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Conheça o Whatsapp Business, seus recursos e mais 7 dicas para otimizar seu negócio

Empresas e clientes nunca estiveram tão próximas quanto hoje. Um fato construído pelo crescimento de Redes Sociais que hoje também são plataforma para negócios, como o Whatsapp Business.

O cliente de hoje preza por uma relação mais próximo com as marcas que consomem, e para que isso aconteça, essa marca tem que estar presente onde ele está.

É aqui que entra a importância das Redes Sociais para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Isso porque é por elas que diversos negócios estão conseguindo se aproximar mais de seus clientes e, como consequência, estão otimizando seus resultados de venda.

E se Facebook e INstargam já aparentam estar estabelecidas como uma ferramenta de negócios de sucesso, agora é a vez do Whatsapp.

E com certeza estar dentro dessa maré de crescimento empresarial de um dos aplicativas mais usados no mundo, é mais do que vantajoso para qualquer negócio.

Por isso, a seguir vamos falar o que é o Whatsapp Business, seus recursos e ainda 7 dicas de como usá-lo para otimizar resultados.

Continue com a gente.

O que é o Whatsapp Business?

O Whatsapp Business é uma versão comercial do aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, segundo recente pesquisa da ESPM.

Voltado para pequenas empresas que querem estreitar relação com o seu público, essa versão oferece recursos inéditos como respostas rápidas, etiquetas e um perfil completo de informações da empresa.

Através dele, é possível oferecer um suporte personalizado e ainda automatizar o envio de mensagens.

Mas para falar mais sobre funcionalidades, listamos abaixa os principais recursos que o Whatsapp oferece para o seu negócio.

Confira.

Principais recursos do Whatsapp Business

Já pensou poder se comunicar com sua base de clientes de uma forma mais impessoal e próxima, contando ainda com recursos voltados para o seu comércio?

Pois então acompanhe a seguir as principais funcionalidades que o Whatsapp BUsiness oferece para o seu negócio.

Catálogo de Produtos

Com o Whatsapp Business, você pode criar o seu catálogo de produtos e serviços dentro do seu perfil.

Você pode cadastrar seus itens de forma bem organizada, adicionando fotos, preços, descrição e até link para cada item.

Além de tudo isso, você ainda pode os detalhes dos produtos para seus clientes, para facilitar ainda mais a decisão de compra.

Localização de negócio

É possível também informar a localização do seu negócio, através de um ícone no mapa que ao clique, direciona o cliente a navegação via GPS.

Agilizando assim, a vida do cliente e aumentando a credibilidade e profissionalismo do seu negócio.

Ferramentas de mensagem

Como você já deve saber, a comunicação entre empresa e cliente geralmente é guiada através de um script (resumo), para agilizar os atendimentos.

E com o Whatsapp Business, você conta com essa ferramenta já embutida no aplicativo. O que permite que você crie:

  • Mensagem de saudação
  • Mensagem de ausência
  • Respostas rápidas

Estatísticas

Sim, o Whatsapp Business ainda oferece as métricas do seu atendimento pela plataforma.

Apesar de simples, as estatísticas do aplicativo te ajudam a tirar as conclusões necessárias sobre suas estratégias de mensagens, com dados como:

  • Mensagens enviadas
  • Mensagens entregues
  • Mensagens lidas
  • Mensagens recebidas

Etiquetas

Ótimas para melhorar a organização das suas conversas, as Etiquetas é mais um recurso do Whatsapp Business

Você pode classificar conversas e marcar mensagens para entrá-las com mais facilidade depois. 

Link Curto

Esse recurso é ideal para atrair seguidores de outras Redes Sociais, como Facebook e Instagram, para o Whatsapp da sua empresa.

Através dele, as pessoas são direcionadas para a tela de conversa do Whatsapp sem  a necessidade de adicionar seu número de telefone aos contatos.

Além disso, ao trazer essas pessoas para o Whatsapp do seu negócio, você criar um relacionamento mais próximo e então aumentar suas vendas.

Como usar o Whatsapp Business para otimizar os resultados do seu negócio

Agora que você conhece os recursos que o Whatsapp Business oferece para o seu negócio, vamos ver como você pode usá-los para otimizar os resultados da sua empresa.

1 – Crie um catálogo

Criar um catálogo vai facilitar muito a vida dos seis clientes, pois eles vão ter acesso ao que precisam para agilizar sua decisão de compra.

Você ainda pode aproveitar essas informações para compartilhar em outras ocasiões, como quando o cliente pergunta sobre detalhes do produto.

2 – Responda rápido

É fundamental se organizar bem durante o horário comercial para oferecer agilidade nas respostas via whatsapp.

Lembre-se que é exatamente isso que os seus cliente esperam quando entram em contato com a sua empresa via Whatsapp.

3 – Divulgue horários de atendimento

Uma informação muito útil para o cliente é saber quando o seu negócio está aberto, o que evita a frustração de se dirigir ao local e não conseguir atendimento.

O mesmo vale para os horários do delivery.

Além disso, quando estiver fora do horário de funcionamento, você pode aproveitar o recurso de respostas automatizadas para mandar a sua resposta de ausência.

Assim, o cliente sabe que sua mensagem foi recebida corretamente, e que também será respondida na primeira oportunidade.

4 – Utilize listas de transmissão

A lista de transmissão é ideal para quando você precisa enviar uma mesma mensagem para vários usuários.

 Através dela, você pode criar a sua lista, selecionando os contatos que desejar e pronto.

Uma solução essencial para divulgar a chegada de um novo produto ou uma promoção.

Além disso, ao usar a lista, as resposta de cada usuário chegam a você como conversa individual.

5 – Ofereça conteúdo relevante

Você pode enviar propaganda via Whatsapp, mas é preciso ser cirúrgico.

Isso porque o cliente já sofre com muitas abordagens de propagandas em outras redes sociais, mas não no Whatsapp.

O que quer dizer que se você bancar o vendedor convencional, tem muitas poucas chances de sucesso.

Uma boa estratégia de conteúdo de vendas via whatsapp pode ser o envio de dicas relacionadas aos seus produtos e serviços.

Essa mensagem, por texto ou vídeo, pode ser de grande valor para o usuário, o que pode fazer com que ele se sinta mais incentivado a comprar depois. 

6 – Prefira uma linguagem mais informal

Como um aplicativo de mensagens instantâneas, o Whatsapp é mais utilizado para conversas com amigos e família.

Por esse motivo, é importante usar uma linguagem mais descontraída na hora de abordar seus clientes.

Uma estratégia que pode ajudar a humanizar ainda mais a comunicação do seu negócio.

7 – Aproveite bem o recurso Stories

Os stories que são tão utilizados no Instagram e no Facebook, tambem é um bom recurso para o Whatsapp.

Lá, você pode postar fotos e vídeos que despertem a atenção da sua rede, gerando interações importantes.

Vantagens do Whatsapp Business

Com os recursos que o Whatsapp Business oferece, você pode atender as demandas de um cliente que está cada vez mais exigente por atenção e conteúdo.

Etiquetas, ferramentas de mensagens, estatísticas e um perfil com informações completas são recursos essenciais para agilizar a sua interação com a base de clientes.

Entretanto, quando de se trata de grandes empresas, o Whatsapp Business já não pode ser a melhor solução.

Isso porque, apesar dos recursos, seu modo de operação é limitado para um operador por conta apenas. 

Para ter mais operadores, seria necessário a criação de mais números para uma mesma empresa.

Mas antes que você pense duas vezes, aqui está uma maneira de solucionar essas limitações e aplicar o Whatsapp Business na comunicação da sua empresa.

Conheça o Whatsapp Business API

O Whatsapp Business API foi desenvolvido exatamente para escalar o atendimento através do canal Whatsapp.

Ou seja, com ele é possível integrar o aplicativo à plataformas de atendimento digital, o que permite que uma empresa utilize vários atendentes simultâneos em um só número.

Com o Whatsapp Business API, você pode integrar ainda o aplicativo a Chatbots – ferramenta ideal para diminuir filas de espera, descongestionar o atendimento e melhorar a captura de leads.

Você pode saber mais sobre essa solução em nosso artigo sobre Como o Whatsapp Business API pode otimizar seus resultados.

Conclusão

Como podemos ver, o Whatsapp Business é uma ferramenta poderosa para se construir um relacionamento mais próximo e “moderno” com os seus clientes.

Possui recursos que facilitam sua gestão e operação e, com sua nova versão em API, é capaz também de atender a grandes empresas e projetos de comunicação.

Por isso, se você quiser saber mais sobre essa solução, basta visitar o site Comunix e falar com um de nossos consultores.

Lá, você também encontra diversas outras soluções tecnológicas para otimizar a sua Central de Chamadas.

Além disso, para acompanha conteúdos diários sobre o mercado de comunicação, basta seguir as nossas Redes Sociais.

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