CNB 03 Lote 05/06 Cobertura Brasília – DF.

O BRASIL É O PAÍS QUE MAIS RECEBE LIGAÇÕES DE TELEMARKETING E GOLPES

No último ano, houve um aumento de 300% das chamadas “spam” no mundo todo. O Brasil está no topo do ranking dos países que mais recebem chamadas indesejadas e golpes.

O Brasil foi o país que mais recebeu ligações indesejadas, em 2018, de acordo com um levantamento feito pela Truecaller, empresa especializada em identificação e bloqueio de chamadas. Segundo o relatório, no período de eleições houve um aumento significativo nas reclamações dos usuários de chamadas indesejadas.

Segundo o relatório, o telemarketing foi o serviço que mais incomodou, seguido pelas operadoras telefônica, oferecendo geralmente planos de dados gratuitos ou ligações ilimitadas aos usuários.

Com uma média de 37 ligações de “spam” por mês por usuário, o país ultrapassou a Índia. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o artigo.

Aumento no mundo todo de ligações indesejadas

Entre janeiro e outubro do último ano, a base de usuários da Truecaller recebeu 17.7 bilhões de chamadas indesejadas, resultando em um aumento de 300% no mundo todo. Vale ressaltar que a empresa considera apenas sua própria base de usuários cadastrados.

Além do Brasil, muitos países registraram um aumento geral bastante alto em relação a 2017, como México e Costa Rica. Entre os dez primeiros, os Estados Unidos foram o único país que registrou queda, indo da 2ª para a 8ª posição e tendo os serviços de seguro e cobrança como os maiores perturbadores.

Confira abaixo a tabela com os dez países mais afetados por chamadas indesejadas.

País 2017 2018

Brasil 20.7% 37.5%

Índia 22.6% 22.3%

Chile 17.4% 21.9%

África do Sul 15% 21%

México 12.2% 20.9%

Peru 12.2% 19.8%

Costa Rica 4.3% 18.5%

Estados Unidos 20.7% 16.9%

Grécia 8.5% 13.1%

Espanha 6.2% 12.5%

“Ligações Spam” em outros países

Em volume, a Índia recebeu o maior número de chamadas de spam no mundo, no entanto, a média de ligações recebidas por usuário caiu 1,5% em relação a 2017. Ao analisar a divisão por categorias no país, houve um aumento substancial de chamadas provenientes de operadoras e provedoras de serviços de telecomunicação. Além disso, as ligações fraudulentas mais do que duplicaram em relação ao ano passado, passando de 3% para 7%.

No Chile, terceiro colocado no ranking, as operadoras (29%) são as maiores perturbadoras, seguidas por chamadas de cobrança de dívidas (25%) e serviços financeiros (23%).

A pesquisa constatou que os Estados Unidos passaram da segunda posição como país mais afetado pelas chamadas de spam para o oitavo lugar – comparado com 2017.

Apesar da diminuição das chamadas de spam, o EUA ainda é fortemente afetado por golpes de telefone – 1 em cada 10 adultos americanos (10%) perdeu dinheiro com um esquema de telefone nos últimos 12 meses.

Com uma perda média de US $ 357 por vítima, estima-se que o resultado dessas fraudes tenha custado a 24,9 milhões de americanos aproximadamente US $ 8,9 bilhões em perdas totais.

Também houve um grande aumento de chamadas de spam nos mercados europeus como Espanha (100%), Grécia (54,1%) e Itália (22,7%.) No entanto, a Turquia tem visto uma diminuição de chamadas de spam (18%).

No que diz respeito aos países africanos, em 2017, Quênia, Marrocos, Egito e Nigéria figuraram na lista dos 20 principais países com mais spam. Em 2018, a África do Sul foi o único a aparecer no ranking.

Ao analisar os dados dos maiores mercados, é possível notar categorias comuns que unem as chamadas de spam. As operadoras em todo o mundo são as maiores perturbadoras. Em seguida aparecem as chamadas de telemarketing de serviços financeiros, cobradores de dívidas e assuntos relacionados a seguros.

Aumento de ligações fraudulentas

O dado que mais chama a atenção é o aumento de ligações fraudulentas, que saltaram de 1% em 2017 para 20% em 2018. Segundo a Truecaller, esse tipo de ligação abrange golpistas que entram em contato com o usuário cobrando por serviços ilegítimos.

Uma fraude muito aplicada é o “one ring scam” (“golpe do toque único”, em tradução livre), em que um número desconhecido (geralmente internacional) realiza uma única chamada, que resulta em uma ligação perdida. Estimulado a retornar a ligação, o usuário recebe posteriormente uma alta taxa pela chamada a longa distância.

Em quarto lugar no cenário brasileiro estão as “chamadas incômodas”, que são mais genéricas e também representam uma perturbação para o usuário. Nesta categoria estão os trotes, ligações de assédio e golpes de falso sequestro.

Outro grande problema de chamadas de spam que o Brasil está enfrentando são chamadas incômodas (10%). Esses são tipos mais gerais de chamadas indesejadas e não solicitadas que são uma perturbação para os usuários ou, no mínimo, são chamadas de trotes e pior, assédio e falsas chamadas de sequestro.

Ranking dos “Perturbadores”

No site do Procon-SP há um ranking dos “perturbadores”. Nele constam as empresas que são denunciadas pelos consumidores por desrespeitarem o cadastro. Ao final do processo elas podem ser multadas.

Nos últimos dez anos, foram instauradas pela fiscalização do Procon-SP, 852 averiguações de bloqueio de telemarketing e aplicadas 346 multas, que somam cerca de R$ 250 milhões.

Em 2018, o Procon-SP multou em mais de 80 milhões 20 empresas que incomodaram o consumidor que já tinha feito o registro para não receber chamadas de telemarketing. Este ano, até abril, o total de multas foi de R$ 12.869.863,42.

A quantidade de números de telefone como de reclamações vêm aumentando ano a ano. Somente no começo desse ano já foram 1.424 reclamações. Um aumento expressivo de 25,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, o aumento foi de 35% nos primeiros quatro meses em comparação ao ano anterior.

Comunix

A Comunix oferece inteligência para Call Center e outros canais otimizando todo o processo de comunicação dentro da empresa. Faça como as empresas que são referência no atendimento ao cliente no Brasil: invista em tecnologia e inovação no seu call center.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog que toda semana postamos artigos sobre call centers, tecnologia, transformação digital e muito mais.

CONSUMIDOR PODE BLOQUEAR LIGAÇÕES DE TELEMARKETING EM LISTA

Fonte: https://exame.abril.com.br/tecnologia/brasil-foi-o-pais-que-mais-recebeu-ligacoes-de-telemarketing-e-golpes/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados