Mudanças necessárias nos locais destinados às centrais de atendimentos para reduzir as chances de propagação do novo coronavírus.

Um tema bastante recorrente nas últimas semanas é sobre como as empresas podem se mobilizar para proporcionar segurança aos seus colaboradores diante da propagação do novo coronavírus.

Muitos estados do Brasil estão tomando suas próprias medidas, em alguns apenas serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina estão em funcionamento.

Em outros estados empresas de vários setores continuam funcionando e as centrais de atendimento foram consideradas serviços essenciais.

Seja qual for o seu caso, seja agora ou nos próximos meses quando essa pandemia estiver sob controle, várias medidas de segurança serão necessárias para diminuir as chances de propagação do vírus.

A sua central de atendimento precisa estar preparada para isso desde agora.

Foi por isso que a Comunix preparou esse conteúdo para orientar corretamente sua central de atendimento sobre os medidas que devem ser tomadas no seu Call Center.

1) Intensificação da higienização dos ambientes comuns e postos de trabalho individuais.

Como nós já abordamos em outro artigo aqui no blog, é importante intensificar a higienização dentro da sua empresa, principalmente nos locais onde seus colaboradores ficam.

Isso pode ser feito em parte pelos seus próprios colaboradores, ou dependendo do seu porte e verba disponível, você pode contratar empresas especializadas nesse tipo de limpeza para reforçar a segurança das suas medidas.

Ações que você deve passar para seus colaboradores:

  • Antes de iniciar seus turnos, eles devem utilizar algum produto indicado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e disponibilizado pela empresa para desinfetar sua mesa, teclado, mouse de computador, telefone comercial e quaisquer outros objetos ou superfícies em que eles ou seus colegas de trabalho toquem muito.

  • Todos deverão se preparar para fazer muitas viagens até a pia mais próxima. Deverão lavar as mãos depois de comer, tocar nas maçanetas das portas ou assoar o nariz, entre muitas outras ações.

  • Oriente seus agentes para usar álcool em gel quando o sabão não estiver disponível.

  • Todos devem evitar os apertos de mãos.O novo coronavírus é transmitido principalmente entre as pessoas, portanto evitar o contato físico desnecessário é essencial.

  • É importante que todos façam a higienização de seus computadores e também de aparelho celular que estejam utilizando. Apenas evitando colocar água em qualquer uma das entradas. Esfregar ajuda bastante.

2) Fornecimento de kit individual de higienização.

Se você quer que seus trabalhadores se sintam seguros ao realizar suas atividades, será necessário disponibilizar kit individual de higienização e também de proteção individual.

Deverão ser fornecidos produtos de limpeza, conforme recomendamos no tópicos 1, assim como máscaras, luvas e álcool gel.

3) Uso de home office nas atividades possíveis do ponto de vista técnico.

Se você tem um grande número de pessoas em sua central de atendimento, você vai precisar analisar quais atividades poderão ser realizadas remotamente, para que assim você diminua a quantidade de pessoas trabalhando no mesmo local.

Isso é importante para reduzir aglomerações e contatos entre possíveis contaminados que não apresentam sintomas.

O trabalho remoto já é uma realidade em vários países, até mesmo aqui no Brasil. As pesquisas indicam resultados muitas vezes até melhores do que aqueles vistos em empresas de regime presencial.

O trabalho em regime home office possibilita:

  • Redução das preocupações da equipe;
  • Maior efetividade no trabalho diário;
  • Garantia da integridade dos arquivos;
  • Menor quantidade de erros devido à falta de atualizações dos documentos;
  • Maior integração da equipe;
  • Aumento da produtividade e motivação;
  • Melhores métricas de suporte;
  • E redução da disseminação do novo coronavírus.

4) Realização de trabalho remoto ou férias pelos trabalhadores com sessenta anos ou mais, com doenças cardíacas, diabete ou outras doenças graves.

É importante também que sua empresa adiante as férias ou estabeleça trabalho remoto para colaboradores que estejam no grupo de risco do novo coronavírus.

Que são aqueles:

  • Idosos;
  • Diabéticos;
  • Hipertensos;
  • Quem tem insuficiência renal crônica;
  • Quem tem doença respiratória crônica;
  • Quem tem doença cardiovascular.

5) Alterações estruturais na organização física e disposição dos colaboradores em seus pontos de atendimentos.

Se você está tomando todas as medidas de segurança, provavelmente já deve ter conseguido reduzir o número de pessoas trabalhando no mesmo local.

Com isso, para potencializar as ações de segurança, você vai precisar reorganizar o espaço físico em que os seus operadores trabalham.

Buscando aumentar os espaços entre cada ponto de atendimento, com no mínimo 1,5m de distância de um ponto e outro.

A mesma recomendação vale para outros setores em que exista aglomeração de pessoas. Seguindo a mesma lógica de aumentar os espaços do ponto de trabalho de cada profissional

6) Monitoramento constante dos profissionais, entre outras medidas, além das já recomendadas pelas autoridades públicas.

Por último, é imprescindível monitorar seus colaboradores, estar sempre atento para aqueles que apresentarem sintomas da doença.

Quando isso acontecer, eles devem ser afastados sem necessidade de atestado médico.

Conclusão.

Todas as medidas que apresentamos foram recomendadas em conformidade com determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério de Saúde e secretarias de Saúde estaduais e municipais.

Diante das intensas mudanças e novas medidas que estão sendo tomadas, é importante que você esteja sempre acompanhando e seguindo as recomendações específicas de cada estado e dos principais órgãos de saúde pública.

Esperamos que com as dicas que passamos aqui você possa redobrar mais ainda sua atenção para garantir a segurança dos seus colaboradores e de forma geral contribui para a diminuição da disseminação da doença.

Neste momento, saiba que a Comunix se coloca à disposição por meio de nossas redes sociais e do nosso blog para tirar eventuais dúvidas.

E se você quer saber mais sobre esse tema, deixe seu comentário abaixo.

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