A retenção e fidelização de clientes é fundamental para o sucesso da sua empresa e é algo em que você deve se concentrar imediatamente.

A fidelização do cliente é fundamental para todas as empresas, não importa seu tamanho. Clientes fiéis não vão apenas comprar os produtos ou serviços, e sim se tornar propagadores, indicando e reforçando sua marca.

Segundo uma pesquisa da Gartner Group, empresa global de consultoria e pesquisa, 80% da receita futura da sua empresa virá de apenas 20% dos seus clientes existentes.

Além disso, o custo de aquisição de um cliente é muito caro para uma marca. De acordo com Philip Kotler, mundialmente conhecido como o “Pai do Marketing”, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.

Por esse e outros motivos separamos maneiras de como fidelizar clientes para você implementar ainda esse ano. Confira abaixo.

1. Incentive novos negócios repetidos com programas de recompensa

O mercado é dinâmico, por isso você precisa continuar dando aos clientes um motivo para voltar. Ter um programa de fidelidade é uma maneira concreta de incentivar os clientes a continuarem patrocinando sua marca. Isso dará uma sensação de exclusividade e toque personalizado ao atendimento.

A chave para um programa de fidelidade eficaz é fazer com que seus clientes se sintam super especiais quando compram de você. Sejam cupons de aniversário, promoções exclusivas ou aulas gratuitas, concentre-se em permitir que seus clientes sintam que ganharam algo verdadeiramente único com sua marca.

2. Incentive os clientes fiéis a indicar sua marca com programas de referência

Programas de fidelidade e referência são semelhantes, mas servem a diferentes funções. Os programas de fidelidade incentivam os clientes a comprarem de você repetidamente, enquanto os programas de referência incentivam os clientes a indicarem sua marca para amigos.

Os consumidores que amam uma marca, naturalmente compartilham com seus amigos através do boca a boca. O programa de indicação reforça esse comportamento com incentivos tanto para o cliente quanto para o amigo indicado.

Uma dica é recompensar seus clientes após cinco indicações de amigos. Essa recompensa pode vir em dinheiro ou descontos, por exemplo. Escolha a mecânica que melhor funcionar para a empresa.

3. Encontre maneiras de se comunicar com seus clientes

A comunicação frequente com seus clientes mantém ele pensando na sua empresa constantemente. Além disso, reforça o relacionamento garantindo que vocês fechem negócios mais vezes.

Para isso alimente constantemente o CRM ou banco de dados, com informações de contato, com endereços de e-mail, endereços para correspondência ou números de telefone. Em seguida, você pode enviar lembretes amigáveis, parabéns ou uma newsletter mensal.

4. Ofereça vantagens exclusivas para seus clientes mais fiéis

Uma das maneiras de incentivar a fidelização do cliente é dar vantagens extras aos seus clientes mais confiáveis. Vantagens exclusivas para adquirir um novo serviço ou produto, podem criar um laço mais duradouro entre você e o cliente.

Ao estabelecer um sistema de recompensa para os mais fiéis, você não apenas os incentiva a permanecer por perto, mas também incentiva outros clientes a se esforçarem para alcançar esse status.

5. Fornecer excelente atendimento ao cliente

Os clientes lembram quando são bem tratados e lembram quando são mal tratados. Em ambos os casos, eles costumam contar aos amigos e à família, e isso pode significar mais negócios para você ou oportunidades perdidas. Dessa forma, lembre-se de fornecer sempre um excelente atendimento ao cliente.

Para conhecer as empresas brasileiras referência em atendimento ao cliente:

3 EMPRESAS QUE SÃO REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO BRASIL

6. Solicite feedback do cliente

Antes de tentar reter seus clientes, você precisa entender o motivo pelo qual eles estão saindo. E é importante também ter a resposta de outra pergunta: por que seus clientes continuam com você?

É normal nos negócios que os clientes entrem e saiam. No entanto, o papel do gestor é minimizar a taxa rejeição o máximo possível.

Solicite em todas as oportunidades o preenchimento de pesquisas de satisfação.

7. Dê aos clientes um motivo para serem leais

Um dos melhores exemplos de marca que alcançou o sucesso e garantiu muitos fãs e defensores é a Apple. Os clientes fazem todo o possível para provar o quanto amam a empresa, com adesivos para carros, tatuagens e argumentos veementes em favor de todos os produtos.

Os neurocientistas examinaram o cérebro dos fãs da Apple e descobriram que a mesma parte do cérebro que acende quando as pessoas religiosas pensam em sua divindade é ativada quando esses clientes pensam em seus produtos amados.

Isso mostra que, se você oferecer um serviço ou produto que seus clientes consideram valioso, dificilmente eles vão trocar sua marca por outra concorrente.

8. Invista em Tecnologia e Canais de Relacionamento

Encontre novas tecnologias e parceiros para ajudar a implementar novos canais de relacionamento. Empresas que investem em um atendimento e relacionamento aliados à tecnologia estarão sempre um passo à frente no mercado.

A Comunix oferece inteligência para Call Center e outros canais otimizando todo o processo de operação e gestão para sua empresa. Hoje é uma das melhores alternativas tecnológicas para Call Centers, além de oferecer soluções para telefonia corporativa contribuindo para o aumento da eficiência e redução de custos da sua empresa, seja qual for seu segmento.

Veja abaixo algumas das soluções que você pode usar para personalizar seu atendimento e acelerar a transformação digital da sua empresa:

Mobile

É um meio de contato através de smartphone que reduz os custos de ligações para a central de atendimento, tanto para o cliente final quanto para o Call Center. Instalando o aplicativo, o usuário poderá fazer ligações sem custos com telefonia, utilizando apenas a Internet. Reduz custo para o Call Center e para o usuário final, é muito mais rápido, fácil e acessível.

Comunix Phone

É um telefone virtual com alta qualidade. Sendo um aplicativo multimídia que possibilita efetuar chamadas direto do seu computador, o Comunix Phone transforma o computador em um telefone com capacidade de voz, dados e imagem.

Vídeo chamada

Acessibilidade e comunicação por vídeo em tempo real. A solução de vídeo chamada traz a tona toda alta tecnologia de chamadas por vídeo, onde é possível conversar através da internet como em uma chamada telefônica, perfeito para Call Centers que auxiliam na comunicação para deficientes auditivos.

Essas dicas ajudarão você a criar clientes fiéis que terão prazer em frequentar seus negócios por muitos anos.

Como sua empresa tem trabalhado para fidelizar clientes? Conte-nos nos comentários abaixo!

COMO RECUPERAR CLIENTES PERDIDOS?

  • fidelização de clientes
  • Contact Center
  • sucesso do cliente
  Compartilhar no facebook | 0

Mais populares

X Fechar
Agradecemos seu contato!
Um consultor entrará em contato atravéz do email cadastrado! :)
Oops! tivemos algum problema para cadatrar seus dados, envie um email
para contato@comunix.net.br e receba mais informações. Obrigado!

aTENDEMOS CALL CENTERS DE PEQUENO A GRANDE PORTE

Centrais de atendimento de alto desempenho

Cadastre-se e receba o contato do nosso consultor. Analisaremos as necessidades do seu call center / empresa.