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QUAIS OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RECRUTAMENTO?

O RH incorporou a Inteligência Artificial nos processos de recrutamentos. O resultado é a otimização do tempo entre outros benefícios.

Inteligência Artificial (AI) aplicada ao recrutamento faz parte de uma categoria de tecnologia de RH que foi desenvolvida para otimizar as demandas, tornando-as mais eficazes.

Além disso garante uma economia de tempo, visto que a seleção de candidatos é uma parte complexa do processo e identificar o candidato ideal dentre um número grande de participantes é um desafio.

Nas atividades mais demoradas como triagem de currículos, os benefícios são o encurtamento do tempo que seria gasto caso fosse realizada manualmente. Quer saber mais sobre as vantagens de utilizar AI no processo de recrutamento? Confira abaixo.

O que é IA para recrutar?

IA para recrutamento é a aplicação de inteligência artificial, o computador realizando a função de recrutamento como forma de solucionar problemas e acelerar o processo. Dessa forma ela otimiza e automatiza parte das demandas e as atividades, especialmente as que exigem grande volume e são repetitivas, permitindo serem realizadas em menos tempo.

Os benefícios do uso da IA para recrutadores

Reduzindo tempo de recrutamento

O volume de recrutamento tende a crescer enquanto as equipes de recrutadores permanecem com o mesmo número de profissionais. Um dos fatores que chama a atenção nesse processo é a possibilidade de diminuir o tempo gasto sem que seja necessário aumentar a equipe.

A triagem de currículos é parte do processo e, quando feita manualmente, pode levar horas para a análise de um candidato e dias para a seleção de todos os contratados.

Além disso, automatizando a triagem de currículos e o agendamento de entrevistas, por exemplo, o recrutador pode dar andamento nas contratações e realizar mais contratações em um dia.

A ideia é que a tecnologia sirva como suporte para a realização das atividades, automatizando parte delas e integrando-se ao processo. Ao acelerar o recrutamento e reduzir o tempo de contratação, as chances de que o melhor talento seja recrutado antes do concorrente aumenta.

Maior qualidade na contratação

À medida que os dados de RH se tornaram mais fáceis de coletar, acessar e analisar ao longo dos anos, a qualidade da contratação se tornou o principal KPI do recrutamento.

A promessa da IA ​​para melhorar a qualidade da contratação está na sua capacidade de usar dados para padronizar a correspondência entre a experiência, o conhecimento e as habilidades dos candidatos e os requisitos do trabalho.

Além disso, a melhoria na contratação torna os funcionários mais felizes e produtivos, com menor probabilidade de rotatividade na empresa.

Os desafios da aplicação da IA no recrutamento

A IA requer muitos dados

Em geral, a IA utiliza muitos dados para simular a inteligência humana. Por exemplo, a IA que usa aprendizado de máquina precisa de muitos dados para aprender a rastrear currículos com a mesma precisão que um recrutador humano. Isso pode significar a avaliação de milhares de currículos para uma função específica.

A IA pode repetir padrões

A IA para recrutar promete reduzir o viés inconsciente ignorando informações como idade, sexo e raça do candidato. No entanto, a IA é treinada para encontrar padrões no comportamento anterior.

Isso significa que qualquer padrão de seleção humana que já possa estar em seu processo de recrutamento pode ser apreendido pela IA.

Novas tecnologias

Os profissionais de RH são frequentemente bombardeados com novas tecnologias para otimizar o recrutamento. Compreensivelmente, os líderes de recrutamento e aquisição de talentos podem ser céticos em relação a qualquer tecnologia que promete facilitar seu trabalho. Eles querem ter certeza de que qualquer software que automatize uma de suas tarefas de trabalho será capaz de fazer o melhor trabalho possível.

Inovações em IA para recrutamento

Software de triagem inteligente

O software de triagem inteligente automatiza a retomada da triagem usando AI (ou seja, aprendizado de máquina) em seu banco de dados de currículo existente.

O software descobre quais candidatos mudaram para se tornarem funcionários bem-sucedidos e mal sucedidos, com base em suas taxas de desempenho, posse e rotatividade.

Especificamente, ele aprende quais são as experiências, habilidades e outras qualidades dos funcionários existentes e aplica esse conhecimento aos novos candidatos, a fim de classificar e listar automaticamente os candidatos mais fortes.

O software também pode enriquecer os currículos dos candidatos, usando fontes de dados públicas sobre seus empregadores anteriores, bem como seus perfis públicos de mídia social.

O software de triagem inteligente que automatiza a retomada da triagem representa uma grande oportunidade para os recrutadores, porque se integra ao seu ATS existente, o que significa que não interrompe seu fluxo de trabalho e requer suporte mínimo de TI.

Chatbots de recrutador

No momento, os chatbots do recrutador estão sendo testados para fornecer interação em tempo real aos candidatos, fazendo perguntas com base nos requisitos do trabalho e fornecendo feedback, atualizações e sugestões da próxima etapa.Os chatbots com IA têm muito potencial para melhorar a experiência do candidato.

Entrevistas digitalizadas

O software de entrevistas on-line está disponível há algum tempo, mas a tecnologia de hoje afirma usar a IA para avaliar as escolhas de palavras, padrões de fala e expressões faciais dos candidatos para avaliar sua adequação ao papel e, possivelmente, até a organização e sua cultura.

AI é o futuro da otimização de processos em todos os setores

Investir em tecnologia tem sido uma das melhores formas de aumentar o desempenho em todos os setores de uma empresa. Além do RH outro setor que está se beneficiando das inovações tecnológicas propostas pela AI é o Call Center.

Dessa forma, o uso da IA ​​em certos sistemas automatizados trouxe uma revolução em termos de redução de custos e melhora a eficiência.

No entanto, ao implementar uma solução com AI na sua empresa é importante pensar em experiência do cliente. Isso exige um estudo do perfil do cliente e a construção de uma persona. A partir disso, serão alinhadas a cultura e os valores que serão estruturados dentro da humanização do sistema.

Pensando nisso, a Comunix oferece inteligência para Call Center e outros canais otimizando todo o processo de operação e gestão para sua empresa.

Atualmente, somos uma das melhores alternativas tecnológicas para Call Centers, além de oferecer soluções para telefonia corporativa contribuindo para o aumento da eficiência e redução de custos da sua empresa, seja qual for seu segmento.

A Comunix tem uma história de sucesso otimizando o processo de comunicação das empresas. Os serviços prestados foram pensados para melhor atender as necessidades do mercado. Conheça um pouco mais das soluções que oferecemos!

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