CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

SAIBA COMO MELHORAR A QUALIDADE DO ÁUDIO DAS LIGAÇÕES VOIP

Alguns fatores podem prejudicar a qualidade do áudio das ligações VoIP do Call Center. Saiba quais são eles e como melhorar o desempenho da sua operação!

Para garantir um excelente atendimento ao cliente no Call Center é importante apostar cada vez mais em soluções tecnológicas e melhorias. Pensando nisso, um dos pontos de atenção que toda empresa de sucesso deve ter é a qualidade do áudio das ligações.

A qualidade do áudio das ligações VoIP afeta diretamente a experiência do usuário, influenciando sua visão sobre a empresa. É essencial que um Contact Center possa oferecer uma comunicação clara no suporte ao cliente.

Além disso, o descuido do áudio das ligações pode comprometer a operação, prejudicando os indicadores de sucesso do Call Center. Por isso, é importante observar alguns fatores que podem estar influenciando o ruído nas chamadas.

Nesse artigo, vamos pontuar alguns fatores que podem estar prejudicando o áudio das ligações da sua empresa. Acompanhe abaixo.

Como melhorar a Qualidade do áudio das ligações Voip?

A tecnologia VoIP permite aplicações de tempo real, como uma ligação por meio de uma rede IP, podendo ser utilizada a Internet. No entanto, para que a voz seja enviada e recebida pela rede IP com bom desempenho são necessários mecanismos para oferecer Qualidade de Serviço (QoS), a fim de eliminar ou minimizar problemas críticos da rede, e consequentemente da comunicação em VoIP.

Confira abaixo alguns desses mecanismos que contribuem para manter a qualidade do áudio na comunicação VoIP.

Conexão com a Internet

As chamadas Voip são feitas através da internet, portanto o principal ponto de atenção é conexão. Se ela apresentar falhas ou lentidão, consequentemente suas chamadas apresentarão falhas também.

Portanto, a queda na conexão de Internet é um dos principais fatores que prejudica a qualidade das ligações Voip. Dessa forma, é indicado que a empresa tenha acesso a uma conexão de banda larga que atenda ao fluxo de chamadas.

A largura de banda disponível para o tráfego de voz é de extrema importância, como trafegam também dados, informações de tempo real necessitam de prioridade.

Dessa forma, uma boa conexão não deve apresentar lentidão ou quedas de sinal recorrentes. Além disso, deve ter uma latência baixa para que a transmissão de dados seja estável.

Latência

A latência ou atraso fim a fim é um dos problemas críticos de uma comunicação VoIP, que consiste na diferença de tempo para recebimento da voz.

De acordo com a recomendação G.114 da ITU-T, essa diferença não deve ultrapassar 150 milissegundos (ms). Caso ultrapasse essa recomendação, haverá uma sobreposição das falas na chamada e uma perda de sincronização.

Além disso, a ocorrência de eco nas chamadas telefônicas também acontece devido ao atraso fim a fim. Esse tipo de atraso pode decorrer do tempo gasto com o processamento da digitalização e compressão de voz, feito pelo codec implementado.

Codec G729

O Codec de áudio G729 é indicado para empresas que buscam melhorar suas ligações Voip. Sua utilização mantém a qualidade das chamadas mesmo quando há queda da internet ou lentidão.

Além disso, Codec G729 é um padrão da indústria que permite colocar mais ligações em uma largura de faixa limitada para utilizar voz sobre IP, de maneira mais eficiente. Uma ligação comum consome 64Kbps da largura da faixa. O codec G729 reduz a ligação para 8Kbps.

Jitter

Jitter é o termo usado para as variações de tempo da chegada do pacote de voz ao destino, ou seja, a variação do atraso fim a fim.

Numa comunicação telefônica, os fluxos de pacotes de voz devem chegar ao destino numa harmonia constante, e de preferência no mesmo ritmo com que foram gerados pela origem.

Se o jitter for muito grande, mesmo o atraso se mantendo dentro dos limites aceitáveis, a qualidade da comunicação ficará prejudicada. O recomendado é que o jitter não ultrapasse 20 ms.

Esses foram alguns dos fatores que podem atrapalhar áudio das ligações VoIP. Continue lendo e descubra como melhorar ainda mais as operações do seu sistema de call center!

Como melhorar ainda mais o desempenho de um Call Center?

Investir em tecnologia tem sido uma das melhores formas de aumentar o desempenho de operações de Call Center. A Comunix oferece inteligência para Call Center e outros canais otimizando todo o processo de operação e gestão para sua empresa.

Atualmente, somos uma das melhores alternativas tecnológicas para Call Centers, além de oferecer soluções para telefonia corporativa contribuindo para o aumento da eficiência e redução de custos da sua empresa, seja qual for seu segmento.

Veja abaixo algumas das soluções que você pode usar para personalizar seu atendimento e acelerar a transformação digital da sua empresa:

O Mobile

É um meio de contato através de smartphone que reduz os custos de ligações para a central de atendimento, tanto para o cliente final quanto para o Call Center. Instalando o aplicativo, o usuário poderá fazer ligações sem custos com telefonia, utilizando apenas a Internet. Reduz custo para o Call Center e para o usuário final, é muito mais rápido, fácil e acessível.

Comunix Phone

É um telefone virtual com alta qualidade. Sendo um aplicativo multimídia que possibilita efetuar chamadas direto do seu computador, o Comunix Phone transforma o computador em um telefone com capacidade de voz, dados e imagem.

Vídeo chamada

Acessibilidade e comunicação por vídeo em tempo real. A solução de vídeo chamada traz a tona toda alta tecnologia de chamadas por vídeo, onde é possível conversar através da Internet como em uma chamada telefônica, perfeito para Call Centers que auxiliam na comunicação para deficientes auditivos.

Discador Automático

Plataforma de gerenciamento de call center. O Discador automático de chamadas é exatamente o que seu Call Center precisa para aumentar a produtividade das campanhas de chamadas ativas, é um módulo gerador de chamadas ativas, que se encarrega de discar para um número a partir de uma base de dados. Conectado ao DAC (Distribuidor Automático de Chamadas), proporciona agilidade em conseguir ligações efetivas e descartar ligações incompletas, permitindo melhor utilização dos recursos da empresa.

Dúvidas sobre soluções tecnológicas ou como implementar um Call Center Terceirizado? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv2/pagina_2.asp

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados