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COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERNA DA EMPRESA?

A comunicação interna funciona como um marketing para os colaboradores da empresa. Sendo importante para fortalecer a cultura empresarial além de outros benefícios. Confira abaixo.

A preocupação genuína com os colaboradores é o primeiro passo para melhorar a comunicação interna de sua empresa. Afinal, a falha na comunicação pode representar diversos problemas para uma organização. Confira abaixo mais sobre comunicação interna.

Afinal, o que é Comunicação Interna?

A comunicação interna é uma característica empresarial que foca no relacionamento e ações com os colaboradores. Isso inclui toda a troca de informações que dizem respeito ao trabalho desenvolvido no ambiente de uma empresa.

Uma boa comunicação interna é fundamental para garantir uma troca eficiente feita entre gestores e colaboradores de uma empresa.

Existem várias formas de trabalhar a Comunicação Interna e uma delas é a propagação de valores, missões, visões.

O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização. Dessa maneira, são estabelecidas e estimuladas condutas, ou seja, a cultura empresarial.

Confira abaixo quais são as consequências de uma boa comunicação interna:

Menos rotatividade

Um dos resultados de uma boa comunicação interna é a redução da rotatividade na equipe. Quando todos os colaboradores estão mais alinhados em relação aos próprios objetivos, não há tanta necessidade de substituir profissionais, seja por problemas de desempenho, seja por saída voluntária. No longo prazo, nutrir uma equipe experiente é sempre a melhor escolha para a empresa.

Aumento da Produtividade

Garantir a troca de informações entre os diferentes setores também tem resultado direto no desempenho individual e coletivo das equipes.

Quando existe um bom alinhamento da comunicação interna a tendência é que os colaboradores se tornem autogerenciáveis. Dessa forma, também podem tomar sozinhos decisões para alcançar melhores resultados.

Como melhorar a comunicação interna da empresa?

Agora que definimos o que é de fato comunicação interna vamos pontuar quais são as formas de melhorá-la. Confira abaixo.

Entenda qual é a Cultura da Empresa

Faça uma análise da maneira como as coisas são feitas em sua organização. Você não será capaz de montar uma estratégia eficaz se não entender as crenças, valores e comportamentos compartilhados da equipe.

Se você estiver se sentindo paralisado, observe a visão e os valores de uma empresa, porque a maneira como uma empresa se define é o melhor lugar para começar sua tarefa de definir a cultura corporativa.

Isso é importante porque influenciará os canais de comunicação que você usa. Nas empresas com uma grande rede informal se não houver uma cultura forte baseada na estrutura e funções, uma discussão frente a frente com os colaboradores pode ser mais apropriada.

Elimine os ruídos na comunicação interna

Um dos principais fatores de atrasos no cumprimento de tarefas e perda de produtividade dentro das companhias são os ruídos e conversas informais. Por isso é fundamental criar mecanismos para garantir que as informações cheguem certas aos colaboradores.

Nesse sentido, é importante lembrar que comunicar não é apenas informar. É preciso dar abertura para que os colaboradores tirem dúvidas, façam questionamentos ou mesmo sugestões.

Quando o gestor notar que houve algum tipo de ruído e que informações imprecisas estão começando a circular, imediatamente deve reunir os colaboradores para resolver mal-entendidos e criar um bom clima organizacional.

Conheça bem seus colaboradores

Os colaboradores têm uma visão que seus líderes são inacessíveis. Dessa forma, deixam de se aproximar deles para trocar ideias sobre estratégias para o negócio ou mesmo apenas para criar uma convivência amigável.

Dar abertura a eles e mostrar que todos devem trabalhar em conjunto para alavancar resultados é essencial. Uma boa estratégia para promover a aproximação de todos os funcionários por parte dos líderes, é promover reuniões mais informais (por serem uma boa forma de conhecer mais de perto os funcionários) e aproveitar momentos de pausas ou mesmo circular mais pela companhia.

Uma boa comunicação interna exige que todos da instituição se conheçam bem, estejam à vontade uns com os outros e tenham plena ciência de seu papel e obrigações dentro da organização.

O líder deve explicar com clareza como cada colaborador deve agir em relação aos valores de responsabilidade social do negócio.

Estimule o cumprimento de metas e objetivos

Pensar nos colaboradores é de suma importância para quem quer aprimorar suas estratégias de comunicação interna, já que só assim eles vão “vestir a camisa” do negócio e darão o seu melhor para entregar resultados.

Uma boa maneira de estimular o cumprimento de metas e objetivos é estabelecer um sistema de premiações, bônus ou mesmo comissões para quem aumentar seu rendimento.

Além de fortalecer a comunicação entre os colaboradores, sua valorização também é capaz de melhorar sua performance e, por conseguinte, trazer melhores resultados para o negócio como um todo.

Gostou do artigo? Confira abaixo como melhorar os resultados e a comunicação interna e externa da sua empresa investindo em tecnologia.

Invista em tecnologia

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Atualmente, é uma das melhores alternativas tecnológicas para Call Centers, além de oferecer soluções para telefonia corporativa contribuindo para o aumento da eficiência e redução de custos da sua empresa, seja qual for seu segmento.

Veja abaixo algumas das soluções que você pode usar para personalizar seu atendimento e acelerar a transformação digital da sua empresa:

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