento com sua audiência. Seguindo essa tendência, a Comunix preparou 10 mandamentos para Atendimento de Clientes no Whatsapp Business. Confira agora.

10 mandamentos para Atendimento de Clientes no Whatsapp Business

Confira abaixo os melhores recursos e atitudes no Whatsapp Business para turbinar seu atendimento e relacionamento com os clientes.

1- Personalize seu Perfil Comercial

A primeira etapa para utilizar o WhatsApp Business ao cadastrar o número empresarial – que pode ser móvel ou fixo – é personalizar um perfil comercial. Esse perfil servirá como um cartão de visitas prático para o cliente encontrar informações úteis do estabelecimento, como endereço, telefone e horários de funcionamento.

2- Programe Mensagens automáticas

O Whatsapp Business permite que a sua empresa personalize e programe mensagens automáticas para envio em situações determinadas. Existe a possibilidade de definir uma mensagem padrão de saudação ou para um período de ausência com os horários de atendimento. Dessa forma, garantindo que seu cliente tenha um retorno imediato no contato através do aplicativo.

Existem três tipos de mensagens programáveis no WhatsApp Business: mensagens de ausência, mensagens de saudação e respostas rápidas. Saiba como cada uma delas funciona abaixo:

Mensagens de saudação: São configuradas para serem enviadas cada vez que um cliente envia uma mensagem pela primeira vez ou para clientes que não entram em contato durante 14 dias.

Respostas automáticas: Essas mensagens podem ser programadas de acordo com as mensagens enviadas pelos usuários. As respostas automáticas aparecem sempre que um cliente envia uma mensagem em específico. Por exemplo, pode configurar uma mensagem automática dizendo “de nada!” toda vez que um cliente enviar um “obrigado” após um atendimento.

Mensagens de ausência: Esse recurso pode ser ativado em horários onde não há atendimento, podendo configurar qual mensagem será usada como resposta. Também pode definir um horário recorrente de ativação, como das 18h às 8h do dia seguinte.

3- Use Etiquetas para organizar o atendimento

 (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O WhatsApp Business permite que sua empresa crie etiquetas nas conversas para que elas sejam listadas de acordo com o fluxo de atendimento. O recurso oferece etiquetas coloridas com temas específicos para cada mensagem ou chat salvo. É possível criar etiquetas para marcar quais são os novos clientes, quais têm pagamentos pendentes ou finalizados, etc. Além disso, também é possível criar marcadores personalizados para chats específicos. Use bastante esse recurso.

4- Utilize as estatísticas de mensagens

 (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Outro recurso muito interessante no Whatsapp Business são as estatísticas de mensagens. Possibilitando um gerenciamento mais adequado, além de análises sobre o uso do app pela empresa. Ao verificar as estatísticas, é possível saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes.

5- Defina um tom de atendimento

Existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora do atendimento, um deles é o tom do atendimento, ou seja, a forma como irá conversar com seus clientes.

No Whatsapp Business podemos usar um tom menos formal do que se usa nos e-mails. Dessa forma, considere que está conversando em um canal que as pessoas usam para se comunicar com amigos e familiares.

Ofereça receptividade ao seu público e construtura a personalidade da empresa na plataforma.

6- Crie materiais adaptados

Crie um roteiro de atendimento para facilitar e dar agilidade no atendimento. Caso seja uma empresa de serviços cabe estruturar os planos, tipos, valores em uma imagem ou ainda em um texto formatado.

Assim, sempre que um cliente precisar de informações mais detalhadas você irá ter um material específico.

7. Responda com rapidez

Uma das vantagens do WhatsApp Business é a agilidade e facilidade da comunicação. Por isso, quando o cliente faz o contato por meio desta plataforma ele espera um retorno rápido. Caso isso não aconteça, provavelmente ele se sentirá frustrado e menos propenso a fechar negócio com você. Afinal, se você abriu esse novo canal de comunicação, é bom estar preparado para atender da melhor maneira possível. O ideal é estabelecer um período de atendimento e definir um colaborador ou equipe para gerenciar a plataforma. Nesse sentido, as mensagens automáticas para responder perguntas mais comuns, para saudações e informações mais gerais sobre a sua empresa podem ajudar muito.

8- Faça Divulgação de ofertas e promoções

A facilidade de divulgação de ofertas e promoções pelo WhatsApp é uma das muitas vantagens de usar da plataforma. O Whatsapp Business é uma ferramenta gratuita, dessa forma, você pode poupar os recursos em marketing para ações maiores e divulgar promoções sempre que precisar para sua base de clientes através do aplicativo. Uma das vantagens é a facilidade de compartilhamento com outros usuários. Mas lembre-se sempre de enviar imagens atrativas e não abusar na quantidade de mensagens.

9- Use grupos e listas de transmissão

Utilize grupos e listas de transmissão para enviar informações aos principais clientes. Vale destacar a importância de confirmar se o contato deseja participar do grupo ou receber informações sobre sua empresa.

Utilizando esse recurso, todos os contatos adicionados irão receber as mensagem separadamente. Nenhum deles terá acesso às informações de outros contatos da lista.

10. Evite spam

Utilizar o WhatsApp Business não te torna imune a bloqueios ou denúncias de spam. A plataforma tem esse monitoramento para evitar mensagens e usuários que não seguem sua política de uso.

Evite bloqueios e procure enviar mensagens quando for necessário e com a permissão do usuário.

Outros recursos: ChatBot no Whatsapp

Além dos recursos disponibilizados dentro do aplicativo Whatsapp Business, existem outros que podem ser implementados. O ChatBot por exemplo, é uma forma de IA (Inteligência Artificial) que automatiza a forma como sua empresa pode atender seus clientes buscando deixar o serviço mais eficiente. Existem diversas vantagens desse mecanismo.

O Chatbot pode ser integrado ao Whatsapp tornando possível configurar e automatizar respostas para um atendimento sem intervenção humana. Além disso, realizar pesquisas de satisfação e feedbacks. É importante ressaltar que essa tecnologia costuma estar em constante aprendizado para melhorar a forma de interação e atingir um atendimento cada vez mais humanizado.

Você já utiliza o WhatsApp Business no seu negócio?

Como foi mostrado, são inúmeras possibilidades de se utilizar o WhatsApp em empresas no atendimento ao cliente. Cada negócio pode adaptar esse uso do aplicativo para sua realidade.

O que acha do Whatsapp Business para o seu negócio? Conte-nos nos comentários suas opiniões e experiências com o aplicativo no ambiente empresarial!

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